10 siglas do mundo dos investimentos que você precisa conhecer

Está cansado de ver o noticiário de economia e não entender nada? Parece que estão falando grego com você? Saiba que conhecer as siglas mais faladas no mundo dos investimentos já é meio caminho andado não apenas para entender as notícias de economia, mas também para fazer boas escolhas na hora de investir e conseguir acompanhar direitinho seus rendimentos.

Seja você um investidor iniciante ou um pouco mais experiente, é normal não conhecer todas as siglas usadas para falar de investimentos. Mas buscar aprender mais a cada dia é fundamental para qualquer investidor que deseja compor uma carteira bem-sucedida.

As 10 siglas mais faladas no mundo dos investimentos

Neste texto, nós vamos te ajudar com isso. Separamos 10 siglas que estão entre as que mais ouvimos e lemos por aí e apresentamos seus significados. Sabe quando aquele especialista começa a falar no Jornal Nacional e você não entende nada? Ou quando você abre o app do seu banco e fica perdidinho com alguns termos?

A confusão acaba agora! Leia o texto até o final ou procure pelas siglas que você tem dúvida. Vale até mesmo salvar este texto nos favoritos, viu? Aí, sempre que você tiver alguma dúvida, é só voltar aqui e ler.

O que significa RF?

RF significa Renda Fixa. Renda Fixa é uma categoria de investimento em que você sabe como a rentabilidade vai performar, ou seja, sabe quanto o seu dinheiro vai render no momento em que você faz a compra do seu título de renda fixa. Investimentos em Renda Fixa, geralmente, são menos expostos a riscos do que aqueles feitos em Renda Variável.

Isso significa que a Renda Fixa pode ser uma boa ideia para o investidor iniciante ou conservador, que preza por segurança acima de tudo. Mas até mesmo os investidores mais experientes ou arrojados devem balancear sua carteira de investimentos e apostar em RF.

CDB, CRI, CRA, LCI, LCA e Tesouro Selic são alguns exemplos de ativos que estão dentro da categoria Renda Fixa. Aprenda mais sobre Renda Fixa aqui.

O que significa RV?

RV significa Renda Variável. Ao contrário da Renda Fixa, a Renda Variável é uma categoria de investimento em que você NÃO sabe como a rentabilidade vai performar. Por mais que um investidor pesquise muito, é impossível prever exatamente quanto uma aplicação de renda variável vai render.

Ela tem riscos mais altos, mas em compensação pode te dar maiores retornos. Por isso mesmo, acompanhar investimentos em RV exigirá de você mais tempo e atenção. Um exemplo muito conhecido de RV são as ações. Veja mais sobre Renda Variável aqui.

Ah, e RV também significa Real Valor, é claro! 😉

O que significa SELIC?

SELIC significa Sistema Especial de Liquidação de Custódia. A SELIC é a taxa básica de juros da economia brasileira e é a principal forma de o Banco Central (BC) controlar a inflação. Outra coisa importante de saber da SELIC é que ela determina como ficarão as taxas de empréstimo, seja você o tomador do empréstimo ou quem está emprestando o dinheiro.

Ela influencia todas as taxas de juros do país, por isso, é conhecida como “taxa mãe” da economia. Quando a taxa SELIC está alta, é um péssimo momento para pedir um empréstimo ou se endividar com o cartão de crédito, mas é um ótimo momento para investir em RF (que você já sabe o que é).

Se por acaso o seu investimento estiver rendendo menos que a SELIC, aconselho que você reveja a sua estratégia, pois existem ativos que pagam o valor da SELIC com baixo risco. Entenda melhor a SELIC aqui.

O que significa CDI?

CDI significa Certificado de Depósito Interbancário. É um título de dívida emitido por um banco, que empresta dinheiro a outro. Segundo determinação do Banco Central, no final do dia, caso um banco tenha saldo negativo, ele precisa cobrir esse déficit. E como ele faz isso? Pegando dinheiro emprestado.

É aí que entra a Taxa DI, formada pela média das taxas cobradas nestes empréstimos interbancários. Mas é bem comum chamar essa taxa de CDI mesmo.

A taxa depende da Selic, aliás, elas andam sempre muito próximas. Por isso mesmo, a taxa DI é muito importante para investimentos em renda fixa. Por exemplo: se você tem um investimento que paga o CDI, caso a taxa suba, sua rentabilidade também sobe. E o contrário também vale.

Além disso, essa é uma taxa de referência, ou seja, é usada para avaliar se um investimento está sendo vantajoso ou não quando comparado com investimentos de Renda Fixa seguros e que pagam o CDI. Saiba detalhes sobre o CDI aqui.

O que significa CDB?

CDB significa Certificado de Depósito Bancário. Este é um título privado de Renda Fixa que consiste em um empréstimo de uma pessoa física para um banco. Quando você fizer o resgate, receberá o valor investido mais uma taxa, que são os juros acordados no momento da compra.

O CDB é geralmente considerado um investimento seguro. O único risco é a falência do banco e, ainda assim, há a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) que garante até 250 mil reais por investidor. Geralmente, os rendimentos dos CDBs estão atrelados à CDI ou à inflação. Conheça tudo sobre os CDBs aqui.

O que significam CRI e CRA?

CRI significa Certificado de Recebíveis Imobiliários e CRA significa Certificado de Recebíveis do Agronegócio. Estas siglas se referem a títulos de Renda Fixa. Eles estão ligados a operações de crédito do setor de imóveis e do agronegócio, respectivamente.

Na prática, seu funcionamento para o investidor é parecido com o dos CDBs. Você receberá um percentual de juros, conforme o tempo que deixar seu dinheiro aplicado. Uma vantagem deste tipo de ativo é ser livre de Imposto de Renda. Uma desvantagem é a falta de proteção do FGC.

O que significa IBOV?

IBOV é como carinhosamente muitas pessoas chamam o Ibovespa. Este é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3, a Bolsa de Valores brasileira.

Ele é usado para comparar a rentabilidade de ações e para que você conclua se seus investimentos na B3 estão indo bem ou não. Você já deve ter ouvido por aí que alguém está “batendo o Ibovespa”, o que significa conseguir uma rentabilidade superior ao indicador.

Saiba aqui o que são ações e por que investir nelas e veja mais sobre o IBOV e outros benchmarks.

O que significa BDRs?

BDRs significa Brazilian Depositary Receipt (Recibos Depositários Brasileiros). Eles são certificados que representam ações de outros países, mas que são negociados na Bolsa brasileira, assim como as ações daqui.

Investir em BDRs é uma maneira mais fácil de ter acesso às ações de empresas listadas no exterior. Por exemplo: você pode investir nos BDRs do Facebook ou da Coca-Cola sem precisar abrir contas em corretoras internacionais.

Entenda aqui por que BDRs já salvaram a carteira de quem investiu neles.

O que significa FII?

FII significa Fundo de Investimento Imobiliário. Com FIIs, você consegue investir no mercado imobiliário sem precisar comprar imóveis. O gestor do fundo é quem será responsável por aplicar o dinheiro naquilo que ele considerar uma boa oportunidade. Os fundos não compram apenas casas e apartamentos, mas também shoppings, galpões, etc.

Os FIIs se encaixam na categoria Renda Variável, pois no momento da compra você não sabe quanto terá de rendimento. Conheça mais sobre os FIIs aqui.

O que significa IPCA?

IPCA significa Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Este é o índice oficial brasileiro para medir a taxa de inflação de um período. O IPCA é medido mensalmente pelo IBGE, a partir dos preços de determinados produtos e serviços de setores como alimentação, educação, moradia… 

A inflação, quando descontrolada, pode ser muito prejudicial, pois tira o poder de compra do seu dinheiro. Lembre-se de conferir se seus investimentos estão batendo a inflação e se você está obtendo ganho real com eles. Aprenda tudo o que você precisa saber sobre inflação aqui.

Acompanhe seus investimentos de perto

Pronto! Agora você já conhece as principais siglas do mundo dos investimentos. Isso vai facilitar a sua vida principalmente na hora de acompanhar seus rendimentos. E para acompanhar bem de pertinho, um bom aplicativo é essencial.

Descomplicado, intuitivo e detalhado, o app Real Valor é gratuito e está disponível para IOS, Android e Web. Com ele, você pode acompanhar aplicações feitas em qualquer banco ou corretora de um jeito simples. Clique aqui para baixar o aplicativo.