3 ideias de investimentos para usar seu 13° salário

Com o ano de 2022 à porta, sabemos que surgem inúmeras dúvidas acerca dos melhores investimentos a se fazer com o 13° salário. Realmente, é interessante aproveitar para fazer parte desse dinheiro trabalhar por você.

E com o cenário mundial afetado pelo novo Coronavírus e as principais bolsas ainda em ritmo de recuperação, até o mais seguro e rentável dos investimentos gera uma pulga atrás da orelha.

Em âmbito nacional, com o aumento de gastos com o novo Bolsa Família e o calote na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos precatórios, a confiança do investidor se torna ainda menor. O resultado é a piora da percepção mundial quanto ao país e um menor fluxo de capital.

Pensando nisso, a analista de investimentos da Carteira Empiricus, Larissa Quaresma, sugere três ideias de investimentos para se fazer com o salário extra de final de ano, conforme você verá a seguir:

LTN (Letra do Tesouro Nacional): Um investimento de médio prazo

Título público, a LTN, ou tesouro prefixado é um tipo de investimento seguro e rentável, o qual não é atrelado a nenhum outro indicador. Na prática, isso significa que a mesma rentabilidade na data da compra, será a mesma na data de vencimento. Ou seja, um título que vale 12% ao ano, valerá isso na data do pagamento. 

Vale o destaque que a LTN é um título com juros prefixados, ou seja, o investidor deve fazer o investimento contando que ele valerá mais que a taxa básica de juros (SELIC), ou a inflação (IPCA). 

Ademais, Quaresma observa que com a curva de juros invertida, os títulos de curto prazo pagarão as melhores (maiores) taxas de juros, diferente das LTNs de longo prazo.

Empresas de qualidade: Sinônimo de ações com histórico de entrega

Empresas highquality ou de alta performance, são companhias já consolidadas em seus nichos de atuação e com extenso histórico de entrega aos investidores. Esse retorno se deve a gestão eficiente, garantindo potencial rentabilidade, ainda que em momentos de crise, como o atual.

Quaresma observa que empresas de bens essenciais, como Suzano (SUZB3), do setor de papel e celulose; RaiaDrogasil (RADL3), de medicamentos, e Intermédica (GNDI3), da área da saúde, são apostas certeiras.

Exposição internacional: BDRs (certificado de ações listada no exterior)

As BDRs são ações de empresas estrangeiras negociadas na B3. Isso significa que ao alocar seus recursos nesse papel, o tomador de decisões não está comprando uma ação da empresa diretamente no exterior, mas sim um título representativo desse papel no Brasil. 

A analista da Empiricus explica que esta modalidade é uma maneira de proteger o seu patrimônio, já que suas oscilações são com base em moedas fortes, a exemplo do dólar. Com isso, o investidor conta com um ambiente seguro e competitivo para os seus negócios. 

Ela ainda cita uma BDR promissora, a Estée Lauder Companies Inc. (NYSE: EL), empresa de cosméticos, que é negociada no pregão da bolsa como ELCI34

Por fim, Larissa faz um alerta sobre a necessidade de diversificação da carteira de investimentos, para o enfrentamento de eventuais turbulências e o aumento das chances de retorno, seja com as LTN, ações de empresas de qualidade ou BDRs.

Clique aqui para fazer o download do App Real Valor, que é gratuito – monitore a sua carteira de investimentos