Erro no Preço Médio do meu Ativo

Fala galera, as vezes vejo umas reclamações de um possível valor errado do Preço Médio de seus ativos.

Não necessariamente esse “erro” é um bug, por isso listei abaixo algum dos motivos que podem gerar divergência no valor do PM calculado pelo usuário e pelo próprio app:

 

1- Erro no nº de cotas do ativo

A quantidade de cotas de um ativo influencia diretamente no cálculo de seu Preço Médio. Portanto, se nas transações de compras não forem adicionados o nº de unidades certo, definitivamente o valor do PM será diferente do esperado.

Existem 2 possíveis razões para o nº de cotas estar errado:

  •     Não importamos automaticamente alguma transação desse ativo

Nesse caso, basta tentar forçar uma importação no CEI ou adicionar manualmente.

  •     Foi adicionada manualmente alguma transação com o nº de cotas errado

Para resolver isso, basta identificar a transação com o nº de unidades errado na tela “Extrato”, clicar no lápis que aparece no card da transação e editá-la, corrigindo o valor.

 

2- Proventos não são considerados no cálculo.

Quando criamos o app, optamos por desenvolver o acompanhamento mais simples possível.

Portanto, os preços médios dos ativos só levam em consideração os aportes feitos no ativo e não os proventos pagos por eles.

 

3- Custo de corretagem não é considerado.

Ao criar o app, optamos por um acompanhamento mais conservador, analisando somente a valorização/ desvalorização do preço dos ativos. Logo, as taxas de corretagem não são contabilizadas.

Como alguns usuários costumam incluí-las no preço de aquisição de um ativo, talvez essa seja a razão do valor do Preço Médio estar diferente do esperado.

 

4- Transações de Day Trade influenciam no Preço Médio no app.

Uma operação de day trade de fato não deveria influenciar no cálculo do Preço Médio. Infelizmente, pela forma que registramos e tratamos os dados na plataforma, se você possui um ativo em carteira e resolve fazer day trade em algum dia,  essas transações irão influenciar valor médio mostrado em carteira.

Nossa equipe já está estudando implementar uma solução pra esse caso: criar áreas para acompanhamento de diferentes modalidades de investimentos.