Aposentadoria: Conheça a estratégia que te ajuda a se aposentar com tranquilidade sem depender do governo.

Comecei a escrever esse texto sobre aposentadoria e foi quase como um  déjà-vu. Isso porque um dia desses, eu li um texto aqui no blog que falava sobre aposentadoria e previdência privada. Vou deixar o link do conteúdo aqui, porque é muito atual e vale a pena a leitura.

aposentadoria

O assunto de hoje não tem relação com previdência. Afinal, existem outras formas de você se aposentar com tranquilidade sem depender do governo e sem precisar da previdência privada.

Eu não sei quais são os seus planos para aposentadoria. Daqui 5 anos, 10 anos, 20 anos. Também não faço ideia se você quer ter um chalé na serra ou uma casa na praia para passar o final da vida.

Independente da sua escolha, tenho certeza que a meta é descansar dos anos de trabalho, mas com uma boa reserva ou mesada. Mas nas mãos do Governo, esse descanso nem sempre é um…descanso.

Você deve ter crescido ouvindo seus avós falarem que uma nova regra surgiu ou que o dinheiro não dá para nada mais, por conta da inflação. E se o Estado decidir repetir a velha história logo na sua vez? Ainda no planejamento da velhice, uma pesquisa da Senior Concierge revelou que 49% dos entrevistados têm medo de ser um fardo para os familiares durante a terceira idade.

Basicamente, você não recebe tudo aquilo pelo que paga, por dois motivos:

  1. Você não financia sua própria aposentadoria, mas sim trabalha para pagar a de quem já se aposentou; 
  2. Outras regras esdrúxulas, como o fator previdenciário, afastam cada vez mais o contribuinte do valor real da sua aposentadoria e tornam o processo ainda mais burocratizado.

Ainda sobre esse valor, é impossível deixar um fator de fora dessa equação: a inflação. Mesmo com o ajuste anual do INSS, a população brasileira passa a ver seu poder de compra diminuir cada vez mais. Não seria melhor ter um investimento que te garantisse uma proteção maior contra a desvalorização do seu dinheiro, no momento em que você mais precisará dele? 

A escolha é sua: continuar entre os brasileiros que ainda acreditam só no Governo para se aposentar ou abraçar um grupo que cresceu em 2021: o de pessoas que apostam nos próprios investimentos para garantir a aposentadoria. 

Estratégia para aposentadoria usada mundialmente pode te livrar da previdência do Governo  

Pensando na construção de um patrimônio sólido, que permita o recebimento de uma renda constante, sem precisar trabalhar horas a mais por isso, bilionários, milionários e até investidores de classe média estão aderindo a uma estratégia clássica de investimentos (conheça mais detalhes aqui)

Esse método consiste em aplicar o dinheiro em ativos geradores de renda, ou seja, que fazem pagamentos recorrentes ao investidor.

aposentadoria

Voltado para essa estratégia, um grupo que conta com mais de 139 mil investidores vem conquistando excelentes resultados todos os meses. Este investidor do grupo, por exemplo, mostrou seus resultados utilizando um tipo de investimento, que será revelado logo mais: 

Além da possibilidade de resgatar esse dinheiro, o investidor pode reinvestir seus lucros e aumentar ainda mais os fluxos mensais. Claro, ele pode gastar como quiser esse retorno, mas quem não gosta da possibilidade de multiplicar o valor recebido a cada mês?

Bem, mas no que consiste essa estratégia tão consistente? Basicamente, são três tipos de investimento, que se encontram em um momento extremamente favorável agora.

CONHEÇA OS DETALHES DA ESTRATÉGIA DE GERAÇÃO DE RENDA

Fundos imobiliários: preços baixos e aluguel isento de IR

Receber “aluguéis”, mas sem se preocupar com o imóvel ou com o síndico? A popularidade dos fundos de investimento imobiliários (FIIs) voltou a se destacar nas pesquisas do Google ao final de abril – e por um bom motivo: muitos deles estão sendo negociados a cerca de 80% do seu valor patrimonial. 

Esse tipo de investimento, que te coloca como “dono” de uma pequena parte de grandes shoppings, edifícios e fábricas. Garantindo “aluguéis” todos os meses para os sócios, esse investimento é uma febre. 

Segundo dados da B3, o número de investidores brasileiros nos FIIs cresceu 660% de dezembro de 2018 a janeiro de 2022, comprovando o quão movimentado está o investimento nessa categoria no Brasil.

Títulos Públicos e os juros da dívida podem te ajudar com a aposentadoria

O Governo cobra muitos impostos por mês, você sabe. De carro e casa até a banana que você compra no mercado. Mas que tal inverter esse jogo e começar a cobrar também? 

Essa é a ideia de investir nos títulos públicos federais. Assumindo algumas dívidas do Governo, você se torna o credor dessa relação e passa a receber pagamentos do Estado

Além do prazer de estar do outro lado, os títulos públicos prefixados voltaram a dar um retorno de 12% ao ano na última semana, janela que não se abria para investidores há anos.

 Unindo a oportunidade quente ao fato de que os títulos são garantidos pelo próprio governo federal, esse investimento se torna um dos mais atrativos e seguros para quem busca risco baixo e boa rentabilidade, e claro, uma aposentadoria tranquila.

Bolsa e os dividendos de empresas listadas 

Desde 2003 as ações da Bolsa não ficam tão baratas. Mais baratas inclusive que em grandes crises internacionais, como a de 2008, gerada pelo mercado imobiliário americano, e a de 2020, causada pela pandemia da Covid-19. 

Quando se fala em ação barata, nesse caso, estamos dizendo que elas estão sendo negociadas abaixo de seu valor justo, por conta de alguma distorção de mercado. Com a baixa, surge a oportunidade de comprar boas empresas e esperar que se valorizem no longo prazo.

Nessa leva, para quem busca renda, é interessante investir em gigantes pagadoras de dividendos. Com décadas de experiência e grande valor de mercado, essas empresas possuem resultados mais previsíveis nos movimentos da bolsa. 

Mas por qual caminho seguir para a aposentadoria? 

Você deve estar se perguntando: tudo bem… muitas informações e pouquíssimos nomes. Mas esse é exatamente o ponto: a estratégia não é sair investindo em qualquer ação listada ou qualquer fundo imobiliário. 

Já que estamos falando sobre aposentadoria, isso seria jogar a sua fora. Para aproveitar o momento histórico do alinhamento desses três investimentos na sua carteira, é preciso contar com uma análise de qualidade

Felipe Miranda, um dos maiores analistas de ações do Brasil, vê no cenário uma brecha única, que não aparece há décadas. Foi observando esse tipo de oportunidade que ele fez com que uma de suas carteiras, a Oportunidades de uma Vida tivesse um rendimento histórico de mais de 400%, entre 2015 e 2022.

Agora, ele quer abrir para você uma oportunidade de capturar seus ganhos junto dele também na renda fixa e construir um belo patrimônio que te permita viver de renda.

No botão abaixo, você poderá acessar o documento que explica em detalhes como funciona a estratégia vencedora de Miranda, que já conta com mais de 139 mil seguidores.

QUERO BUSCAR RENDA E CONSTRUIR PATRIMÔNIO COM INVESTIMENTOS

Como acompanhar os investimentos feitos para aposentadoria?

Se você já está investindo pensando na aposentadoria, não deixe de acompanhar de perto e com a melhor ferramenta para isso. O Real Valor vai te ajudar na missão de descansar enquanto o seu dinheiro trabalha para você. Está disponível para Android, IOS e na versão web. Baixe agora e acompanhe seus investimentos.