fbpx
Usar de graça Acesse sua conta

2022: Quais os 3 investimentos mais acertados?

São Paulo — O ano de 2021 termina com a economia brasileira marcada por um período de variações expressivas, as quais mexeram e muito com a confiança do investidor. Para 2022, com as atuais medidas do governo, como o Bolsa Família turbinado e o calote na PEC dos precatórios, o mercado financeiro fica ainda mais ansioso, jogando as expectativas da economia nacional para baixo, com um menor PIB e maior inflação.

Especialistas já preveem um cenário de acentuada volatilidade com a proximidade das eleições, já que não se sabe ao certo qual será o próximo modelo de administração da máquina pública. 

Mas para o analista da Empiricus, Matheus Spiess, não é porque as expectativas não são as melhores, que os investidores não podem fazer escolhas acertadas. “Existem muitas oportunidades que os investidores podem fazer lá fora e aqui no Brasil”, pontua Spiess.

Neste vídeo, ele lista três oportunidades de exposição aos investidores, as quais apresentam potencial retorno.

Energia Limpa: Mundo se prepara para a revolução verde e você?

Com a mudança climática, potências mundiais têm revisto o seu consumo energético e estudado maneiras de mitigar o desequilíbrio ambiental. Exemplo disso, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) reuniu 196 países signatários do acordo de Paris, em Glasglow (Escócia), para discutir maneiras de preservar o meio ambiente e frear o desgovernado aquecimento global.

Países como EUA e China firmaram acordos com vistas a diminuir a emissão de gases do efeito estufa e, no longo prazo, na total eliminação do uso de combustíveis fósseis. São pactos baseados no projeto de governo de cada país: Nos EUA, conforme o pacote de infraestrutura em US$ 1,2 trilhão; e, na China, de acordo com o plano quinquenal 2021-2025.

Com isso, as ETFs (Exchange Traded Fund) de energia limpa do exterior se tornaram a oportunidade certa para os investidores de longo prazo. O analista da Empiricus aponta três fundos promissores: PBD (Invesco), HDRO (Defiance) e URA (Global X). Ele explica que a previsão de ganhos com essas ETFs é para os próximos anos, mas enseja a possibilidade de retorno no curto prazo.

Com a quase total reabertura econômica, a inflação brasileira tem ficado acima da média, com elevação da projeção a 10,12%, para 2021, e com estimativa de 4,96%, para 2022. No restante do globo, com a alta demanda e a dificuldade do mercado em suprir matérias primas para produção de bens, a tendência inflacionária também segue alta.

Mineradoras de Ouro: Com a desvalorização das moedas, metal precioso se torna alternativa

Na prática, isso significa, conforme descreve o analista, que com a desvalorização das moedas mundiais — logo dos juros —, o ouro se torna mais atrativo ao investidor, já que serve como uma proteção ao seu patrimônio contra as oscilações do mercado. Essa prática é histórica, já que os períodos de crise e guerra são os pretextos para a valorização do metal dourado.

E no contexto pandêmico, não foi diferente. Com a alta da inflação, logo com a desvalorização das moedas, o fluxo de caixa das empresas ligadas à mineração bateu recorde e segue com boas projeções de consolidação para 2022. O fundo de índice GDX (God Miners) é uma das indicações de Spiess.

Renda Fixa no Brasil: Segura e 100% rentável

Para os investidores tradicionais, a Renda Fixa é a mais acertada das opções. Com títulos permitindo a aplicação a partir de R$ 30, com diferentes tipos de rentabilidade e fluxos de remuneração, o investidor tem ao seu alcance um leque de opções seguras nos títulos públicos.

A exemplo, a tendência de juros altos para os próximos anos e alta da inflação podem potencializar os ganhos com o Tesouro Direto. O porquê? O tesouro direto é prefixado conforme a taxa básica de juros, Selic, e à variação da inflação. Ademais, destacamos que por ser um título público, o Tesouro Direto é 100% garantido pelo Tesouro Nacional. A partir disso, os investidores mais conservadores têm a garantia de liquidez futura e total segurança na alocação de seus recursos.

Consolide seus investimentos e tenha melhores resultados

Para ter sucesso com investimentos, além de procurar bons ativos para investir, você precisa monitorar seu portfólio e fazer alguns ajustes ou mudanças ao longo do tempo.

Aproveite para controlar sua carteira de investimentos no aplicativo Real Valor, que é gratuito.

Lá você pode saber quanto está rendendo cada ativo e a contribuição deles na rentabilidade total do seu portfólio.

Além disso, no Real Valor você pode acessar notícias sobre o mercado financeiro e fatos relevantes de companhias abertas.

Use o Real Valor para consolidar em um só lugar as informações sobre suas aplicações feitas em vários bancos ou corretoras.

Com uma visão completa, você toma melhores decisões e obtém melhores resultados.

372 / 377

Leave a Reply

Required fields are marked