Hoje decidi abordar um assunto que é mais do que batido: Por quê você precisa sair da poupança hoje. Apesar de todo mundo estar cansado de ouvir isso, tem muita gente que ainda não percebeu a urgência e importância dele.

O fundador da XP, Guilherme Benchimol, deu a seguinte declaração semana passada: “Poupança não é investimento: é uma pegadinha”

Você ainda investe na poupança? Então lê esse texto e entenda de uma vez por todas por que você tem que sair dela HOJE.

3 motivos para você sair da poupança HOJE:

1- Rentabilidade

Rentabilidade de tesouro é maior

A poupança rende 70% da taxa selic, que é a taxa de juros do Brasil.

O problema é que a taxa de juros serve justamente para ser a referência de quanto juros o governo paga para tomar dinheiro emprestado (tesouro direto).

Se o governo pega dinheiro emprestado a 100% da selic, por que você vai “emprestar” dinheiro para os bancos a 70% da Selic?

Só para ilustrar, como a Selic está a 6,5%, a poupança está rendendo 4,55%, enquanto o Tesouro Selic rende 6,5%.

Sabe o que isso significa na prática? Imagine que você guarda R$2.000 por mês e guarda na poupança e um amigo seu investe no tesouro Selic. Depois de 10 anos, ele vai ter feito R$31.060 a mais que você, sem ter tido nenhum esforço a mais.

Não acha que rentabilidade é o mais importante? Então continue lendo os outros motivos.

2- Segurança

Tesouro é mais seguro que poupança

O investimento de menor risco de qualquer país são os títulos de dívida daquele país.

Eles só não são pagos se o país quebrar, o que é um caso extremamente raro. Sabe qual o nome dos títulos de dívida para pessoa física no Brasil?

Tesouro direto.

Poupança é um investimento bancário. Bancos quebram com mais frequência do que países. Por isso, o Tesouro direto é ainda mais seguro que a poupança.

Alguns podem argumentar que a poupança é protegida pelo FGC, que é como se fosse um seguro de investimentos, fazendo com que ele seja 100% seguro.

A verdade é que o FGC só foi usado até hoje para falências de bancos pequenos. A tendência é que caso um banco grande tenha um problema, o FGC não consiga assegurar o investimento de todos os investidores.

3- Aniversário de rentabilidade

Poupança tem aniversário

A poupança rende 1 vez por mês: no seu aniversário. Se você sacar o dinheiro investido 1 dia antes do aniversário, você não recebe a rentabilidade total do investimento, porque ele ainda não “fez aniversário”.

Já no caso de Tesouro Selic, ele se valoriza todo dia segundo a SELIC, fazendo com que você não seja penalizado se decidir sacar antes.

Digamos que você coloca um dinheiro na poupança no dia três de agosto e por algum motivo, precisa sacar dia 2 de setembro. Sabe o que acontece? Você saca o dinheiro sem nenhuma rentabilidade, porque a poupança ainda não fez o aniversário.

Se esse dinheiro tivesse sido investido no tesouro, você receberia a rentabilidade referente ao tempo investido. Parece mais justo, né?

Conclusão: Saia da poupança hoje

Resumindo, o Tesouro Selic rende 43% a mais, é mais seguro e não tem “aniversário de rentabilidade”.

É por isso que Guilherme Benchimol falou a frase que eu usei no início do texto: “Poupança não é um investimento, é pegadinha.”

Depois que você começa a entender como funciona o tesouro direto e a poupança, você começa a concordar com ele.

Outros títulos do tesouro direto

Falei bastante do Tesouro Selic e não dos outros títulos do tesouro por um motivo: ele é o melhor título para uma reserva de emergência (objetivo parecido com a poupança).

O Tesouro Selic se valoriza sempre de acordo com a taxa contratada. Se o investidor quiser resgatar o dinheiro antes do vencimento, ele não é penalizado por isso.

Os outros títulos do tesouro, como o Prefixado e o IPCA+ tem a valorização determinada pelo mercado (oferta e demanda). Assim, é possível fazer muito mais dinheiro com eles, mas eles não são tão indicados para uma reserva de emergência.

Só para ilustrar, segue a rentabilidade de um Tesouro Prefixado 2021 comprado no dia 08/12/2015 pela rentabilidade 15,67%.

Acho que já deu para perceber que se o Tesouro Selic já é muito melhor que a poupança, os outros podem ser muito mais né?

Se quiser saber um pouco mais sobre o tesouro direto, clique aqui e leia o texto mais completo já escrito sobre o tema.

E ai? Você ainda tem alguma explicação para estar investindo na poupança? Comenta aqui embaixo!