fbpx
Usar de graça Acesse sua conta

5 livros que todo investidor deveria ler

Ler livros é uma tarefa que dá trabalho. Muitas vezes é menos divertido do que assistir séries, filmes, etc., mas o conhecimento que você adquire lendo livros é algo impressionante.

post-blog-5-livros-que-todo-investidor-deveria-ler

O Charlie Munger, sócio do Warren Buffett na Berkshire Hathaway tem uma frase famosa:

“Em toda a minha vida, não conheci pessoas sábias (em uma ampla área de assunto) que não liam o tempo todo”.

Charlie Munger

Quando o assunto é mercado financeiro, é de suma importância ler livros para que você consiga aprender com os melhores.

Hoje decidi trazer os 5 livros que todo investidor intermediário deveria ler e porque.

A lógica do Cisne Negro

post-blog-5-livros-que-todo-investidor-deveria-ler-cisne-negro

Sou um grande fã do Nassim Nicolas Taleb. Por isso incluí os 2 livros dele que eu acho que são os mais importantes para se aplicar no mercado financeiro.

Nassim Nicholas Taleb define no livro que cisne negro é um acontecimento improvável e que, depois do ocorrido, as pessoas procuram fazer com que ele pareça mais previsível do que ele realmente era.

O nome vem da história da descoberta dos cisnes negros. Era conhecimento geral que cisnes eram brancos. Ninguém nunca tinha visto um cisne de outra cor.

Sabe flamingos? Eles são rosas ne? Então… o pessoal tinha a mesma impressão com cisnes… eles eram brancos.

Com a descoberta da Austrália, também foram descobertos os cisnes negros. Até então, era conhecimento geral que cisnes eram brancos. Do dia para a noite, isso mudou. Agora existiam cisnes negros também.

A moral do livro é: eventos cisnes negros acontecem a todo momento no mundo e as pessoas tendem a não levá-los em consideração, só depois do fato consumado.

Quer um exemplo?

Pense que você vai construir uma ponte no Japão. Você pesquisa qual o maior terremoto que já teve naquela área e bota um fator de segurança de 50%, ou seja, a ponte aguenta 50% mais do que o maior terremoto da história.

Tem um problema. Para esse terremoto ter virado o maior da história, ele ultrapassou a dimensão do último que era o maior. Isso pode acontecer de novo. Mas a gente acaba nem pensando nisso. A gente acaba usando o passado para tentar prever o futuro e isso é perigoso. Existe a possibilidade de acontecer um terremoto 50% mais forte do que o mais forte? Existe. Ela pode até ser pequena, mas os impactos serão gigantes. Isso seria um evento cisne negro.

Por que esse livro é importante para o investidor?

O livro trás uma visão de que tragédias ou notícias muito boas acontecem a todo momento no mundo. Não sabemos o que vai acontecer nem com quem e nem quando. Mas com certeza terão esses eventos.

Melhor do que tentar prever o futuro (o que é impossível, dado que existem os cisnes negros) é montar um portfólio robusto para que você consiga surfar mesmo esses momentos.

Antifrágil

post-blog-5-livros-que-todo-investidor-deveria-ler-antifragil

Se “A lógica do Cisne Negro” trás o insight de tragédias que acontecem de forma mais recorrente e mais imprevisível do que levamos em conta, o Antifrágil traz uma estratégia para conseguir se beneficiar esses eventos.

O conceito de Antifrágil.

Algo antifrágil é algo que se comporta ao contrário do que é frágil.

Algo frágil quebra se você expuser a condições ruins, manusear mal, cair no chão, etc.

Algo antifrágil seria algo que, ao ser exposto a condições ruins, ele fique melhor.

E algo robusto é o que não muda muito ao ser exposto a essas condições.
Parece um conceito muito abstrato, mas a gente tem exemplos de antifragilidade na nossa vida.

Quando você pega uma virose (desde que você não morra), seu corpo combate essa virose e produz anticorpos. Depois de você ter se curado, o seu corpo se encontra num estado melhor do que antes: agora ele possui mais anticorpos.

Seres vivos costumam ser antifrágeis.

Por que esse livro é importante para o investidor?

Mais uma vezes, melhor do que tentar prever o futuro (o que muitos analistas fazem e erram sucessivamente) é montar uma carteira antifrágil que vai subir independentemente do que aconteça.

Ele traz a sua estratégia de investimentos chamada de Barbell, onde ele aloca 80 a 90% do seu dinheiro em renda fixa de baixíssimo risco. A ideia é que esse dinheiro sempre cresça, a menos que aconteça algo muito brusco.

Os outros 10-20% são usados para comprar opções de todos os tipos e de várias empresas. A ideia é que se algo muito brusco acontecer na economia e a renda fixa perder valor por algum motivo, as opções compensam isso.

Axiomas de Zurique

post-blog-5-livros-que-todo-investidor-deveria-ler-axiomas-zurique

O autor Max Gunther trás nesse livro 12 táticas usadas pelos banqueiros suíços para ganhar dinheiro no mundo dos investimentos. As táticas parecem até um pouco óbvias, mas o investidor acaba não aplicando-as se não tiver disciplina e muitas vezes perde dinheiro quando não deveria perder.

O livro aborda desde como controlar as perdas até como lidar com a sua intuição nos negócios.

Ele é uma recomendação quase unânime de qual livro ler quando se está começando a operar na bolsa.

Por que esse livro é importante para o investidor?

Ele funciona como um manual de coisas que você deve fazer e estar atento para ter mais sucesso operando na bolsa. A verdade é que essas dicas passam muito mais por disciplina e psicologia do que ensinamentos de análise.

Mas isso é bom.

Cursos de análises você consegue achar em muito lugar. Boas práticas de mindset para investimento não. Por isso esse livro é um must-read.

What I learned losing a million dollars

post-blog-5-livros-que-todo-investidor-deveria-ler-What-I-learned-losing-a-million-dollars

A maioria dos livros de investimento vão te trazer estratégias vencedoras. Mas quando você começa a olhar para todas elas, começa a perceber que as vezes uma contradiz a outra. As vezes o que um guru de investimentos faz é justamente o contrário do que o outro guru faz e os dois ainda assim conseguem fazer ganhar muito dinheiro.

Tem guru que diz que é importante diversificar e tem guru que diz que você tem que escolher poucos e bons ativos.

Tem guru que diz que o que dá dinheiro são ações e tem guru que só opera opções.

Tem guru que só trabalha comprado e tem guru que prefere ficar vendido.

Quem está certo? Quem está errado?

post-blog-5-livros-que-todo-investidor-deveria-ler

O livro trás um conceito que eu nunca tinha visto ninguém falar. Ele diz que existem diversas formas de ganhar dinheiro. Mas existem poucas formas de perder dinheiro. Todos os gurus fazem uma coisa em comum: eles são bons em minimizar as perdas.

Com isso, o resultado deles é sempre positivo no longo prazo.

Melhor do que tentar entender como fazer muito dinheiro é primeiro entender como perder pouco dinheiro, mesmo investindo em coisas mais arriscadas.

Por que esse livro é importante para o investidor?

Porque faz o investidor ter disciplina no controle das perdas. No longo prazo, controlando as perdas, você eventualmente acaba fazendo dinheiro.

Exuberância Irracional

post-blog-5-livros-que-todo-investidor-deveria-ler-exuberancia-irracional

Bolhas são comuns no mercado financeiro. Não acontecem todo ano, mas de tempos em tempos costumamos ver uma. O livro Exuberância Irracional é um livro que comenta um pouco sobre a dinâmica de uma bolha financeira. Nele, o Shiller (Nobel de economia) mostra como o psicológico do investidor influencia os preços e as vezes eles fogem do controle.

Por que esse livro é importante para o investidor?

O investidor que consegue se antecipar a bolhas consegue surfá-las sem perder dinheiro. Isso faz MUITA diferença no longo prazo. O problema é que as bolhas são difíceis de antecipar. Justamente por isso que elas existem.

As pessoas vão comprando os ativos e fazendo o preço subir sem fundamento. O problema é que a maioria não percebe que está se configurando um cenário de bolha.

O Exuberância Irracional mostra um pouco sobre como as bolhas funcionam e como você pode ter noções se está atravessando uma ou não.

O que achou da lista de livros? Se você conhece alguém que quer saber mais sobre mercado financeiro, compartilha!

E não deixe de acompanhar seus investimentos através do Real Valor.

97 / 159