fbpx
Usar de graça Acesse sua conta

A melhor forma de atuar na bolsa de valores durante a pandemia

A pandemia chegou e pegou todos desprevenidos. Trabalhadores que transformaram suas casas em escritórios, professores que de forma metafórica trouxeram seus alunos para dentro de suas casas e diferentes negócios, dos maiores aos menores que precisaram se reinventar.

Diaristas passaram a ser cozinheiras, e até as lojas Lupo de repente passaram a vender máscaras.

Nesse novo universo assistimos marcas se sobressaírem, empresas que nunca esperávamos ver fazendo demissões em massa, restaurante fechando suas portas permanentemente,

E também, investidores assistindo suas ações desvalorizarem bruscamente do dia para a noite na bolsa de valores.

bolsa-de-valores-ansiedade-de-ver-investiemntos-caindo

No meio de tudo isso surgem as dúvidas:

Eu poderia ter investido em outro mercado melhor? Como não perder tanto dinheiro? Onde investir daqui pra frente? Quais são minhas melhores opções?

Nesses momentos é normal que todos se questionem se poderiam ter feito melhores opções e escolhas.

O mercado de investimentos é o primeiro a reagir as grandes instabilidades do mundo, e apesar de sempre ser necessário estudar para saber como investir com segurança, algumas situações são imprevisíveis e somente a experiência de vivenciar e enfrentar aquela realidade que é capaz de trazer aprendizados. 

Mesmo assim, existiram algumas marcas e empresas que conseguiram se destacar na pandemia e apresentar crescimento na bolsa no primeiro semestre de 2020. 

Cinco empresas que se destacaram no primeiro semestre da B3:

  • B2W
  • Magazine Luiza
  • WEG
  • Via varejo
  • B3

Olhando para a lista percebemos uma tendência de destaque para marcas que lidam com e-commerce (Magazine Luiza e Via Varejo), mesmo com a obrigatoriedade de ficar em casa, as pessoas não reduziram seu consumo, só adaptaram ele ao digital, que já vinha se apresentando como tendência de mercado.

como-atuar-bolsa-de-valores-gráfico-sobre-aumento-de-compras-ecommerce
Tendencia de 2020 a 2023: fonte statista

Qual o melhor nicho de investimento durante a pandemia?

Apesar da semelhança, segundo o analista de investimentos da Capital Research, Felipe Silveira, não é possível prever e escolher um nicho melhor de investimentos na bolsa durante a pandemia.

O especialista defende argumentando que por mais que a empresa apresente uma menor queda durante a pandemia, a taxa de retorno age na mesma proporção, dessa forma, sendo menor também.

“Se a atividade de uma empresa sofre menos com a pandemia, ela provavelmente já caiu muito menos do que uma empresa que sofre mais com os efeitos das quarentenas, por exemplo. Então o potencial de retorno tende a ser menor.”

Qual deve ser minha estratégia de investimento nesse momento?

A estratégia de investimento na bolsa sempre varia de acordo com o perfil investidor do acionista.

Por se tratar de um estilo de investimento de risco, a maioria tende a buscar grandes potenciais de lucro.

Aplicando essa lógica no cenário da pandemia, os investidores buscaram investir em ações de empresas que apresentaram grande queda, mas que apresentam potencial de recuperação próximo.

Por exemplo: sabemos que as companhias aéreas e de viagens foi o setor mais afetado do mercado no primeiro semestre, e sabemos que esse cenário não será facilmente revertido, uma vez que as viagens internacionais, principalmente o setor de turismo ainda irá demorar para re-aquecer, não sendo uma boa opção para os acionistas.

Para aqueles que apresentam um perfil mais contido, irá preferir investir nas empresas que pouco se abalaram com a pandemia. Contudo, esse tipo de investimento, também significa um lucro menor, já que aquele nicho não tem uma grande déficit para recuperar. 

Essas duas alternativas não são as únicas existentes. Uma grande tática de quem investe em ações na bolsa de valores é o que eles chama de carteira mista.

A carteira mista nada mais é do que equilibrar os tipos de investimentos que são feitos, de forma que caso alguma desvalorize o investidor não perca os investimentos de forma absoluta, e talvez ainda consiga garantir algum lucro. 

O analista Felipe Silveira acredita que essa seja a melhor estratégia para o momento. Ou seja, o ideal é sempre ter uma carteira balanceada e com diversificação para mitigar riscos.

Como você tem feito com seus investimentos durante a pandemia? Está investindo na bolsa de valores? Comente aqui

Disclaimer: não estamos fazendo sugestão de venda ou compra de ativo.

162 / 171