fbpx
Usar de graça Acesse sua conta

Viés da ancoragem: por que se preocupar na hora de investir?

 Desde semana passada comecei a escrever uma série de textos sobre os principais erros que os investidores cometem, mas as vezes nem sabem que cometem. 

Essa ideia surgiu a partir do bate papo que o Edu teve com o Bernardo da RVI Capital.  Se você quiser assistir completo, vou deixar o link aqui! Vale a pena ver…eu sei que sou suspeita para dar esse relato, mas eles mandam muito bem, sabem muito e tem história para contar! 

É importante a gente observar alguns comportamentos de investidores e nossos mesmos para perceber se estamos fazendo isso com nossos próprios investimentos. Se estivermos, importante mudar né??

Mais que acompanhar investimento, precisamos entender o psicológico por trás de algumas atitudes que temos. 

Por falar em acompanhar investimento, já viu nosso ebook? Tem muito conteúdo bom lá! 

Chega de falatório e vamos para o conceito da vez: a ancoragem e como ela pode ser um erro ao investir.

O viés da Ancoragem

O viés da ancoragem acontece quando usamos algum dado como referência para a tomada de decisão, independentemente se ele é relevante para aquele momento. Ou seja, o dado faz com que você ancore sua decisão, você não “arreda pé” porque está confiante naquela informação

Como o viés da ancoragem acontece na prática?

O mercado de ações é ótimo para avaliar finanças comportamentais, então vamos usar ele para entender esse viés! 

Geralmente, quando as pessoas vão fazer um investimento nas ações das empresas, usam a análise fundamentalista para fazer uma melhor avaliação. 

Levam em conta seus fundamentos, como dados financeiros, setor, estratégia e governança corporativa. Depois dessa análise feita, chega-se a um valuation da empresa, um preço de referência. 

Até aí nada de errado.

Mas se você não se apega a esse dado com verdade absoluta… aí que mora o perigo do viés da ancoragem e que pode ser considerado um erro ao investir. 

Por que? 

Bom as coisas no mercado são muito voláteis e podem mudar de uma hora para outro. Não preciso nem dizer que estamos vivendo um momento que há 100 anos não acontecia. 

mercado-como-montanha-russa-tudo-muda-o-tempo-todo-erro-ao-investir-ancoragem

Apesar dos analistas do mercado já estarem prevendo que a economia ia sofrer uma desaceleração, ninguém sabia que o mundo pararia por causa do coronavírus, né? 

Com essas mudanças no mercado, algumas premissas podem mudar ao longo do tempo e aquele valor calculado pode não se provar verdade.

Inclusive, dependendo de quão brusca é essa mudança algumas empresas podem até quebrar. 

O que acontece é que muitas vezes as pessoas  acham que estão com um ativo que vai subir de preço ou não querem realizar prejuízo e acabam carregando o ativo para o resto da vida. 

“Ah, mas e se eu realizar prejuízo vou perder dinheiro”

Perfeito! Ninguém quer perder dinheiro, mas já pensou que você pode estar perdendo uma oportunidade de repente fazer mais dinheiro com um outro ativo? Perder um pouco agora, pode significar ganhar mais em outro ativo. 

O Edu até fala de um exemplo no vídeo que eu achei genial: quando a gente erra caminho no waze, ele recalcula a rota, certo? Por que não fazer isso nos nossos investimentos? 

recalcular-rota-nos-investimentos-erro-ao-investir-ancoragem

Um dos Axiomas de Zurique que diz o seguinte: se sua ação caiu 20%, 30% e não tem uma justificativa plausível para ela voltar ao valor que era antes, saia dela! Recalcula a rota e segue o baile! 

Um dos fatores que também podem fazer com que a gente fique presos em relação aos ativos é gostar da empresa. Nessas situações é sempre importante avaliar o porque você gosta da empresa.

Em investimentos, achar a empresa legal ou cool pode não trazer a rentabilidade que você espera. Por isso, sempre avalie se é um gosto pessoal ou se você está fazendo um bom negócio! 

Você pode continuar gostando da empresa, mas não precisa colocar todo seu dinheiro nela. Goste mais do retorno que ela pode te dar 😉 

Você já passou por alguma situação dessa? Quero saber mais! Conta sua história aqui nos comentários!

146 / 171