fbpx
Usar de graça Acesse sua conta

Commodities, telefonia e bancão. As Top 5 ações mais compradas em maio de 2021

Os primeiros dias de maio foram de queda na bolsa de valores, mas com o índice deu uma guinada e fechou o mês de forma positiva.

Inclusive, um levantamento do Seu Dinheiro apontou que a bolsa foi o melhor investimento de maio, com alta de 6%, enquanto bitcoin ficou na lanterna.

Alta na bolsa em maio

Considerando que o Ibovespa fechou maio em alta, vejamos as ações mais compradas pelos usuários do Real Valor.

Ações mais compradas pelos usuários do Real Valor em maio 2021

A alta dos preços das commodities e o temor em relação às pressões inflacionárias no Brasil e nos Estados Unidos deram a tônica do mês para os ativos de risco.

Não à toa, os três papéis mais comprados em maio de 2021 pelos usuários do Real Valor foram PETR4, PETR3 e VALE3.  Respectivamente, em primeiro, segundo lugar e terceiro lugares do ranking.

Lembrando que PETR4 e PETR3 são ações da mesma empresa, a Petrobras.

A diferença é que PETR4 é a ação preferencial.  Tem esse nome porque possui preferência no pagamento de dividendos e outros direitos como juros sobre capital.

PETR3 é a ação ordinária, que dá direito a voto nas assembleias da empresa.

Em maio, ambas performaram acima do Ibovespa.

PETR4 fez +14.7% e PETR3 +15,8%

Pelo preço médio de compra, usuários do Real Valor fizeram 11% de rentabilidade média com PETR4 e 15% de rentabilidade média em maio com PETR3:

Usuários do Real Valor conseguem bons resultados com ações em maio

Em terceiro lugar temos VALE3

Com o avanço da vacinação no mundo e o retorno gradativo à vida normal, as economias começam a se recuperar, com destaque para China e EUA. 

Vemos uma forte demanda por commodities, com destaque para o minério de ferro, que chegou a ultrapassar os US$200 por tonelada em maio. Isso impulsionou as ações da Vale, de grande peso no Ibovespa. Os papéis da mineradora subiram mais de 5,8% no mês.

Pelo preço médio de compra, usuários do Real Valor fizeram 2% de rentabilidade média em maio com VALE3.

Bolsa consegue melhor desempenho que Vale

Em quarto lugar, temos uma novata no ranking deste ano: OIBR3

A Oi (OIBR3) é uma empresa de telecomunicações brasileira com escala nacional na prestação de serviços de telefonia fixa, banda larga, transmissão de dados e TV por assinatura. Nascida oficialmente em 2002, a Oi é oriunda do processo de privatização da Telebrás, nos anos 90.

A Oi (OIBR3) vem de um processo de recuperação judicial, mas de 2019 para cá a companhia continua adicionando clientes no segmento fibra e ganhando market share, uma aposta da empresa que vem crescendo. De dezembro de 2019 a abril de 2021, houve um crescimento de 48% na base de clientes. 

Em maio, a ação teve rentabilidade de -13,2%. 4% dos usuários do Real Valor compraram essa e tiveram rentabilidade média do ativo foi de -12%.

Ação da Oi, em maio, tem rentabilidade negativa

A Oi (OIBR3) faz parte da série Oportunidades de Uma Vida, que compõe a assinatura Palavra do Estrategista, da Empiricus. Conheça!

Em quinto lugar, temos BBDC4

No começo do mês, os bancos soltaram balanço do primeiro trimestre de 2021. Bradesco vem diminuindo a inadimplência, bem como despesas operacionais. 

O lucro líquido do Bradesco vem caindo de um ano pra cá. Porém, nesse trimestre observamos um aumento acentuado. Por quê?

No primeiro trimestre do ano passado os bancos fizeram um reforço das provisões de inadimplência, portanto, esse aumento pode ser considerado “fake”. É preciso ficar de olho. 

Veja análise feita pela Larissa Quaresma.

As ações de BBDC4 fecharam maio em alta de +7,8%. Os usuários do Real Valor que compraram Bradesco em maio tiveram um rendimento médio de 8%.

Rentabilidade da BBDC4

Top 5 ações mais compradas pelos usuários do Real Valor em maio 2021:

TopCódigo% do valor investido pelos usuários Real ValorRentabilidade média* dos usuários do Real Valor Var. % 12 mesesVar. % 24 mesesVar. % 36 meses
1PETR45,52%11%39%5,6%86%
2PETR35,27%15%39%-1,4%60%
3VALE35,17%2%109%117%119%
4OIBR34%-12%57%11%-56%
5BBDC43%8%30%-16%37,7%

*rentabilidade média leva em consideração o preço médio de compra dos usuários do Real Valor e o valor de fechamento do preço da ação.

Confira o ranking das 15 ações mais compradas pelos usuários do Real Valor em maio 2021:

As 15 ações mais compradas em maio
265 / 349

Leave a Reply

Required fields are marked