Como acompanhar sua carteira de investimentos

Todos falam que precisamos tirar o dinheiro da poupança porque ela rende pouco. Isso levanta um questionamento: o quanto é pouco e quanto é muito? Como medir se sua carteira de investimento está indo bem ou mal? É disso que vamos falar hoje: como acompanhar os seus investimentos.

Porque acompanhar investimentos

“Investir e não acompanhar os investimentos é como comprar um carro e não fazer manutenção: vai chegar uma hora que você vai ter problema.”


Se manter acima do mercado

Existem vários índices do mercado que ajudam a medir se seus investimentos estão indo bem: Ibovespa para ações, CDI para renda fixa, IFIX para fundos imobiliários, e por aí vai.

É importante saber como a sua carteira está performando em relação ao mercado porque caso seus investimentos estejam perdendo para os índices, pode ser uma boa hora de mudar a alocação.

Quem não mede não gerencia

Peter Drucker

Falo isso porque existem investimentos que seguem esses índices: BOVA11 é um ativo que segue o ibovespa, FIXX11 segue o IFIX e existem diversos CDBs com mais de 100% do CDI que são cobertos pelo FGC.

Ou seja, para conseguir rentabilidade igual aos índices, basta investir nesse ativos. Se optar por outros, o objetivo deve ser superá-los

Um investimento pode ir do céu para o inferno rápido

Como o mercado financeiro é muito dinâmico, não é raro um ativo passar de um ótimo para um péssimo investimento.

Isso é mais evidente em ações porque elas são afetadas pelo câmbio, politicas internas e internacionais, diretores, etc. mas isso também acontece em renda fixa e fundos.

Sempre que falo disso, gosto de mostrar um exemplo meu:

Em janeiro de 2018 comprei Tesouro Direto Prefixado 2023 com uma taxa de 9,68%. Aquilo parecia uma boa escolha na época, principalmente porque a SELIC estava caindo (o que aumenta a rentabilidade desse título).

Acontece é que depois da Selic cair um pouco, o COPOM decidiu manter a SELIC em 6,5%. Isso desvalorizou o meu título. Chegou em um momento em que eu estava perdendo dinheiro com tesouro direto.

Sim, estava com menos dinheiro do que tinha investido.

Importância de acompanhar o tesouro direto.
TD prefixado 2023 com uma valorização real de -6,26%

Vantagens de acompanhar

Não ser pego de surpresa

Quando você acompanha de perto os seus investimentos, comparando com índices de mercado, você consegue compreender como a sua carteira deveria estar performando e como ela realmente está.

Planejamento

Quem investe geralmente tem planos para usar esse dinheiro lá na frente. Seja para uma aposentadoria mais cedo, para comprar um apartamento, ou qualquer outro objetivo.

Ao acompanhar sua carteira, você consegue saber com base em fatos e dados como o seu dinheiro está crescendo e fazer um planejamento mais realista de quando chegará aos seus objetivos.

Desvantagens de acompanhar

Não existem desvantagens de acompanhar sua carteira, mas existe um ponto que deve ser mencionado:

Muitos dizem que quando investimos em renda variável não devemos olhar para a cotação das ações todos os dias. Isso porque podemos acabar vendendo no impulso para minimizar perdas quando um papel está caindo.

Dificuldades de acompanhar

Desde o começo da nossa vida como investidor sempre ouvimos que devemos diversificar nossos investimentos para diminuir os riscos. Isso faz bastante sentido.

O problema é que quanto mais diversificamos, mais difícil fica de acompanhar a nossa carteira.

Carteira com apenas um ativo

Vamos supor que você começa a investir agora e a sua carteira só é composta por Petrobras (PETR4). Se PETR4 sobe, sua carteira sobe. Se PETR4 desce, sua carteira desce.

Tudo é muito fácil nesse caso.

Carteira diversificada

Com o tempo, você decide diversificar. Além de comprar mais ações, decide investir em renda fixa e em fundos também.

Agora já é muito mais difícil entender se sua carteira está subindo ou descendo.

Isso acontece porque cada ativo desses tem uma quantidade diferente de dinheiro alocado e varia de forma diferente. PETR4 pode estar caindo e mesmo assim a sua carteira pode estar subindo.

Já ficou bem mais complicado né?

Carteira diversificada com aportes e saques

Agora vamos para o caso do mundo real: você recebe um salário. Quando sobra um dinheiro, você faz novas alocações. Além disso, em determinados momentos você decide vender alguns ativos.

Agora você tem uma carteira com ativos que variam de forma diferente, com quantidades diferentes de dinheiro alocado. Com o detalhe que essas quantidades variam porque você aporta e saca dinheiro.

Acompanhar a carteira é uma tarefa complexa

Isso torna a tarefa de acompanhar a carteira bastante complicada para quem não trabalha no mercado financeiro.

Formas de acompanhar sua carteira

Já falei da importância de acompanhar investimentos, quais as dificuldades, vantagens e desvantagens. Só ficou faltando o mais importante:

Como você faz para acompanhar os seus investimentos?

Existem algumas opções e, obviamente, cada uma tem seus prós e contras.

Site / App da corretora

Acompanhamento de carteira por corretora

A maioria das corretoras possui um sistema próprio para acompanhamento dos investimentos. Apesar de existirem algumas corretoras com plataformas boas para acompanhamento de carteira, a maioria deixa muito a desejar.

Acompanhar pela própria corretora é, sem dúvidas, a alternativa de menor esforço por você já ter conta lá. Mas existem alguns pontos negativos que fazem os investidores procurarem soluções melhores:

Faltam informações

As plataformas de corretoras costumam decepcionar quando você quer entender a sua carteira mais a fundo. Elas costumam mostrar as variações dos ativos no dia, mas não o quanto você está fazendo com eles desde que você comprou.

O investidor que quer saber quanto está ganhando, como os ativos vêm performando, comparação com o mercado, gráficos, etc. fica na mão com essas plataformas.

Como a corretora ganha dinheiro com compra e venda de ativos e não com acompanhamento, elas acabam não priorizando tanto essas plataformas.

Consolidação

Hoje os investidores acabam tendo contas em mais de uma corretora buscando sempre as melhores oportunidades.

Para esse investidor, acompanhar seu patrimônio como um todo se torna trabalhoso porque ele tem que entrar em mais de um site/app de corretora para saber como anda seu patrimônio.

Planilha própria

Planilhas para acompanhar carteira de investimentos

É comum os investidores migrarem para as planilhas de excel ou google sheets para fazer um acompanhamento mais próximo de seus investimentos.

Com o excel, o investidor consegue criar os gráficos e análises que ele acha que fazem mais sentido, além de acompanhar todos os seus investimentos em um só lugar. Com as planilhas, o investidor não está mais limitado às informações que as corretoras mostram em suas plataformas.

O melhor repositório de planilhas de controle de investimento do Brasil é o Dlombello.

Se por um lado o excel traz um leque quase infinito de análises que você pode fazer, ele também tem algumas desvantagens:

Tempo

Para manter uma planilha atualizada, você precisa atualizá-la com frequência. Isso significa atualizar cotação de fundos, de ações, tesouro direto, renda fixa, etc. além de adicionar novas transações. Quando se tem muitos investimentos, essa tarefa começa a se tornar inviável.

Complexidade

Para se fazer uma planilha realmente completa, é necessário ter um conhecimento tanto de excel quanto de mercado financeiro. Isso acaba afugentando muitos investidores no momento que eles percebem o quão complexa essa tarefa pode ser.

Aplicativos

Acompanhamento de investimentos Real Valor

Como acompanhar os investimentos é tão importante e tão difícil, algumas pessoas decidiram criar ferramentas que facilitassem esse trabalho. É ai que surgiram os apps de acompanhamento de carteira. Eles foram criados para suprir os pontos fracos das corretoras e do excel.

Eles conseguem consolidar todos os investimentos num só lugar, além de mostrar análises muito mais ricas do que a plataforma da corretora.

Como eles atualizam as cotações, o investidor não precisa gastar tempo atualizando nada.

Além disso, o investidor não precisa ser um expert em excel e nem no mercado financeiro para ter acesso a informações ricas de como sua carteira está performando.

Quer testar o melhor aplicativo de acompanhamento de investimentos do brasil? Baixe o Real Valor e conheça seus investimentos de verdade.

O Real Valor

Lá em 2015 eu tinha a dificuldade de acompanhar os investimentos e decidi, junto com meu sócio Gabriel Farias, criar o Real Valor para facilitar a vida de quem sofria com o mesmo problema.

A gente vem construindo o app de acordo com o feedback dos nossos próprios usuários, porque são eles que vivem diariamente com essa dor.

Acompanhe seus investimentos real valor
58 / 76