fbpx
Usar de graça Acesse sua conta

“Como chegar lá”, de Stephen Schwarzman, ensina as lições essenciais para quem busca a excelência na vida profissional e nos investimentos

Quando Stephen Schwarzman estava na adolescência, seu pai tinha uma loja de produtos de casa, mesa e banho. A loja ia bem e ele resolveu sugerir ao pai que eles abrissem filiais para escalar o negócio. O pai, já satisfeito com sua vida e sua situação financeira, rejeitou a ideia. Mas esse espírito empreendedor e visionário nunca abandonou Schwarzman. Não à toa, ele fundou uma das firmas de private equity mais bem-sucedidas do mundo: a Blackstone. Em seu novo livro, “Como chegar lá”, o empresário conta sua trajetória completa e dá dicas essenciais para quem busca pela excelência

O título foi recém-lançado no Brasil, após figurar na lista de best-sellers do New York Times, e foi indicado pelo sócio-fundador da Empiricus, Felipe Miranda, no podcast Puro Malte

Stephen Schwarzman: um homem guiado pela ambição e pela coragem

O livro de Schwarzman é recheado de anedotas que mostram seu espírito ambicioso. Em outro momento do livro, o autor conta que, ao ser rejeitado pela universidade de Harvard, resolveu ligar para a secretaria de admissões para tentar retificar a situação. No final das contas, ele não tinha sido mesmo aceito e foi rumo à Yale, também uma das universidades de maior prestígio dos Estados Unidos. Depois de muitos anos, o reitor de admissões, ao ver o sucesso de Schwarzman, admitiu em uma carta: “Acho que cometemos um erro”. 

Essa coragem em ir atrás dos objetivos ajudou a moldar a carreira do fundador da Blackstone e é uma de suas principais lições do livro: “Seja ousado. Empresários, administradores e indivíduos de sucesso têm confiança e coragem para agir quando o momento parece certo. Eles aceitam o risco quando os outros estão cautelosos e agem quando o resto das pessoas pessoas está paralisada, mas eles fazem isso de forma esperta. Esse traço é a marca de um líder”, escreve o autor. 

Stephen Schwarzman começou sua carreira em um banco de investimentos. Em seguida, foi para o Lehman Brothers, onde se tornou diretor global de fusões e aquisições. Em 1985, ele se juntou a Pete Peterson para fundar a Blackstone, que hoje tem aproximadamente US$ 649 bilhões sob gestão. 

Para aqueles que se interessam em saber mais detalhes do mercado financeiro americano e como a Blackstone se tornou a potência que é hoje, o livro é um verdadeiro relato do “backstage”, sob a visão de uma das mentes mais bem-sucedidas do setor. Na obra, Schwarzman também fala sobre suas atividades filantrópicas: “Todo mundo tem sonhos. Faça o que você puder para ajudar as pessoas a atingirem os delas”. 

Em suma, “Como chegar lá” é um livro para empreendedores, profissionais de alto desempenho, estudantes disciplinados e líderes visionários que buscam alcançar a excelência e o sucesso pessoal e financeiro. “Eu sempre acreditei que alcançar grandes metas é tão difícil quanto alcançar metas pequenas. A única diferença é que as metas maiores têm consequências muito mais significativas”, diz o autor. 

As lições do fundador da Blackstone para quem quer ter sucesso na vida e nas finanças

Os capítulos do livro são divididos segundo os ensinamentos que eles proporcionam e para ajudar os leitores nesta jornada em busca pelo êxito, Stephen Schwarzman condensou suas 25 principais lições ao final da obra. Abaixo, você confere um “spoiler” de três delas: 

  1. Busque conhecimento sempre

“Os melhores executivos se fazem, não nascem feitos. Eles nunca param de aprender. Estude as pessoas e as organizações em sua vida que tiveram enorme sucesso. Eles oferecem um curso gratuito do mundo real para te ajudar a melhorar”, comenta Schwarzman

  1. Acesse informações relevantes em diversas fontes

“Informação é o recurso mais importante nos negócios. Quanto mais você sabe, mais perspectivas você tem, e mais propenso você está a enxergar padrões e anomalias antes dos seus competidores. Então sempre esteja aberto a novos inputs, quer sejam pessoas, experiências ou conhecimento”, destaca o autor

  1. Aprenda com os erros e tome melhores decisões

“O fracasso é o melhor professor em uma organização. Fale abertamente e objetivamente sobre os fracassos. Analise o que deu errado. Você vai aprender novas regras sobre tomada de decisões e comportamento organizacional. Se avaliados bem, os erros têm o potencial de mudar o curso de qualquer organização e torná-la mais bem-sucedida no futuro”, diz. 

Receba em casa mais livros semelhantes a “Como chegar lá”

Uma das pessoas que elogiou o livro de Schwarzman foi o megainvestidor e fundador da gestora Bridgewater, Ray Dalio. Para ele, “Como chegar lá” apresenta “verdadeiros ensinamentos que permitem tornar sonhos em realidade”. 

Por sua vez, Dalio também é autor de um dos livros mais importantes para quem quer ter sucesso, principalmente em seus investimentos. Em “Princípios”, ele compartilha as ideias que serviram de base para o sucesso da Bridgewater e conta sua própria história como pano de fundo para a construção delas.

O livro foi um dos enviados para os assinantes do Empiricus Books, clube de livros focado em finanças, negócios e empreendedorismo. A cada dois meses, os assinantes recebem em casa um título criteriosamente selecionado pela equipe da Empiricus, com um marcador de páginas especial. Além disso, eles também têm acesso a conteúdos “além da leitura” para enriquecer ainda mais o repertório cultural.

Você pode conhecer o Empiricus Books aqui e receber na sua casa obras inovadoras que ajudarão na sua construção de patrimônio: intelectual e financeiro. Afinal, como diz Stephen Schwarzman: a informação é um dos recursos mais importantes nos negócios. 

QUERO CONHECER O EMPIRICUS BOOKS

Confira as outras dicas do Puro Malte #60:

  • Aplicativo “Just Watch”, que mostra aponta em quais plataformas de streaming estão disponíveis séries ou filmes. Indicação de Nelson Carneiro;
  • Podcast “Praia dos Ossos”, da Rádio Novelo, disponível no Spotify. Indicação de Roberta Scrivano;
  • Podcast “Casa das Garças”, disponível no Spotify. Indicação de Felipe Miranda;
  • Série “João de Deus – Cura e Crime”, disponível na Netflix. Indicação de Felipe Miranda;
  • Reportagem da Bloomberg sobre cogumelos: All-Inclusive Magic Mushroom Retreats Are the New Luxury ‘Trips’. Indicação de Rodolfo Amstalden; 
  • Livro “Racismo Estrutural”, de Silvio de Almeida. Indicação de Roberta Scrivano;
  • Livro “O Abismo Vertiginoso”, de Carlo Rovelli. Indicação de Rodolfo Amstalden;
  • Livro “Quando Nietzsche chorou”, de Irvin D. Yalom. Indicação de Felipe Miranda. 
307 / 324

Leave a Reply

Required fields are marked