fbpx
Usar de graça Acesse sua conta

Conheça 4 livros que vão te ajudar a desenvolver inteligência emocional e investir melhor

Muitas pessoas pensam que, para ganhar dinheiro com investimentos, é preciso um vasto conhecimento em economia e finanças. De fato, não dá para menosprezarmos a relevância do repertório técnico sobre os ativos disponíveis e a dinâmica dos mercados. Mas, o segredo de quem está embolsando lucros com a Bolsa e outros investimentos não é uma pós-graduação ou um diploma vistoso. É inteligência emocional

Com inteligência emocional, você não tem medo de entrar no seu home broker (ou pelo menos, não permite que este medo te domine). Você fica menos propenso a ir na onda de euforia do mercado. Você toma decisões mais certeiras e tem mais calma e paciência visando um objetivo de longo prazo. 

A “pegadinha” é que desenvolver inteligência emocional é bem mais desafiador do que conseguir uma certificação. Para te ajudar nessa missão, selecionamos 4 livros indicados pelo Empiricus Books, clube de livros fundado pela casa de análise financeira. 

LEIA MAIS:

Livros para investidores iniciantes

5 livros que todo investidor deveria ler

1- A psicologia financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade (Morgan Housel)

Imagem: Apple Books 

Na obra, Morgan Housel, ex-colunista do jornal The Washington Post, revela algumas das características mais importantes das pessoas que enriquecem com investimentos. Em uma linguagem acessível, o autor explora a ação do fator psicológico nas finanças

O livro usa como exemplo o megainvestidor Warren Buffett para enfatizar a importância de usar o tempo como o maior investimento que você pode fazer. Além disso, Housel reforça que, no mercado financeiro, não se paga apenas o valor das ações, mas também o “custo escondido” da volatilidade.

“Como tudo, o investimento bem-sucedido exige um preço, mas sua moeda não é dólares e centavos. É volatilidade, medo, dúvida, incerteza e arrependimento ‒ todos fáceis de ignorar até que você esteja lidando com eles no mundo real.” ‒ Trecho de “A psicologia financeira” 

2- Your Money or Your Life: Dinheiro e Vida (Vicki Robin e Joe Dominguez)

Imagem: Apple Books 

Lançado em 1990, a obra se tornou um best-seller e continua relevante até os dias de hoje.  Em “Dinheiro e Vida”, os autores apresentam 9 passos para revolucionar a maneira como enxergamos o papel do dinheiro em nossas vidas.

O clichê “trabalhe para viver, não viva para trabalhar” se aplica bem à filosofia do livro, já que ele parte da premissa que a vida é mais importante que o dinheiro e, portanto, devemos enxergá-lo como um meio e não um fim.

“Your Money or Your Life” foi considerado um dos precursores do movimento FIRE (Financial Independence, Retire Early): alcançar a independência financeira e se aposentar cedo, tendo uma renda vinda dos investimentos que consiga custear seu estilo de vida. Um dos capítulos fala em detalhe sobre essa proposta, apresentando ferramentas práticas para que o leitor faça as contas e saiba quanto deve acumular para poder alcançar a sonhada liberdade financeira

3- Como ser um bom ancestral: a arte de pensar o futuro num mundo imediatista (Roman Krznaric)

Imagem: Apple Books 

A habilidade de pensar no futuro e projetar cenários é um diferencial do Homo sapiens, até onde se sabe a literatura científica. Se não fosse por essa capacidade humana, estaríamos até hoje vivendo como nômades caçadores e coletores. 

Em “Como ser um bom ancestral”, o autor mostra como ao longo do desenvolvimento humano, gradativamente, passamos a ser uma sociedade focada nas necessidades imediatas e menos focada no longo prazo, principalmente após a Revolução Industrial, com a mercantilização do tempo. 

Mas o imediatismo pode prejudicar seriamente as gerações futuras. Já vemos os impactos disso na questão climática, por exemplo. Então, Krznaric apresenta seis maneiras de cultivar um pensamento a longo prazo ‒ algo positivo tanto para nossos investimentos quanto para nosso futuro enquanto Humanidade. Veja a resenha completa da obra aqui. 

“Este é o livro que os filhos de nossos filhos nos agradecerão por termos lido”, comenta The Edge, o guitarrista do U2, sobre a obra.

4- O poder do hábito (Charles Duhigg) 

Imagem: Apple Books 

 Em “O Poder do Hábito”, descobrimos por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. O autor, que foi jornalista do New York Times, usa técnicas de storytelling cativantes, misturando descobertas científicas e cases para esmiuçar o que está por trás de nossos hábitos e rotinas

Embora “O Poder do Hábito” não seja um livro com foco em finanças, ele também pode ter insights interessantes para quem quer criar o hábito de poupar dinheiro e investir. Ao final do livro, o autor prepara um guia prático para quem quer aplicar as ideias apresentadas na obra. 

“Transformar um hábito não é necessariamente fácil nem rápido. Nem sempre é simples. Mas é possível.” ‒ Trecho do livro “O Poder do Hábito”

Você tem inteligência emocional para acompanhar seus investimentos?

É preciso ter muita inteligência emocional para não sair vendendo seus ativos em momentos de queda do mercado ou para não ir na onda de euforia e acabar pagando mais caro do que deveria em algumas ações.

Com o aplicativo do Real Valor, você consegue acompanhar o desenvolvimento da sua carteira e compará-la com os principais indexadores do mercado. Você pode monitorar como estão indo suas ações, títulos públicos, debêntures e muitos outros ativos, e assim, tomar decisões melhores (e mais emocionalmente inteligentes) acerca dos seus investimentos.

QUERO CONHECER O APLICATIVO DO REAL VALOR E ACOMPANHAR O DESEMPENHO DA MINHA CARTEIRA

327 / 349

Leave a Reply

Required fields are marked