fbpx
Testar de graça Acesse sua conta

Coronavírus: como influenciadores do mercado financeiro estão agindo?

Temos trazido muito conteúdo sobre coronavírus e como ele está mexendo com o mercado de forma geral. 

Quem está acompanhado os investimentos, sabe que têm sido momentos mais difíceis.

A gente tem recebido algumas perguntas de pessoas preocupadas e algumas sugestões de conteúdos como os que estão aqui abaixo. 

Se você quiser fazer sua sugestão de conteúdo é só responder aqui: https://forms.gle/n158fZBU4cedQGJm9

Como o que estamos vivendo é muito novo, para todo mundo (médicos, governos, profissionais de forma geral), não seria diferente no mundo dos investimentos.

Então, resolvemos procurar pessoas que trabalham com investimentos, para falar sobre o assunto! 

Entrevistamos influenciadores do mercado, inclusive que já tiveram passagem aqui pelo Real Valor, para saber o que eles tem feito nessa época do coronavírus, marcada por tanta incerteza e volatilidade.

Conversamos com:

Percebemos que a maioria dos influenciadores aproveitou a baixa da bolsa nessa época de coronavírus para comprar ativos. Porém, seguiram com as suas estratégias de carteira.

Além disso, os influenciadores demonstraram muita confiança de que a crise do coronavírus vai passar e, estão calmos, já que estão pensando no longo prazo. 

Para compra em bolsa, apostaram em empresas com bons fundamentos e que fazem sentido para suas respectivas carteiras. 

Em relação a quanto tempo a crise do coronavírus irá, durar, os influenciadores acreditam que essa é a pergunta do milhão:

Difícil prever, porém com expectativas de melhora para o próximo ano. 

Vem conferir as respostas completas dos influenciadores que entrevistamos sobre essa fase do coronavírus!

1. Nessa época do coronavírus, como você está lidando com a sua carteira? 

@dicas_financeiras_: Não vendi nada. Venho mantendo as posições.

@investidor.dazarabia: Sempre preguei manter uma diversificação inteligente e para mim nada mudou. Comprando ativos bons e com ótimas oportunidades e continuando a me expor em ativos de proteção como ouro, dólar e renda fixa.

@milionariolider: Pra ser bem sincero, desde meu último aporte ali na faixa dos 85 mil pontos, no começo de Março, não tenho mais acompanhado o desempenho da carteira, apenas o fechamentos dos pregões. Fiz vários aportes em semanas diferentes após o Carnaval, e zerei meu caixa em Março rsrs. E agora é seguir apenas com os aportes fixos mensais, não tem muito o que fazer. Estou bem satisfeito que consegui diminuir bastante o Preço Médio dos ativos que tenho em carteira, e sigo tranquilo. Sei que o mercado é cíclico, e essa crise vai passar como todas as outras. Se você não tem mais caixa, meu conselho é parar de olhar homebroker, afinal, você não vai comprar nada mesmo.

@money.tizando: Estamos lidando muito bem. É a primeira grande desvalorização que tivemos na nossa carteira e fomos testados naquilo que mais pregamos “Foco no longo prazo, grandes baixas são grandes oportunidades”. É claro que acordar e ver seus investimentos desvalorizar 30%, 40% num dia é assustador, mas no máximo foi isso: Assustador no início, mas agora tá tudo nos conformes haha.

Estamos aproveitando o momento para aportar mais, porém, com bastante cautela e sem pressa.

@partiupoupar: Quando ocorreram os vários Circuit Breaker, eu não fiz nada. Não vendi e nem comprei nada. Não tenho o costume de investir em períodos de muita volatilidade.

@taisecostaoficial: Não acompanho freneticamente para não pirar hahaha Mas não largo total de mão também.

2. Aproveitou a baixa para adquirir algum ativo? 

influenciadores afirmam que compraram ativos durante a pandemia do coronavírus

@dicas_financeiras_: Aproveitei! Quando caia consideravelmente eu comprava.

@investidor.dazarabia: Com certeza. Estou me expondo mais em setores de energia e financeiro nessa época, como também fundos de investimentos imobiliários.

@milionariolider: Claro! Comprei os mesmos ativos que já possuía em carteira, todos estavam bem descontados. As empresas que mais aportei foram a Localiza e a Itaúsa.

@money.tizando: Na Verdade aproveitamos para comprar mais ações que já tínhamos. Itausa (ITSA3) , Magazine Luiza (MGLU3) e Banco Inter (BIDI4), por exemplo, foram uma delas.  Não compramos nenhum novo ativo por enquanto.

@partiupoupar: Ainda não, mas pretendo fazer nos próximos dias. Já estou de olho em algumas ações.

@taisecostaoficial: Pouco, mas sim.

3. Se sim, Por que você escolheu esse ativo?

@dicas_financeiras_: Escolhi ativos mais “seguros”, empresas que não sofrerão tanto em uma possível crise como bancos e elétricas.

@investidor.dazarabia: Setores mais perenes que já possuem uma receita quase que pré determinada e fundos pois esticaram bastante em 2019 e agora teve essa correção, abrindo oportunidades.

@milionariolider:  Não estava com tanto tempo para analisar outras empresas, e preferi por investir mais ainda nas empresas que eu já possuía. São empresas já consolidadas no seu segmento, com boa governança, e que não tenho dúvida de que irão sair mais fortes dessa crise

@money.tizando: São empresas que acreditamos e que nos sentimos confortáveis pra ser sócio. Tanto pelos bons fundamentos, expectativas de crescimento, solidez no mercado e confiabilidade.

@partiupoupar: Seguirei com a minha estratégia de investimentos, comprando apenas os ativos que fazem sentido para o meu plano.

@taisecostaoficial: Umas ações que já tinha em carteira. Aproveitei a queda para aumentar um pouquinho mais os aportes.

4. O que pretende fazer no cenário pós coronavírus ?

@dicas_financeiras_: Manter meus investimentos do jeito que sempre fiz e estou fazendo. O pensamento de longo prazo nos permite ficar tranquilo e manter a tese de investimento.

@investidor.dazarabia: Voltar a academia pois está fechadas rsrs.  Referente aos investimentos não mudará nada mas tentarei me expor mais a ativos com mais proteção pois não tive a proteção esperada na minha carteira.

@milionariolider: A mesma coisa que faço desde o início dos meus investimentos. Seguir com aportes constantes. Acredito que mais importante do que preço/valuation, é sua disciplina de seguir com sua estratégia, no meu caso, é fazer ao menos um aporte todos os meses, rebalancear a carteira. Ah, tem um projeto muito grande que venho trabalhando há alguns meses, que vai beneficiar todos aqueles que já investem e aqueles que querem começar a investir. Pós-corona, provavelmente já começarei a divulgá-lo. Único spoiler que posso dar é que terá acesso gratuito haha.

@money.tizando: Continuaremos trabalhando com muito afinco com essa galera toda aí que estará precisando de ajuda em relação à educação financeira. Essa crise está deixando muito claro que apesar de todo esse conteúdo gratuito existente sobre finanças e Investimentos na Internet, ainda temos muita gente pra alcançar e transformar.

@partiupoupar: Seguir com os meus investimentos normalmente.

@taisecostaoficial: Pretendo manter como está e seguir o plano. Tenho o perfil um pouco mais conservador e com foco no longo prazo. 

5. Qual previsão, na sua opinião, para que tudo volte ao normal?

bola de cristal - influenciadores tentam prever melhora do cenário depois do coronavírus

@dicas_financeiras_: Acredito que dentro de um ano praticamente tudo já terá voltado ao normal. Talvez alguns setores do país tenham uma dificuldade maior, mas em contrapartida acredito que muitas empresas irão se reinventar e outras boas empresas surgirão nesse meio de caminho.

@investidor.dazarabia: Difícil responder, esse ano será conturbado e a economia irá patinar durante os próximos 2 trimestres. Foco no longo prazo e utilizar esse momento para refletir e ganhar experiência.

@milionariolider:  Em relação ao Coronavírus, acredito que até final de Julho, o coronavírus já estará mais controlado. Porém, em relação aos efeitos do coronavírus na economia, que já são grandes, é difícil dizer quando iremos voltar ao mesmo patamar que estávamos antes dessa crise. Não gosto de tentar prever nada, porque como vimos, os cenários futuros podem mudar radicalmente em pouco tempo, de qualquer forma, vai levar alguns anos para nos recuperarmos disso tudo.

@money.tizando: Devido aos grandes impactos econômicos que essa crise trará, e também levando em consideração que a expectativa é que a baixa do coronavírus ocorra até o meio do ano, acreditamos que só vai começar a melhorar em 2021, isso sendo muito otimista!

@partiupoupar: É puro chute, mas acredito que as coisas comecem a voltar ao normal a partir de Maio.

@taisecostaoficial: Não consigo fazer a menor ideia. Quando penso que está perto de passar, aparecem novas notícias que movimentam tudo pra trás novamente. Pelo visto vai levar um bom tempo pra poeira abaixar toda.

E você? Como está fazendo nesse momento delicado? Comenta aqui! 

132 / 145