fbpx
Usar de graça Acesse sua conta

Data com e data ex. Por que você deveria saber esses conceitos?

Data COM e Data EX: você está familiarizado com esses termos? Se você ainda não sabe como eles impactam a sua vida de investidor, você precisa ler esse texto.

Na semana passada, em uma reunião interna, estávamos falando sobre Data COM e Data EX, e o estagiário, que estava entrando naquele dia na empresa, ainda não sabia o significado. Explicamos para ele o que esses termos significam e percebemos que muitos investidores não sabem o quanto isso impacta a sua vida financeira.

Está pensando em investir em algum ativo, pensando nos dividendos que vai receber? Então você precisa saber o que é Data COM e Data EX.

Já que eu falei deles… antes de te explicar o que é são essas datas, vamos entender o conceito de Dividendos.

Dividendos: o que são?

Para entender o que são dividendos, dá uma olhada no que diz o dicionário:

Data COM e Data EX

Dividendos… divisão… dividir… aqui já temos um norte para entender o que são dividendos. 

De forma breve, o dividendo é a parte do lucro de uma empresa a qual é dividida entre os acionistas. As empresas fazem isso como uma forma de bonificar as pessoas que investiram nela. Então, se você compra uma ação que paga dividendos, você será recompensado por isso.

Você sabia que no Brasil as empresas distribuem pelo menos 25% do lucro? Já nos EUA, isso não é uma obrigação, inclusive a Berkshire Hathaway do Warren Buffet nunca pagou dividendos. Quer saber por quê? Da uma lida nesse texto! 
Voltando ao texto, Quando você adquire uma ação, passa a ter uma parte daquela empresa e direitos aos lucros que ela tiver. Os dividendos podem ser pagos de duas formas: a primeira delas é em dinheiro, a outra é em forma de ações adicionais, ou seja, uma “parte adicional” da empresa.

O que os dividendos têm a ver com esses conceitos? Tudo! Vem comigo entender.

Mas afinal, o que é Data COM e Data EX? Por que afeta minha vida como investidor?

Quando alguma empresa listada na bolsa ou algum Fundo de Investimento Imobiliário (FII), anuncia o pagamento de dividendos, o mesmo precisa anunciar também as Data COM e Data EX.

Vou colocar um exemplo visual na imagem abaixo que vai ficar bem simples de entender.

Data COM e Data EX

Esse é um calendário de Maio de 2022, e vai nos ajudar a entender o que é Data COM e o que é Data EX. Primeiro vamos combinar que é um exemplo de uma empresa hipotética, apenas para você entender o conceito. Combinado?

Repare que existem três datas importantes nesse calendário. A Data COM, marcada em amarelo, a Data EX marcada em preto, e a data de pagamento de proventos marcada em azul.

Agora vamos entender cada um deles.

Data COM

A Data COM também é conhecida como Data de Custódia, Data Base ou Com-Dividendos.

Essa data representa o último dia em que o acionista  tem direito de receber os próximos proventos. Ou seja, pegando o nosso exemplo da imagem. 

Se a empresa divulgar que vai pagar dividendos no dia 31/05 (marcado em azul), o pagamento dos dividendos é válido para todos os investidores que compraram ações e as mantiveram em carteira até a Data COM, ou seja, até o dia 25/05 em amarelo, usando o nosso exemplo.

Sendo assim, olhando para o nosso calendário, todos os acionistas que compraram ações nas datas em verde ou amarelo, e as mantiveram até a Data COM, no dia 25/05, terão direito a receber dividendos no dia 31/05.

Entendeu? Agora a Data EX vai ficar fácil.

Data EX 

A Data EX, que também é conhecida como Ex-Dividendos, é o dia útil seguinte ao Data COM.

Vamos ao nosso calendário para entender. Os investidores que comprarem as ações da nossa empresa fictícia a partir do dia 26/05, marcado em preto, não terão um direito de receber dividendos daquele mês, que serão pagos no dia 31/05. Mas, caso ele mantenha as ações em carteira até a próxima Data COM, ele receberá dividendos no próximo oxi aciclo. Ficou fácil, né?

Por que saber a diferença de data com e data ex? Para que isso serve?

Em termos práticos, Data COM e Data Ex são mecanismos que ajudam a organizar o pagamento, além de evitar que os ativos sejam comprados somente no dia de distribuição de proventos. Sendo assim, trata-se de uma forma de proteção do mercado, já que essa alta procura poderia causar uma enorme volatilidade nos preços.

Agora que você já entendeu a diferença, sabe como isso impacta na sua vida como investidor? Vem que eu te explico!

Como a data com e data ex impactam nos meus investimentos? 

Se você é o tipo de investidor que gosta de ver os dividendos caindo na conta, precisa ficar atento a essas datas. Caso você pretenda receber uma quantia ‘x’ de dividendos, seja para reinvestir, ou para gastar com qualquer outra coisa, precisa ficar ligado se está comprando as ações na Data COM.

Voltando lá no calendário do nosso exemplo. Já pensou você compra ações no dia 26/05, jurando que vai receber seus dividendos no dia 31/05 e chega no dia não recebe nada porque não se atentou que comprou as ações na Data EX?

Pois é, esteja sempre ligado nessas datas.

Como acompanhar essas datas?

Essa é a parte mais fácil. A partir do mês de maio, o Real Valor te avisa sempre que você estiver elegível a receber os dividendos.

Funciona assim, você mantém a sua carteira atualizada, e quando chegar na Data EX, (que vai ser o primeiro dia após a Data COM) a gente envia uma notificação para todos os usuários do app que mantiveram suas ações até a Data COM e terão direito de receber os dividendos no dia informado pela empresa. É mais uma funcionalidade do Real Valor para te ajudar a acompanhar os seus investimentos de perto.


Sua função é só ficar sempre ligada na Data COM e Data EX quando for comprar um ativo e manter sua carteira atualizada no Real Valor. O resto deixa com a gente.  O Real Valor que está disponível para Android, IOS e na Web, e o melhor, é 100% gratuito.

447 / 455

Leave a Reply

Required fields are marked