fbpx
Usar de graça Acesse sua conta

Depois que você investiu? O que fazer? Entenda a consolidação de investimentos

Quem não mede não gerencia, já dizia Peter Drucker. Por isso que depois que você investe, o melhor a se fazer em relação às aplicações é a consolidação de investimentos, acompanhando eles de perto para saber como estão indo. 

Porém algumas pessoas têm um problema que dificulta esse acompanhamento: ter investimentos em mais de uma corretora. 

Isso é uma realidade para a maioria dos investidores. Hoje em dia existem diversas corretoras que oferecem condições diferenciadas. 

Por exemplo: cobrar ou não corretagem para operações em renda variável, fundos disputados que fecharam capacity em uma corretora, mas ainda estão disponíveis em outra. Ou ainda, investimentos em ativos estrangeiros ou criptomoedas que tem corretoras específicas para esse tipo de operação.

Com essa diversidade de corretoras e investimento, fica muito difícil acompanhar se de fato a sua carteira está indo bem ou não. É aí que entra a consolidação de investimentos. 

O que é consolidação?

Se olharmos para a definição da palavra “consolidar”, ela significa tanto tornar algo sólido, forte, firme, como também agregar, unir. 

E os dois significados são muito importantes para os investimentos. 

No momento que você une todos os seus investimentos em um só lugar você consegue enxergar a real situação dos seus investimentos, toma as decisões mais apropriadas em relação aos seus ativos e pode ter uma carteira mais sólida e robusta. 

Como fazer a consolidação de investimentos?

A primeira coisa que você precisa fazer é reunir as informações em um só lugar para acompanhar. A maior parte dos investidores acaba recorrendo para a planilha de excel. 

Entretanto, consolidar os investimentos por planilhas pode não ser tão eficiente. Entenda:

1. Reunir informações relevantes para os seus investimentos

Para que um planilha de consolidação de investimentos seja de fato eficiente, é preciso

inserir diversas informações como a cotação atual de cada ativo, colocar o preço atual, novas compras, novas vendas, quanto foi a transação, custos, liquidez. 

Como você pôde perceber, são muitas variáveis que precisam ser contempladas nesse documento. Para medir se os investimentos estão indo bem, é importante que a planilha esteja sempre atualizada e aí entra a segunda dificuldade. 

2. Manter a planilha atualizada requer tempo e dedicação

Para conseguir deixar a planilha atualizada, é preciso atualizar, de forma recorrente. Porém, o mercado muda todo dia, é extremamente volátil, então no dia seguinte a planilha já fica desatualizada. 

Se não for atualizada de forma recorrente, isso atrapalha entender que tipo de ativo puxa a rentabilidade para baixo, saber como os investimentos estão desempenhando, ou seja, não consegue medir direito, o que dificulta, e muito, a gestão da carteira.

3. Comparar com benchmarks

Além de manter a planilha atualizada, tão importante quanto acompanhar a rentabilidade da carteira, é comparar a sua rentabilidade com algum benchmark do mercado. 

Assim, é preciso conhecimento, de intermediário a avançado, para que as planilhas tenham essas informações de forma mais automática possível. 

Então qual alternativa para consolidação de investimentos?

Pensando na dificuldade de consolidação de investimentos, surgiram aplicativos e ferramentas para ajudar a vida dos investidores. 

Ao utilizar essas plataformas, o usuário não perde tempo abrindo diversos aplicativos e sites de corretoras para conseguir ter uma visão de como está a evolução dos investimentos. Além disso, conseguem ter uma visão global da carteira como um todo.

O que os investidores consegue fazer nas plataformas: 

-> Consolidar todos os investimentos em um único lugar;

-> Importar de forma automática os investimentos através de plataformas como CEI, Tesouro Direto, corretoras, exchanges;

-> Comparar a carteira com os principais benchmarks do mercado de investimentos;

-> Acompanhar dividendos, grupamentos, desdobramentos (splits) entre outros eventos corporativos;

-> Contabilizar vendas, bem como os lucros em cada operação fechada;

-> Ver extrato extrato das operações realizadas

Pioneirismo no mercado e uma trajetória de sucesso

O Real Valor foi o pioneiro nesse mercado. O projeto começou em 2017 e foi criado na biblioteca da universidade PUC-Rio pelos fundadores Eduardo Belotti e Gabriel Farias.

Durante os primeiros anos, a empresa passou por diversos programas de aceleração de startup, dentre eles o programa da ACE, Startup Rio e Google for Startups. 

No final de 2020, o Real Valor foi adquirido pelo grupo Universa. Este último por sua vez foi adquirido pelo BTG Pactual em junho de 2021 e as empresas do grupo fazem parte do ecossistema do maior banco de investimentos da América Latina.

O que você encontra no Real Valor?

No Real Valor você acompanha: 

◉ Ações e ETFs 

◉ Ações Americanas

◉ Dividendos

◉ Fundos Multimercado

◉ Fundos de Ações

◉ Fundos de Renda Fixa

◉ Fundos Imobiliários (FIIs) 

◉ Tesouro Direto (Selic, IPCA, Prefixado)

◉ NuConta 

◉ CDB 

◉ Debêntures 

◉ LCA / LCI 

◉ Poupança

◉ E muito mais

Além disso, é uma plataforma 100% gratuita. O usuário pode baixar o aplicativo (disponível para Android e IOS) ou usar pela web e não é cobrado para acompanhar os investimentos. 

É possível fazer a importação automática de Ações, Ações Americanas, Etfs, Renda Fixa, Tesouro Direto e Criptomoedas. O investidor pode sincronizar a conta do CEI (Canal Eletrônico do Investidor da B3), do Tesouro Direto e diversas exchanges para consolidar os investimentos. 

Todas as informações são criptografadas, e a equipe de tecnologia utiliza as melhores práticas do mercado em relação a segurança dos dados. 

O investidor pode acompanhar a rentabilidade e performance da carteira como um todo e comparar com os principais índices do mercado (Ibovespa, CDI, Dólar, S&P500, IFIX, IPCA e muitos outros)

Além disso, consegue através de gráficos simples, práticos e intuitivos acompanhar a rentabilidade e a performance de cada ativo. Com essas informações à mão, é possível tomar as melhores decisões em relação aos investimentos. 

Se você ainda não sabe por onde começar, baixe o aplicativo do Real Valor ou acesse a web para entender melhor seus investimentos.

Acesse agora! Disponível para Android, IOS e na Web, 100% de graça!

270 / 349

Leave a Reply

Required fields are marked