fbpx
Usar de graça Acesse sua conta

Dividendos: por que a Berkshire Hathaway não paga?

A Berkshire Hathaway tem 182 anos e nunca pagou dividendos. Eles acreditam que a empresa que paga dividendos faz isso por não saber onde investir aquele dinheiro. 

No caso, da Berkshire Hathaway eles sempre tem um lugar melhor para investir. 

Entenda! 

Para todo mundo ficar na mesma página: o que são de fato os dividendos?

Dividendos é uma parte do lucro apurado de uma empresa sociedade anônima que são distribuídos aos acionistas.

Ou seja, depois que as empresas fazem seus demonstrativos financeiros é possível ver o resultado da empresa, se ela teve lucro ou prejuízo. 

Obs: as demonstrações financeiras são relatórios contábeis que apoiam a tomada de decisão nas empresas. Os demonstrativos mais importantes são: Balanço patrimonial. Demonstração do resultado do exercício (DRE)

O que é, para que serve e como fazer uma DRE?
exemplo de DRE

Caso a empresa tenha lucro ela pode utilizar esse dinheiro de 3 principais formas:

  • Reinvestir os lucros em projetos de expansão, para pagar dívidas e/ou recomprar ações.
  • Pagar uma parte dos lucros a seus acionistas.
  • Reinvestir uma parte e, com a outra, pagar o lucro aos acionistas.

Vale observar que os dividendos são apenas um dos vários tipos de proventos que uma empresa pode pagar aos acionistas. 

Há também a distribuição de juros sobre capital próprio (sobre a qual incide Imposto de Renda, enquanto os dividendos são isentos) e as bonificações, que são pagamentos pontuais.

As empresas são obrigadas a distribuir dividendos?

No Brasil, a Lei nº 6.404/76 (Lei das Sociedades Anônimas) diz que cabe ao estatuto social da companhia indicar o percentual dos lucros que será distribuído sob forma de dividendos. 

Se ele for omisso, a empresa pagará 50% do lucro líquido ajustado. 

Na prática, a maioria das empresas tem como praxe fixar os dividendos em 25% do lucro líquido ajustado, mas não há nada que as impeça de pagar um percentual menor.

A cada assembleia, o conselho de administração da empresa delibera quanto do lucro apurado no balanço será reinvestido e quanto será distribuído aos cotistas. 

Se o conselho entender que a distribuição de dividendos causará problemas financeiros à companhia (por exemplo, se os recursos farão falta a um projeto de investimento importante), poderá suspender o pagamento.

Já nos EUA, o pagamento de dividendos não é obrigatório, porém tributado. Quem decide se fará ou não uma alocação de capital para remunerar o acionista é a própria empresa.

Além disso, nos EUA tem incidência de imposto de 30% sobre os dividendos, mas não é essa a principal razão pela qual a Berkshire não paga dividendos. Veja

Berkshire Hathaway

Berkshire Hathaway nega ser acionista do IRB Brasil e afirma que não  pretende ser - Época Negócios | Empresa

A Berkshire Hathaway é o conglomerado de seguros administrado pelo bilionário Warren Buffett.

Engana-se quem pensa que ele foi o fundador. 

Na verdade, a empresa foi fundada por Oliver Chace em 1839. Sediada em Omaha, no Nebraska, nos Estados Unidos, ela foi criada com foco na manufatura têxtil. 

Hoje em dia, Warren Buffett é o maior acionista, presidente e diretor executivo da Berkshire. 

Atualmente, a companhia supervisiona e gere um conjunto de empresas subsidiárias tais como Geico, Duracell, Heinz entre outras. A Berkshire apresentou um crescimento médio de 20,3% aos seus acionistas, nos últimos 44 anos, sem pagar dividendos. Além disso, empregam muitos funcionários e tem uma dívida mínima.

Mas afinal, por que a Berkshire Hathaway não paga dividendos?

Muitas empresas optam por pagar dividendos para atrair cada vez mais investidores, porém Warren Buffett, chairman da Berkshire Hathaway, é cético em relação ao pagamento de dividendos. Ele diz que a empresa só deve pagar dividendos se não tiver lugar melhor para investir. Eles sempre tem.

A questão das aquisições é o motivo pelo qual a empresa nunca pagou dividendos. Segundo Buffett, se o dinheiro que a empresa recebeu em dividendos ao longo dos anos tivesse sido repassado aos acionistas, eles estariam com bem menos dinheiro do que possuem hoje.

Isso porque na opinião de Buffett esses recursos foram essenciais para possibilitar todas as aquisições de participações em outras empresas feitas pela Berkshire Hathaway.

Veja quais empresas da Bolsa brasileira têm como foco o crescimento, assim como a Berkshire

Ele sabe que consegue gerar maior retorno aos acionistas quando adquire participações em outras empresas do que se pagasse dividendos.

Por que isso acontece?

O percentual do lucro líquido pago na forma de dividendos é conhecido por Pay-Out. 

Se uma empresa reportou lucro líquido de R$ 100 milhões e distribuiu R$ 50 milhões em dividendos, o seu pay-out é 50%.

Uma das desvantagens de um alto pay-out, ou seja, a empresa pagar grande parte de seu lucro é que os lucros retidos na empresa diminuem e isso pode comprometer seu crescimento futuro.

Segundo o que foi falado anteriormente, para o diretor da Berkshire Hathaway, Buffet a empresa só deve pagar dividendos se isso fizer parte da estratégia de crescimento da empresa. 

Além disso, as pessoas que estão no comando da empresa devem saber (ou deveriam saber) o que fazer com o lucro da empresa melhor do que os investidores que não estão no dia-a-dia. 

Suponhamos que você tenha recebido dividendos de uma empresa e você vai reinvesti-los. 

Qual a chance de a sua decisão e a de outros tantos investidores terem sinergia com o crescimento da empresa?

Além disso, você poderá pegar esse dinheiro e investir em outra empresa e dessa forma a cia que fez o pagamento de dividendos, ficará com menos caixa. 

Pense:

Se uma empresa tem retorno de 30% do capital investido, você prefere que ela reinvista e mantenha os 30% ano a ano ou que distribua dividendos podendo ter redução no retorno do investimento? 

No caso da Berkshire, a estratégia é reinvestir o dinheiro na empresa para gerar o maior retorno possível sobre seus investimentos ao longo do tempo. 

Então, caso essa seja sua estratégia, você deve ser cético em relação a empresas que pagam elevados dividendos.

Por outro lado, você pode ter uma estratégia de recebimento de dividendos e usar o que receber para comprar mais ações e assim receber uma parcela cada vez maior de lucro, mas fique de olho em 4 coisas: 

  • Se a empresa tem pay-out alto veja se a distribuição de dividendos é sustentável a longo prazo
  • A distribuição de dividendos é prejudicial para o crescimento do negócio?
  • O histórico de pagamentos é crescente? 
  • A empresa distribui dividendos por que não tem um melhor destino para o dinheiro ou apenas para agradar aos acionistas?

Essas questões devem ser respondidas, para isso é preciso estudar as empresas e sempre acompanhar o desempenho das empresas. 

E você, o que acha dessa estratégia da Berkshire? Comenta aqui!

banner-real-valor
226 / 278