fbpx
Usar de graça Acesse sua conta

Entenda o que são hedge funds com a série “Billions”

Você já assistiu a série Billions? Não? Então deixa eu te contar, o personagem principal é um bilionário que usa estratégias extremas (até demais) para obter altos retornos financeiros. O polêmico Robert “Bobby” Axelrod é dono de um hedge fund (ou fundo de hedge, em Português) e possui um patrimônio multibilionário. Apesar de a história ser uma ficção, dá para aprendermos bastante sobre esse tipo de fundo. Inclusive, na vida real, nomes de peso são donos de hedge funds e tenho certeza que você já ouviu falar nesses gestores. Quer entender melhor? Vou te contar agora.

A modalidade de hedge funds, ainda bem incipiente no Brasil, existe desde os anos 1940 nos Estados Unidos, quando o primeiro fundo do tipo foi criado por Alfred Winslow Jones. Por conseguirem retornos impressionantes e bem maiores do que os outros fundos existentes, os hedge funds começaram a ganhar notoriedade e hoje são bem visados pelos investidores de grande porte

“Caro” / “Mas vale a pena” – Imagem: Giphy

Os gestores de hedge funds, tal como o protagonista de “Billions”, acumulam fortunas consideráveis. Segundo a última pesquisa da Forbes, entre as 400 pessoas mais ricas do mundo, 25 delas construíram seu patrimônio gerindo hedge funds. Entre eles, posso citar Jim Simons, Ray Dalio, George Soros, Steve Cohen…

Mas o que são estes fundos de hedge? 

O que são hedge funds?

Os hedge funds são fundos de investimento que buscam altos retornos para seus cotistas, lançando mão de estratégias mais arrojadas e alocação em variados ativos, incluindo não convencionais. Também chamados de “fundos de cobertura”, eles visam o lucro independente da situação do mercado e, por isso, podem ter ganhos em períodos em que as Bolsas estão caindo

Ao contrário dos fundos convencionais, os hedges operam com poucas limitações e políticas menos rígidas. Assim, podem usar de alavancagem e investir mais do que têm sob gestão, sempre visando buscar o maior lucro possível. 

Como explica Bruno Mérola, especialista em fundos da Empiricus Research, “no exterior, há pelo menos umas 10 estratégias diferentes para hedge funds, como long and short, event-driven, arbitragens, crédito estruturado e quantitativos.”

Eles são administrados por gestores (como Bobby Axelrod, de “Billions”), que contratam analistas especializados e oferecem bônus “gordos” quando os resultados são satisfatórios. Por isso também, as taxas de performance e administração dos hedge funds costumam ser mais elevadas, como forma de incentivar a gestão a entregar resultados melhores. 

Os hedge funds têm pouca transparência quanto às suas alocações, para que as estratégias de investimento dos gestores não sejam copiadas. Este sigilo é possível pois os fundos de cobertura estão sujeitos a regulamentações menos rígidas.

“Pela natureza de seus negócios, é muito comum os hedge funds ficarem sediados em Cayman ou em Luxemburgo, regiões com regulação mais flexível”, diz Mérola. 

“Nós precisamos de um pouco de vantagem” – Imagem: Giphy

Hedge funds vs. fundos multimercados: qual a diferença?

No Brasil, não se usa a denominação hedge funds e sim fundo multimercado. Além do nome, há algumas outras diferenças. No exterior, os hedge funds passam por menos regulações e não são obrigados a divulgar seus resultados. Em terras brasileiras, todos os fundos são regulados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

“Hedge funds são equivalentes aos nossos multimercados mais agressivos e também cobram taxa de administração e performance, como os nossos”, explica Mérola. Simplificando: não se pode dizer que existam “hedge funds brasileiros”, mas sim fundos multimercado macro com estratégias mais agressivas. 

Segundo a definição oficial, os multimercado macro operam as classes de ativos de acordo com cenários macroeconômicos. 

Quais as principais características dos hedge funds?

Os hedge funds têm algumas características específicas. Veja abaixo:

  • Administração por gestoras especializadas; 
  • Maior liberdade do gestor para alocar recursos em ativos, incluindo os não convencionais;
  • Grandes quantias sob gestão;
  • Altas taxas de administração e performances;
  • Poucas informações sobre a alocação dos ativos;
  • Possibilidade de alavancagem;
  • Não obrigatoriedade de divulgar resultados e regulação menos estrita; 
  • Alta tolerância a riscos e aplicações arrojadas;
  • Exclusividade para investidores profissionais e qualificados. 

Vantagens e pontos de atenção em relação aos hedge funds

A principal vantagem dos hedge funds é o potencial de gerar grandes retornos para os cotistas, através de um portfólio diversificado

Além disso, o hedge fund, assim como a maioria dos outros fundos, tem uma equipe de gestão especializada por trás. O investidor pode terceirizar as decisões de investimento para profissionais qualificados. 

Os principais pontos de atenção são as altas taxas, o alto risco envolvido e a liquidez limitada, ou seja, de maneira geral não é possível sacar o dinheiro do fundo a qualquer momento. Ademais, é preciso que o investidor tenha uma grande quantidade de dinheiro disponível para fazer o aporte inicial

Quem pode investir em hedge funds?

Por serem produtos mais sofisticados, os hedge funds só estão disponíveis para os chamados “acreddited investors”, equivalentes aqui no Brasil aos investidores qualificados (com mais de R$ 1 milhão investidos) e aos profissionais (mais de R$ 10 milhões).  Este tipo de fundo exige um aporte inicial de valor elevado e costuma estar restrito aos grandes players do mercado. 

Além de possuir um patrimônio elevado, as pessoas que têm interesse em hedge funds precisam ter um perfil de investidor mais arrojado e estar dispostas a tomar risco

itll be fun season 4 GIF by Billions
“Isso vai ser divertido” – Imagem: Giphy

Não sou investidor profissional nem qualificado… qual opção de investimento mais se assemelha a um hedge fund?

No exterior, existem os chamados “mutual funds”, fundos mais regulados, que têm que reportar seus resultados e são uma categoria mais acessível para os investidores de pequeno porte. 

Aqui no Brasil, há uma infinidade de fundos multimercado macro, com diferentes níveis de risco e baixos valores de aporte mínimo. 

Como é medido o desempenho dos fundos de hedge?

No Brasil, existe o IHFA (Índice de Hedge Funds da Anbima), que funciona como um “Ibovespa dos fundos multimercados”, avaliando os principais fundos brasileiros e fazendo um apanhado geral de seu desempenho. 

No entanto, para acompanhar o desempenho da indústria de multimercados, o analista da Empiricus, Bruno Mérola, prefere o IFMM (Índice de Fundos Multimercados), feito pelo BTG Pactual. 

No exterior, o índice mais comum é o HFRI (Hedge Fund Research Index).

Quais são os principais hedge funds do mundo?

Bobby Axelrod é apenas um personagem da ficção, assim como sua gestora Axe Capital. Mas um aspecto da série é bem fiel à realidade: “os melhores gestores de hedge funds do mundo ficaram bilionários apenas com seus fundos e a performance gerada em cima deles”, explica o especialista em fundos da Empiricus. 

Alguns dos hedge funds mais importantes do mundo (e seus gestores) são:

  • Bridgewater (Ray Dalio)
  • Renaissance (Jim Simons)
  • AQR (Cliff Asness)
  • BlackRock (Larry Fink)
  • Citadel (Ken Griffin)
  • Point72 (Steve Cohen)

Já no Brasil, quem mais se aproxima são os gestores de multimercados com estratégias mais arrojadas e globais: 

  • SPX
  • Verde
  • Adam
  • Gávea
  • Kapitalo

Saiba a melhor forma de acompanhar o desempenho dos seus investimentos 

Pode ser que você não tenha que entregar resultados altos para receber bônus gordos, como os gestores de hedge funds. Mas, com certeza, você precisa ter uma estratégia de investimentos que gere excelente retorno. Para isso, fazer o acompanhamento do desempenho de todos os fundos e ativos é essencial. 

Você pode fazer isso no aplicativo Real Valor, onde você consegue monitorar a sua carteira em tempo real, de forma totalmente gratuita. Basta baixá-lo na loja de aplicativos de celular e sincronizar sua conta da B3 e do Tesouro Direto. É uma forma de se livrar das planilhas e administrar seu dinheiro de forma inteligente.

QUERO BAIXAR O APP DO REAL VALOR 

298 / 349

Leave a Reply

Required fields are marked