fbpx
Usar de graça Acesse sua conta

Filmes sobre Mercado Financeiro

Semana passada teve a premiação do Oscar e eu, que além de ler, gosto muito de assistir filmes.

Já escrevi aqui no blog do Real Valor sobre os livros que todo investidor deve ler, agora resolvi escrever sobre filmes que eu vi sobre o mercado financeiro.

Filmes sobre mercado financeiro

Prepare a pipoca que a sessão vai começar!

post-blog-realvalor-filmes-mercado-financeiro

Big short – Nota IMDB (7,8)

Nomeado para 4 Oscars. Ganhou 1.

Todos sabem que em 2008, o mundo viveu uma crise mundial. A famosa crise do subprime, mas o que muita gente não sabe é o que a causou.

A grande aposta é uma forma divertida de entender um pouco melhor essa complicada crise histórica.

O enredo mostra como diversas instituições do mercado financeiro foram capazes de criar uma bolha gigantesca, alimentado pela venda de títulos tóxicos.

No filme, isso é mostrado de uma forma divertida e focando na história de pessoas que conseguiram identificar que tinha algo errado no sistema financeiro e conseguiram fazer apostas de que ele ia quebrar, assim ficaram ricas.

A mais interessante na minha opinião é a de Michael Burry (Christian Bale), que é gestor de um fundo que começa a apostar contra grandes bancos porque estava vendo que tinha algo errado.

Sua vida começa a se tornar um inferno. Isso porque antes da bolha estourar, suas posições só perdiam dinheiro e seus clientes queriam resgatar.

É interessante perceber que não basta estar certo, quando se é gestor. Se você está certo e o resultado demora para vir, que é o que acontece com Michael, você vai ter problemas.

Por que assistir esse filme:

Entender o que se passou na crise de 2008: como bancos, agencias de risco e investidores criaram uma bolha tão grande e como é possível fazer dinheiro quando todo mundo está perdendo.

Lobo de wallstreet – Nota IMDB (8,2)

Nomeado para 5 Oscars.

Não é qualquer filme que é nomeado para 5 Oscars e O Lobo de Wallstreet certamente não é um filme qualquer.

A começar pelo elenco, passando pelo diretor, e por ai vai. O filme é todo muito bem feito, mas mais importante do que isso: a história é fascinante.

O filme conta a história de Jordan Belfort, um ex corretor de bolsa nos EUA que montou sua própria corretora, a Stratton Oakmont e fez fortuna vendendo as chamadas pennystocks.

Pennystocks são ações que valem menos de 1 U$. Aqui no Brasil, a B3 faz um trabalho para evitar que essas ações existam, forçando a empresa a fazer agrupamentos para aumentar o valor, ou fechar o capital.

Voltando ao filme:

O filme mostra a carreira dele desde o começo, quando entrou numa corretora bem conceituada. Depois ele sai e monta a sua própria corretora e cresce até ficar multimilionário.

A história de Jordan é conturbada e pautada por sexo, drogas e rock n roll.

post-blog-realvalor-filmes-mercado-financeiro

Além disso, ele cometeu algumas fraudes que fizeram ele ser preso mais tarde.

Apesar disso tudo, existem diversas lições que se pode tirar dele. Apesar de fazer muita coisa errada, dá para aprender muita coisa boa de Jordan ao longo do filme. Desde a perseverança em correr atrás do que queria para sua vida até algumas habilidade mais específicas como ser um exímio vendedor.

Por que assistir o filme:

O filme te prende durante 3 horas. Como eu disse, não é qualquer filme que é nomeado para 5 Oscars. Mesmo se não tivesse nenhuma lição de mercado financeiro, já valeria a pena assistir. Mas além de ser um filme realmente MUITO bom, ele faz o espectador mergulhar a fundo na vida dentro de uma corretora.

Wallstreet poder e cobiça – Nota IMDB (7,4)

1 oscar

Wallstreet: Poder e cobiça com certeza é o filme mais famoso já feito com a temática de bolsa de valores.

O filme conta a historia do Buddy Fox, um jovem que começa a trabalhar numa corretora e que tem como idolo Gordon Gekko, um exímio investidor.

No mercado, tem três formas de ganhar muito dinheiro dinheiro:

  1. Seja mais rápido
  2. Seja mais esperto
  3. Trapaceie.

Gordon Gekko era adepto da terceira opção. E o filme se aprofunda em como pessoas do mercado conseguem fazer inside trading e fazer muito dinheiro.

É interessante ver como a ganância de uns no mercado financeiro fazem a vontade de ganhar dinheiro ultrapassar os limites do que é permitido.

Por que assistir o filme:

Só o discurso de Gordon Gekko “Greed is Good” já vale ver o filme. Vou até deixar aqui embaixo essa parte para que você consiga ver.

Além disso, o filme é uma forma divertida de mergulhar no mercado financeiro americano e entender o funcionamento mais de perto.

Margin Call – Nota IMDB (7,1)

Nomeado a 1 Oscar.

Sabe “A Grande Aposta”? O primeiro filme da lista, que eu falei que aborda o que aconteceu durante a crise de 2008 e mostra historias de quem conseguiu antever o problema e fazer MUITO dinheiro?

Margin Call também fala sobre a mesma crise de 2008, mas sob uma ótica completamente diferente. O filme se passa dentro de um banco de investimentos que percebe que está com diversos investimentos tóxicos na sua carteira.

O filme é baseado em fatos reais e essa empresa é uma mistura de Meryl Lynch com Lehman Brothers.

O que se deve fazer quando você é um banco de investimentos e percebe que tem ativos tóxicos, mas o mercado ainda não sabe?

Vende ativos que você sabe que não valem nada antes que eles se desvalorizem ou mantem ele em carteira e leva o prejuízo?

Essa é a grande questão.

Por que assistir o filme:

Ver como uma empresa é capaz de fraudar e causar estrago no mercado financeiro.

E aí? O que achou da lista sobre filmes do mercado financeiro? Tem algum outro que você assistiu e recomenda?

105 / 171