Já pensou em saber como os influenciadores do mercado financeiro começaram suas jornadas nos investimentos? O que eles fizeram de errado, o que acertaram, o que os diferencia dos demais e conhecê-los um pouco mais de perto?

O Voando com a Arara é um quadro aqui no blog do Real Valor em que batemos um papo com os influenciadores do mercado financeiro, passando várias dicas e histórias engraçadas pra você se divertir e aprender com os melhores do mercado! Quem está com a gente hoje é o Daza, do Investidor Dazarábia.

Com uma linguagem simples e descontraída, o Daza conquista os investidores iniciantes mostrando seus investimentos e o resultado de muito trabalho.

Vem conhecer!

Quem é o Daza?

Pra começar, se apresenta pro pessoal Daza:

Daza é um brasileiro que não é diferente de você, tenho meus sonhos, tenho um emprego onde preciso acordar cedo e sair tarde todos os dias, não vim de berço de ouro (nada contra) e batalho todo dia para chegar cada vez mais perto dos meus objetivos e conquistá-los.

Através do meu esforço próprio consegui sair de São Paulo e vim trabalhar em uma grande universidade na Arábia Saudita.

Moro aqui faz praticamente 3 anos e desde que sai do Brasil minha vida mudou de muitas maneiras.

post-blog-real-valor-investidor-dazarabia-voando-com-arara

Sou grato pelo que tenho e através de redes sociais tento passar como é meu dia a dia na Arábia e também como invisto meu dinheiro suado, através de estratégias e principalmente de uma mudança de mentalidade, de apostador para investidor.

Como foi seu começo no mercado financeiro?

Comecei em 2017 através de fundos imobiliários, porém sempre investi em poupança e até já cai em pirâmides.

Não vejo isso como vergonha, pois muitas pessoas por serem leigas acabam sendo fisgadas por pessoas de má fé, o importante é errar pequeno ou se possível aprender com os erros dos outros.

Como foi seu primeiro investimento?

Através de uma casa de análise independente eu comecei a juntar uma grana e investi de uma vez 12 mil em FIIS e acho que isso foi um erro, pois quando você não sabe investir, você tem que começar pequeno.

Investi essa grana que para mim era bastante e vi meu patrimônio baixar até uns 8 mil e acabei me desfazendo, outro erro. Após isso, comecei a pesquisar sobre fundos imobiliários e renda variável e mudar minha mentalidade.

Não tem como você ficar rico se não trabalhar bastante e aumentar seus aportes, ter disciplina para aportar constantemente e principalmente paciência para não vender na baixa e comprar na alta.

O tempo é um fator muito importante e o mercado financeiro só irá potencializar o crescimento do seu patrimônio, mas para isso os fatores acima devem ser seguidos.

Hoje, você tem algum ativo preferido, que gosta mais de investir?

Gosto bastante de uma stock americana, Cisco (CSCO), pois trabalho com os produtos da empresa e estou sempre ligado, porém no Brasil gosto bastante de WEG (WEGE3) e ITAÚSA (ITSA4). Não é sugestão e tão pouco indicação de compra.

E tem algum que não é muito fã?

Não gosto de empresas que tenham um valuation presente baseado em supostas entregas futuras, como no caso de alguns bancos/fintechs.

Hoje como você faz o acompanhamento dos seus investimentos?

Na raça, utilizo alguns aplicativos no celular como o Real Valor mas tenho minha planilha de rebalanceamento e de controle financeiro que uso bastante também.

Já fez alguma loucura investindo?

Investindo graças a Deus não, após mudar minha mentalidade eu consegui seguir uma linha de raciocionio e estratégia e nem o home broker eu abro mais.

Mudando um pouco de assunto, qual o propósito do seu perfil no Instagram?

Inicialmente era de mostrar o famoso skin in the game, que eu traduzi para “toba in the jogo”, onde mostraria minha performance e meus investimentos para os seguidores porém por ser bem alto astral e brincalhão, comecei a ganhar diversos seguidores e vi que poderia sim ajudar, de forma consciente, quem ainda não investia ou que estava iniciando.

Hoje o foco é ajudar o investidor iniciante de uma forma engraçada, pois já existem excelentes analistas e perfis do Instagram e também excelentes páginas de humor financeiro, mas não uma que juntasse ambos os mundos.

Se pudesse voltar no passado, você mudaria algo na sua jornada até aqui?

Não.

Pra fechar, bora fazer um bate volta?

Não quer conhecer Dubai? Vem pra cá. Porém, com certeza quando estiver no Brasil, quero ir para o Rio de Janeiro e bater um papo na beira da praia.

Um filme:

  • Que fez com que eu conquistasse o mundo: A vida secreta de Walter Mitty.
  • Um Financeiro: A grande aposta.

Uma frase

“Sonhar grande e sonhar pequeno da o mesmo trabalho.” Jorge Paulo Lemann

Melhor livro que já leu:

Princípios do Ray Dalio

Uma pessoa importante na sua vida

Minha mãe

Uma referência nos investimentos

Warren Buffett

Onde se vê daqui 10 anos?

Próximo ou com minha independência financeira conquistada, assim conseguindo ajudar muito mais pessoas a investir de forma correta e possuindo uma mentalidade de investidor.

5 perfis que você acompanha e indica:

Quem você indica para ser entrevistado aqui no #VoandoComAArara?

@losnak

E pra fechar, como o pessoal entra em contato com você?

Através do instagram @investidor.dazarabia, pelo meu Youtube Investidor Dazarábia ou pelo meu grupo do Telegram