fbpx
Usar de graça Acesse sua conta

IPO do Nubank? Quem quiser participar já pode reservar suas BDRs – Você sabe o que são? Conheça esse tipo de ativo para internacionalizar sua carteira

Meu amigo recebeu algumas mensagens por WhatsApp do Nubank informando sobre sua oferta pública de ações (IPO) e dizendo que ele poderia reservar BDRs do banco digital. Ele é cliente do roxinho. No entanto, ele me perguntou: o que são BDRs? Por isso, decidi escrever este post.

No mês que vem, o Nubank lançará suas ações na Bolsa de Nova York (Nyse). O investidor brasileiro, no entanto, terá facilidade e não ficará fora dessa, a companhia negociará seus BDRs na B3

Mas quem é cliente do Nubank, poderá ganhar um BDR. Para isso, é preciso manifestar interesse, em um termo de NuSócios, no App do banco digital, até 5 de dezembro. 

Afinal, o que são BDRs?

Os BDRs (Brazilian Depositary Receipt) ou certificados de depósito de valores mobiliários são títulos emitidos no Brasil que representam ações de companhias listadas em bolsas internacionais

Para você ficar por dentro das transformações nesse mercado. Em outubro do ano passado, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) alterou a regulamentação dos BDRs, tornando-os mais acessíveis. Até então, somente os investidores qualificados – aqueles com mais de R$ 1 milhão em aplicações podiam investir nesse tipo de ativo.

Essa medida da CVM foi super positiva, pois aumentou o leque de possibilidades para os investidores do varejo. 

Então, qualquer pessoa pode investir em BDRs da mesma forma que em ações negociadas na Bolsa. 

Entendido isso, vamos para as subcategorias:

BDRs não patrocinados

Os BDRs não patrocinados são aqueles emitidos por interesse apenas da instituição depositária no Brasil, sem qualquer vínculo com a empresa estrangeira. 

BDRs patrocinados

Os BDRs patrocinados seguem a lógica reversa – quando as próprias companhias estrangeiras contratam instituições depositárias no Brasil para emitir os ativos. 

QUERO ACOMPANHAR MEUS BDRs COM O APLICATIVO REAL VALOR

Quais são as vantagens de investir em BDRs?

A diversificação é um conceito muito importante na vida de qualquer investidor. Você já deve ter ouvido que “não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta”. Esta é a maneira de diluir os riscos e aproveitar as oportunidades de ganhos. 

Mas, mesmo com uma exposição em diferentes tipos de ativos e setores nacionais, é interessante também ter exposição além das fronteiras. Principalmente em países que têm moedas fortes como os Estados Unidos. Uma das alternativas mais fáceis de fazer isso é por meio dos BDRs.

Uma das vantagens dos BDRs é justamente a de internacionalizar sua carteira de investimentos.

É possível, por meio deles, investir em uma gama enorme de empresas estrangeiras como Coca-Cola, Google, Microsoft, Facebook, Amazon, Paypal, entre outras.

A exposição nestes ativos estrangeiros por meio de BDRs faz com que o investidor fique isento dos custos relacionados a remessa de recursos para o exterior.

Além disso, mesmo que o investidor esteja exposto às variações de preços de um ativo estrangeiro, as operações são realizadas no Brasil e a liquidação é feita em reais.

Como posso acompanhar os BDRs da minha carteira?

Se você já possui algum BDR ou ficou interessado em investir no ativo e não sabe como acompanhar o desempenho dele e ver os efeitos na sua carteira, eu tenho a solução: o aplicativo Real Valor.

Nele você pode consolidar as informações de todos os tipos de investimentos feitos em qualquer banco ou corretora. Em relação às BDRs, é possível importar os dados das suas aplicações direto do CEI. 

Assim, com o Real Valor, você acompanha seu portfólio completo com dados e gráficos atualizados automaticamente, além disso, pode fazer comparações com os principais indexadores de mercado. 

Clique aqui para fazer o download do App Real Valor, que é gratuito – monitore a sua carteira de investimentos 

375 / 377

Leave a Reply

Required fields are marked