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Jogar online: de hobby a campeonatos. Mercado de e-sports movimenta milhões de dólares

Quando eu era adolescente eu marcava com umas amigas de ir a lan house para jogar games online.

Naquela época a internet de casa era discada (ai meu deus, revelando idade) e a lan house também era meio que um ponto de encontro.

Confesso que a gente ia mais para fofocar do que outra coisa, mas é muito interessante ver como o mercado evolui daquela época para cá.

Crescimento do segmento de e-sports

Um estudo do mercado global de e-sports do ano 2012 a 2022,  projetou que a receita alcançará a marca de 1,79 bilhões de dólares até 2022. Levando-se em conta um CAGR (Taxa de crescimento anual composta) de 22,3%.

Veja, em 2017, as receitas mundiais geradas no mercado de e-sports somaram 655 milhões de dólares. Já em 2018, o mercado global de e-sports foi avaliado em cerca de 865 milhões de dólares. Espera-se que o setor de e-sports cresça ainda mais rapidamente nos próximos anos.

Estimativa de crescimento do setor de e-sports

Outro ponto que mostra como o mercado está cada vez mais aquecido é a questão das premiações. No segmento de e-sports estão cada vez maiores.

Premiações de e-sports 

Para você ter noção, o valor que foi distribuído no último campeonato mundial de Dota2 (um jogo), The International, ultrapassou o patamar de US$ 34 milhões, cerca de R$ 180,51 milhões. A equipe campeã, a OG, recebeu 45,5% deste valor!

O segundo maior prêmio foi o da Copa do Mundo de Fortnite, cerca de US$ 33 milhões. 

Nas disputas, realizadas no Arthur Ashe Stadium em Flushing, Nova York, foram distribuídos US$ 15,28 milhões no modo solo, US$15,10 milhões no modo duo e US$ 3,25 milhões no modo Creators.

Campeão do modo solo, o jovem Bugha, de 16 anos, recebeu uma bolada de US$ 3 milhões.

Esses valores são arrecadados através de financiamentos coletivos em que as pessoas pagam para assistir online, ter acesso a prêmios e brindes.⠀

Na edição de 2019 do The International, os ingressos se esgotaram em 53 segundos e o valor de ingresso das finais era de R$ 1,1 mil. 

Em 2020, mesmo com pandemia, foi possível realizar eventos de e-sports ainda mais por serem online. Dá uma olhada na premiação que foi distribuída segundo a Esports Earnings. 

  • CS:GO: US$ 15 mi
  • DOTA 2: US$ 9 mi
  • League of Legends: US$ 8 mi
  • Fortnite: US$ 7 mi
  • COD Modern Warfare: US$ 6 mi

É possível investir nesse mercado?

Sim! Muitas empresas de e-sports são abertas em bolsa. É possível investir em ações ou até em BDRs, inclusive as principais produtoras de games são bem conhecidas.

Por exemplo, a Tencent que é proprietária da Riot Games, criadora do jogo League of Legends, enquanto a Activision Blizzard desenvolve os populares jogos World of Warcraft, Overwatch e Hearthstone.

Veja não estou fazendo indicação de compra ou venda, mas se você olhar no mercado vai encontrar oportunidades. 

Além disso, vem surgindo diversas startups nesse segmento. Se você tiver interesse, a dica é pesquisar Startups de e-sports e ver a possibilidade de investimento.

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