Kalina, do ABCdinheiro, no Voando com a Arara
O Voando com a Arara é um quadro aqui no blog do Real Valor onde batemos um papo com os influenciadores do mercado financeiro, passando várias dicas e histórias engraçadas pra você se divertir e aprender com os melhores do mercado! Quem está com a gente hoje é a Kalina, do ABCdinheiro
Quem é a Kalina?
Pra começar, se apresenta pro pessoal Kalina:
Oiê, meu nome é Kalina sou Administradora de formação pela PUC – MG e moro em
Belo Horizonte junto com o Mike e a Moly (meus dois gatinhos). Há poucos dias apareceu mais um gatinho aqui na porta de casa e decidi trazer pra família também, agora são 3.
Sou mais caseira, adoro ficar em casa assistindo séries e meditar. Mas nada que um restaurante não me tire do conforto de casa. rsrs
Hoje trabalho com Finanças Pessoais, tenho um blogblog, canal no youtube e o instagram onde compartilho dicas sobre o assunto.
Começo no mercado financeiro
E como você começou no mercado financeiro?
Em 2015, eu cheguei a 15 mil reais em DÍVIDAS! E eu vi que o problema era grave quando eu fui ao banco para renegociar. A gerente renegociou a juros altíssimos e eu via R$800 reais saindo da minha conta todos os meses.
Foi uma mistura de raiva e frustração comigo mesma e naquele momento eu prometi para mim mesma que isso nunca mais iria acontecer. Foi aí que eu comecei a estudar finanças pessoais e investimentos, li muitos livros sobre o assunto, fiz cursos, busquei várias formas de renda extra e quitei a minha dívida em metade do tempo.
E como foi seu primeiro investimento?
Antes de aprender sobre investimentos, eu sempre confiei na minha gerente (quem nunca?), e já tinha feito título de capitalização e consórcio.
Mas meu primeiro investimento de verdade mesmo foi feito com muito receio. Coloquei R$100 no CDB de liquidez diária do Banco Inter porque pude investir com pouco dinheiro.
Depois abri uma conta na Easynvest e passei a escolher outros investimentos. Não sou de me arriscar muito e fico mais na Renda Fixa, e também tenho algumas criptomoedas (ALTO RISCO mas não são investimento, né? kkkk).
Depois do primeiro investimento, fica mais fácil porque vemos que não é um bicho de sete cabeças.
Você tem algum ativo preferido?
Eu gosto de CDBs. Sempre procuro boas rentabilidades e prazos de acordo com os meus objetivos financeiros.
Isso é o que eu sempre falo, não adianta querer uma rentabilidade alta e um prazo longo se você vai precisar do dinheiro daqui 6 meses. Antes de tudo, você precisa saber porque você está investindo.
Ah, e sempre importante, antes de tudo, ter uma reserva de emergência em um investimento para poder resgatar a qualquer momento.
E de lá pra cá, você fez alguma loucura nos investimentos?
Fiz! Investi todo o meu salário de uma vez só e depois fiquei apertada no fim do mês. Não dá certo, não façam isso PELO AMOR DE DEUS! hahaha
Hoje como você faz o acompanhamento dos seus investimentos?
Eu acompanho pela própria corretora porque não tenho muitos investimentos em lugares diferentes.
Como são todos de Renda Fixa e em apenas uma corretora, eu sei a data de vencimento e não fico acompanhando sempre.
Para quem diversifica e gosta de acompanhar mais de perto, índico usar o aplicativo do Real Valor.
Como surgiu o ABCdinheiro?
Mudando um pouco de assunto, de onde veio a ideia de criar o instagram, o canal no youtube e o blog?
“Talvez alguém esteja passando pelo que passei”, pensei comigo.
Comecei com o blog ABC Dinheiro e depois passei a compartilhar o que aprendi no instagram, YouTube e vi que sim, as pessoas não sabem muito bem como lidar com o dinheiro e eu podia ajudar.
Ajudar as pessoas a lidarem melhor com o dinheiro. Para isso, me inspirei nas minhas dívidas (:P) e passei a estudar muito sobre o assunto.
A minha maior realização é ver as pessoas mudando hábitos e começando a investir.
Olhando tudo que já passou, você mudaria alguma coisa do seu passado?
É difícil dizer porque se não fossem as minhas dívidas, eu não teria criado o blog ABC Dinheiro. Então, nesse caso eu não me arrependo porque tudo é um aprendizado.
Mas, se eu pudesse mudar algo, eu teria aprendido mais cedo sobre investimentos para começar a investir antes. Entender que os juros compostos (juros sobre juros) que fazem a “mágica” nos investimentos.
Bate volta
Pra fechar, bora fazer um bate volta?
Vamos!
Um filme:
Pode ser uma série? “O tempo entre costuras”, muito bom!
Uma frase:
“É melhor você tentar algo, vê-lo não funcionar e aprender com isso, do que não fazer nada” – Mark Zuckerberg
Melhor livro que já leu:
“Aprendendo a silenciar a mente” – Osho
Uma pessoa importante na sua vida:
Meus pais. Por todas as oportunidades que me deram e por sempre me apoiarem.
Uma referência nos investimentos:
Gustavo Cerbasi
Onde se vê daqui 10 anos?
Podendo trabalhar e viajar ao mesmo tempo e caminhando para a independência financeira.
O que estava fazendo quando criou o canal?
Eu tinha acabado de me formar, estava pensando se iria participar de um processo de Trainee ou empreender.
5 perfis que você acompanha e indica:
- Ana Tex (marketing digital)
- Jout Jout (estilo de vida)
- Economirna (finanças)
- Soul Equilibre (espiritualidade)
- Isabella Mezzadri (astrologia)
Quem você indica para ser entrevistado aqui no #VoandoComAArara?
A Gabriela Mosmann do @gabrielamosmann, tenho certeza que o bate-papo vai ser bem legal!
E pra fechar, como o pessoal entra em contato com você?
- Email ([email protected])
- YouTube
- Blog