Escrevi um post falando de 5 livros importantes para os investidores avançados. De lá para cá, muita gente tem me pedido livros para quem está iniciando no mundo dos investimentos.

Então resolvi listar livros para investidores iniciantes.

Além de entender o mercado, é preciso ter o mindset para o mercado. E não deixar nunca de se atualizar, estudar cada vez mais, acompanhar sempre notícias e ficar de olho nos investimentos.

Sem mais delongas, vamos aos livros.

Confira a lista dos livros para investidores iniciantes

Pai rico, Pai pobre

post-blog-o-real-valor-livros-investidores-iniciantes-pai-rico-pai-pobre

Esse livro é um verdadeiro divisor de águas. Ele não ensina como escolher uma ação ou qual fundo é melhor, mas ele trás uma revolução na maneira de pensar de quem lê.

O Autor do livro foi criado por 2 pais no Havaí. Um era Phd, tinha um bom cargo no governo e o outro tinha parado de estudar no segundo grau, mas também trabalhava e fazia um dinheiro.

Acontece que o pai que trabalhava no governo se endividava muito enquanto o outro conseguia usar o dinheiro para gerar mais dinheiro.

Resultado? Quando o primeiro morreu, ele deixou dívidas para a família. Quando o segundo morreu, ele deixou riqueza para a família.

Por isso o livro se chama Pai Rico, Pai Pobre.

É ai que você pensa: riqueza não é o quanto você ganha. Riqueza é o quanto você ganha, menos o quanto você gasta. Parece óbvio mas no dia a dia acabamos pensando só no quanto a pessoa ganha.

A verdadeira revolução na forma de pensar vem no conceito de ativo e passivo.

Ativos são coisas que geram dinheiro para você de alguma forma. Isso pode ser ações, fundos, royalties, aluguel de imoveis, etc.

Passivos são coisas que “sugam” o seu dinheiro. Isso pode ser a casa própria, carro, empréstimos, etc.

Os ricos usam os ativos para criar um ciclo virtuoso. Um ativo gera dinheiro e com isso o rico reinveste em mais ativos, gerando mais dinheiro.

Ao contrário, quando se tem muitos passivos, isso pode acabar com o seu planejamento financeiro.

A gente sempre pensa no rico como um cara que tem várias casas, vários carros.

Nesse caso, o custo dele é muito grande se for pensar em manutenção, contas a pagar, etc. Se a receita dele diminuir, tem chances de ele entrar em apuros.

Concluindo, o livro mostra como focar em ter ativos e minimizar os passivos para que você consiga ficar rico.

Segredos da mente milionária

post-blog-o-real-valor-livros-investidores-iniciantes-os-segredos-da-mente-milionaria

Não aprendemos sobre como construir riqueza em nenhum lugar.

Passamos pelo colégio, faculdade e trabalho e nunca estudamos sobre como acumular dinheiro.

A gente acaba aprendendo isso com nossos pais.

No caso de termos pais que não são muito bons com dinheiro, eles acabam ensinando conceitos que não necessariamente são os melhores.

O Segredos da mente milionária é um livro muito mais de mindset e conceitos de educação financeira do que propriamente investimentos.

Mas, assim como Pai Rico e Pai Pobre, ele é capaz de mudar a sua vida se você conseguir mudar a sua forma de pensar para algo mais alinhado com o que ele cita no livro.

O livro tem uma pegada de auto ajuda, o que pode despertar um certo preconceito, mas a verdade é que quando o assunto é dinheiro, o brasileiro realmente precisa de ajuda. E virar as costas pros ensinamentos desse livro pode significar virar as costas para a riqueza.

Ter uma mente milionária significa ter pensamentos e atitudes que rendem dinheiro a longo prazo e vão te encaminhar para a independência financeira.

Esse livro aborda 17 pensamentos e atitudes para reprogramar a sua forma de pensar e ficar rico.

Fora da curva

post-blog-o-real-valor-livros-investidores-iniciantes-fora-da-curva

Apesar de não ser um livro de conceitos financeiros e nem de como revolucionar a maneira de pensar, Fora da Curva acrescenta muito para quem lê.

O livro aborda um pouco de como alguns dos melhores gestores de fundos brasileiros pensam o mercado financeiro.

O que eles fazem para escapar de ciladas nos investimentos, como eles escolhem investimentos, qual é o objetivo com cada investimento.

No mercado financeiro é importante você estudar os ativos na hora de escolher para investir nos melhores. Mas não se engane, esse estudo é apenas uma pequena parte do processo que é investir.

Depois disso, vem a etapa mais difícil: focar na sua meta e segurar o seu psicológico.

O investidor tende a cair em algumas armadilhas e o psicológico pode ser um grande vilão na hora de investir.

Ele pode te fazer sair de uma ação quando está caindo, mas você deveria na verdade estar comprando mais.

Ele pode fazer com que você se sinta o maioral quando está num bull market e isso pode fazer com que você faça escolhas ruins.

Por isso, o Fora da Curva é tão importante. Ele traz como as pessoas que mais entendem de investimentos no Brasil pensam na hora de investir.

Investimentos inteligentes

Esse foi o primeiro livro que eu li no mundo dos investimentos. Não vou mentir: não foi o livro mais empolgante que eu li na minha vida.

Mas ele trouxe conceitos importantíssimos que eu nunca tinha ouvido falar. Como me formei em engenharia mecânica, eu basicamente nunca soube nada de investimentos até ler esse livro.

No Livro, Gustavo Cerbasi explica detalhe por detalhe de cada investimento. Como funciona, quais os riscos, como é a remuneração, qual faz sentido para qual perfil.

É um bom primeiro passo no mundo dos investimentos.

Você não termina o livro sabendo qual ação que vai foguetar, mas você passa a ter uma visão geral do mercado de capitais e começa a entender como montar o seu portfólio.

Ele funciona como uma excelente introdução para o mundo dos investimentos. Depois de ler esse livro, você consegue pegar livros mais avançados e compreender facilmente o que o autor fala.

Conclusão

Mais importante do que sair descobrindo como analisar ações, como escolher fundos, como identificar padrões em gráficos de vela é conseguir dominar o seu psicológico.

Tanto na hora de conseguir poupar dinheiro ao invés de comprar aquele carro que você não precisa, quanto na hora de segurar as ações que estão caindo porque não faz sentido vender ali.

Dos livros que eu listei, 3 abordam mais essa parte do psicológico do investidor enquanto 1 dá uma boa base de como funciona o mercado de capitais.

Acha que faltou algum livro aqui? Deixe seu comentário