fbpx
Usar de graça Acesse sua conta

Novo ciclo de alta de commodities. É a hora de investir?

Em um mercado de constante mudança e com demandas expressivas e sempre rápidas, as commodities são bens sempre muito visados.

Produtos como café, petróleo, aço, dólar e ouro são comercializados nesta categoria de matérias-primas, e por isso, estão sempre no olho do furacão das reviravoltas econômicas. E claro, qualquer variação de preço é extremamente sentida tanto na Bolsa quanto no bolso.

Mas por que está se falando tanto em commodities ultimamente?

Histórico de ciclos de alta das commodities

É importante olhar para o histórico de ciclos de altas para entender em que ponto estamos.

Na última década passamos por altas expressivas, levando o preço desses produtos até o teto. Veja:

  • Início de 1900: 2º Revolução Industrial e Primeira Guerra Mundial. Muita demanda geral elevação dos preços, afinal, matérias primas são limitadas;
  • Anos 40/50: Segunda Guerra Mundial e reconstrução do mundo;
  • Anos 70/80: choque do petróleo. O petróleo é a commodity mais líquida do mundo, o que acontece com ele afeta as demais;
  • Anos 90/2000: industrialização da China, BRICS, crescimento sincronizado e principalmente a valorização das commodities tradicionais.

E o que vemos em comum em todas as situações? Destruição e reconstrução, que leva a grandes investimentos e consequentemente alta nas commodities.

Mas desde 2011, pós industrialização chinesa, esses ativos passaram por um período de baixa e em 2020 com o coronavírus e os lockdowns ao redor do mundo, essa situação piorou por conta da quebra da cadeia de suprimentos.

Após esse mergulho, as commodities começaram a se recuperar. E tem estudos que dizem que em 2021 o cenário é de melhora e por isso que se fala hoje em um ciclo de alta das commodities.

No vídeo a seguir o analista Matheus Spiess explica sobre esse novo cenário. Confira:

A ação mais barata do mundo é justamente uma grande produtora de commodities. Veja mais informações sobre isso neste documento.

241 / 254