fbpx
Usar de graça Acesse sua conta

O que Everton Ribeiro me ensinou sobre o mercado de ações

Sábado teve a final do campeonato carioca e eu lembrei do que aconteceu comigo durante o campeonato carioca de 2019. Nesse dia, eu tive uma aula de mercado de ações no Maracanã assistindo Flamengo e Vasco.

everton-ribeiro-mercado-ações

Antes do jogo, todos os jornais noticiaram que o Everton Ribeiro (jogador do Flamengo) não jogaria porque estava machucado.

Quando eu cheguei no maracanã, eu avistei a mulher dele na torcida com o filho de colo (sem o Everton Ribeiro).

Logo pensei: “porque a mulher dele foi assistir ao jogo do Flamengo nessa situação? O marido dela não vai jogar. Não seria melhor assistir com ele no estádio ou de casa?”

Algo não fazia sentido ali.

Se o Everton Ribeiro realmente não fosse jogar, não fazia sentido ela estar sem ele ali. Já se ele fosse jogar, fazia todo o sentido ela estar.

Nessa hora eu falei com quem tava a minha volta: “Everton Ribeiro vai jogar hoje”. Todos responderam dizendo que na verdade ele não iria e que isso foi divulgado pelos jornais.

Pouco tempo depois, ele foi anunciado na escalação. E essas pessoas vieram me perguntar como eu sabia.

Como isso se aproxima do mercado financeiro?

Os grandes lucros são feitos quando você entra numa ação que está barata. E ela só está barata se ela realmente tem valor e o mercado não está olhando para ela por algum motivo. 

As empresas vencedoras não viram vencedoras do nada. Elas dão sinais antes. Muitas pessoas não percebem esses sinais e não fazem nada. Os que percebem e compram são os gestores/investidores que mais fazem dinheiro.

No caso do maracanã, eu pude identificar um desses sinais e descobrir que o Everton jogaria antes da maioria. Nesse caso, eu obviamente não ganhei nenhum dinheiro, mas tirei lições.

3 lições para o mercado de ações:

1- Não é porque todo mundo acredita numa coisa que ela é verdade.

2- As pessoas não vão acreditar em você quando a sua ideia for muito diferente do que as pessoas estão habituadas. (Já tinha enfrentado isso quando decidi criar o Real Valor com o Gabriel)

3- Se você tem indicadores que você está certo e as pessoas estão erradas, esse é o momento de fazer dinheiro.

Obrigado, Everton Ribeiro.

258 / 265