fbpx
Usar de graça Acesse sua conta

O que fez o barril de petróleo ficar negativo?

Fiz uma enquete la no nosso grupo do Telegram perguntando se as pessoas estavam por dentro do que aconteceu ontem com o barril de petróleo. Como mais de 50% votou que não, decidi escrever esse texto rapidinho aqui.

Não viu o nosso grupo do Telegram ainda? Clica aqui e vem. Lá a gente traz conteúdos, novas funcionalidades e enquetes para entender melhor o que você está querendo no app!

Ontem o preço do barril de petróleo WTI bateu negativo.

Entendeu? O barril de petróleo caiu tanto o preço que ele rompeu a barreira do 0 e foi para o campo negativo.

Preço chegou quase a $40 negativos

Como isso é possível?

Antes de entrar nesse assunto, preciso dar uma introdução em mercado futuro para facilitar o entendimento.

Contratos futuros

Contratos futuros são um tipo de investimento onde o investidor está está apostando no preço futuro de algum ativo baseado no atual.

Digamos que o café hoje vale R$ 10 e você acredita que o preço vai subir nos próximos meses por algum motivo meteorológico.

Você pode comprar um contrato futuro de café para daqui a 1 ano. O contrato tem variação diária como nos investimentos comuns, então existe a possibilidade de ganhar dinheiro com a valorização diária.

Existe contrato futuro de índices, de juros, de moedas e de commodities.

Os futuros de commodities tem liquidação física. Isso significa que no vencimento, o dententor do contrato recebe a mercadoria negociada.

Existe contrato futuro de muitas commodities: soja, milho, gado, ferro, petroleo, café, etc.

É um tipo de investimento criado para ajudar a proteger empresas.

Pense que eu produzo milho. Já deixei a minha safra pre-vendida para uma empresa de salgadinhos. Só que existe chance de nao chover esse ano e eu nao conseguir produzir essa milho.

Que que eu faço? Compro contrato futuro de milho para aquela data. Dessa forma, se tudo der certo, eu perco um pouco de dinheiro por ter comprado o contrato. Mas não tem grandes problemas: eu paguei um preço para ter um seguro.

Se dá tudo errado e não chove, eu não teria a safra de milho. Mas não tem problema porque eu consegui comprar milho lá no futuro ao preço prefixado la atras.

Agora deu para entender futuros

Futuros como especulação

Existe muito investidor que usa futuros para especular. Ele compra um contrato futuro e vende antes do vencimento para ganhar com a valorização dele.

No caso de commodities, o detentor do contrato no vencimento recebe a mercadoria.

Um contrato de milho é referente a 450 sacas de 60kg cada. Um contrato de café são 100 sacas de 60kg. Petróleo são 1000 barris de 159 litros. Já deu para entender que o volume é grande né?

O que que aconteceu com o Petróleo ontem

Ontem o preço do petróleo WTI que é negociado na bolsa de Nova York chegou a um preço negativo. Parece um bug ou um erro, mas não é.

Ultimamente o preço do petróleo tem caido bastante por desavenças entre Arábia Saudita e Rússia. A Arábia começou a produzir muito mais petróleo e inundar o mercado, fazendo preço cair. Como o custo de produção dela é o menor do mundo, ela é a menos impactada por isso e consegue pressionar a Rússia.

O preço do petroleo estava na mínima de 20 anos. Sendo que isso parece uma situação insustentável. Em algum momento Russia e Arábia Saudita vao entrar num acordo.

Isso fez muita gente comprar futuro de petróleo WTI pensando que iria conseguir surfar essa valorização.

Acontece que o preço continou caindo. E o contrato com vencimento para maio foi chegando perto. As pessoas se viram numa situação de precisar vender ou iriam receber 159.000 litros de petroleo para cada contrato que tinham.

Futuro de petróleo WTI negativo

Não é trivial armazenar essa quantidade de óleo. Armazens e navios petroleiros estavam se enchendo de petróleo.

O medo de não conseguir armazenar esse petróleo fez o investidor começar a querer se livrar dos contratos. Com isso, o preço foi caindo. Em dado momento, o preço chegou a zero.

E ainda assim, os investidores baixavam os preços: eles estavam em pânico e aceitariam pagar um valor para alguem tirar esse contrato da mão dele. Com isso, em um momento do dia, o preço do futuro de petróleo WTI chegou a ser negativo pela primeira vez na história.

136 / 158