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Picpay vai fazer IPO na Nasdaq. O que isso significa?

Muitas empresas brasileiras estão fazendo IPO em bolsas dos EUA, como é o caso do Picpay. Faz sentido entrar? Como participar de um IPO?

O que é IPO?

IPO significa Initial Public Offering, ou, em português, Oferta Pública Inicial. É quando uma empresa estréia na bolsa de valores, fazendo com que investidores consigam comprar suas ações.  

Esse evento é um marco para empresa, pois é a primeira venda de ações de uma cia.

Mas será que vale a pena esse tipo de evento?

O que faz com que a bolsa se torne tão atraente para as empresas?

Numa abertura de capital, a empresa costuma captar grandes somas de dinheiro.

Para você ter noção, dá uma olhada no valor captado por algumas empresas que fizeram IPO no Brasil ano passado:

  • 3R: R$ 690 milhões
  • Ambipar: R$ 1,08 bilhão
  • Enjoei: R$ 1,1 bilhão
  • Grupo Mateus: R$ 4,6 bilhões
  • Grupo Soma: R$ 1,82
  • JSL: R$ 693,7 milhões
  • Locaweb: R$ 1 bilhão
  • Méliuz: R$ 583,4 milhões
  • Petz: R$ 3 bilhões
  • Rede D’or: R$ 11,4 bilhões
  • Sequoia: R$ 905,8 milhões
  • Track & Field: R$ 454,7 milhões

Não estão todas aqui, mas somando as quantias de todas foram mais de R$ 43,8 bilhões captados.

Se pensarmos nas outras possibilidades que as empresas têm de captar dinheiro seria muito improvável de chegar a essas somas.

Alternativas: 

1- Empréstimo em banco: nenhum banco brasileiro tem R$ 2 bilhões para emprestar desta forma, imagina emprestar para mais de 20 empresas no mesmo ano.

2- Investidores privados: apesar de ser uma forma comum de se levantar dinheiro para empresas, quando o valor começa a ficar muito grande, essa prática começa a ficar inviável. Embora algumas startups gigantes tenham começado a contrariar essa regra. 

Por exemplo, o Nubank que fez captação de US$ 400 milhões em nova rodada de investimento. Essa captação, chamada de Série G, colocou o banco digital como uma das cinco instituições financeiras mais valiosas da América Latina.

A rodada foi liderada por um grupo renomado de investidores globais, como GIC, Whale Rock e Invesco – fundos que, na última década, realizaram aportes nas maiores empresas de tecnologia do mundo.

Além disso, captar dinheiro com emissão de ações tem outras vantagens. 

Diferente do empréstimo de banco, por exemplo, as ações não têm vencimento e não têm necessariamente um retorno específico. Dessa forma a empresa fica livre de precisar ter os valores disponíveis, com rentabilidade pré estabelecida, numa data definida.

Claro que não adianta a empresa emitir ação e não oferecer retorno aos investidores, porque aí o preço da ação cai e se a empresa quiser emitir mais papéis, vai acabar captando muito menos. 

Abrir capital em bolsa pode ser oneroso para uma empresa, não é uma tarefa simples, mas comparado a um financiamento, o custo de emitir ações pode ser bem menor do que o dos financiamentos bancários ou outros tipos de operações de crédito.

Para abrir capital em bolsa, é preciso que a empresa esteja em um determinado ciclo de vida, pois será necessário um processo de profissionalização, transparência nos relatórios, entre outros requisitos que são solicitados. 

Veja o quadro abaixo:  

fonte: pwc

Outra vantagem de abrir capital em bolsa é dar liquidez aos empreendedores e sócios. A compra e venda de ações em bolsa é muito mais simples. Dessa forma, os sócios conseguirão finalmente ter retorno financeiro depois de uma longa jornada.  

Agora que demos esse overview sobre IPO, ficam algumas questões. Como entrar em um IPO? Faz sentido?

Como investidor vale a pena investir em um IPO?

Com tantas ofertas a caminho, é natural ter essa dúvida se vale a pena ou não participar.

Ao entrar em um IPO, pode ser que você aproveite uma grande oportunidade ou não.  

Antes de investir, é preciso avaliar a oferta. 

Inclusive, uma das etapas que as empresas que vão abrir seu capital em bolsa devem cumprir é entregar um prospecto preliminar.

Nele constarão os últimos balanços financeiros da empresa, sua perspectiva e sua estratégia de negócio, além dos dados da própria oferta, como a data para a reserva, o número de ações que serão lançadas e a faixa indicativa de preço.

O que você deve olhar, nesse momento?

Entre os critérios a serem analisados estão o desempenho da empresa, em que setor ela está inserida, se sua área de atuação é competitiva, se tem mercado para crescer, como a companhia se comporta em relação aos concorrentes, como se comunica com o mercado, como sua dívida está estruturada, quais os projetos de investimentos, ou seja, para onde vai esse dinheiro captado na empresa.

É importante olhar não só números, mas também o histórico da gestão, o potencial de crescimento da empresa e do mercado.  

Vantagens de entrar no IPO

Comprar ações antes de elas chegarem ao mercado e pagar um valor menor do que no primeiro pregão.

Dessa forma, caso a ação se valorize depois do IPO, é possível ter bons retornos nas negociações seguintes.  

Como o caso da empresa Méliuz. Foi considerado um dos melhores IPOs da B3 dentre as várias estreantes ao longo de 2020.

A empresa abriu capital a R$ 9,65 e acumula mais de 300% de valorização nos últimos seis meses.

Desvantagens de entrar no IPO

O IPO pode não dar o resultado esperado.

Em 2019, a Uber abriu seu capital em bolsa em maio, porém no primeiro dia das negociações, o valor das ações caíram.  A empresa de mobilidade urbana tinha estimado um valor de USD 45 por ação, mas o mercado negociou a USD 41,57.

Ainda no segundo dia, teve outra queda de 10,8%. A Uber foi considerada um dos piores IPOS na Bolsa de Nova York. 

Também pode acontecer um outro caso, as ações supervalorizarem e o mercado não comprar os papéis. Como o preço segue a lei da oferta e demanda, se não tiver gente comprando, quem está vendendo tende a baixar o preço para conseguir se desfazer dos papéis e a cotação pode cair.

Para investidores pessoa física, o acesso a informações importantes é pequeno, então é preciso ler atentamente o prospecto da empresa para entender os fatores de risco.

Por isso é necessário estudar, analisar, avaliar, entender os fundamentos da empresa, pesquisar. Inclusive, se você quiser saber mais sobre análise de empresas, veja esse vídeo.

Se a empresa que está abrindo capital na bolsa fizer sentido para sua estratégia, se você está ciente dos riscos, bingo. Vá atrás do IPO.  

Afinal de contas, como então entrar em um IPO?

O processo de IPO acontece muito antes de chegar até os investidores pessoa física. A empresa precisa se preparar para isso. 

A empresa faz o pedido de registro de Companhia Aberta junto ao órgão regulamentador e fiscalizador do mercado de capitais. No caso do Brasil é a CVM.

A empresa prepara uma série de documentos que já falei anteriormente aqui e lança o prospecto preliminar.

A partir daí, inicia-se o roadshow, que é a apresentação da companhia e da oferta de distribuição de ações para o público investidor.

Vou reforçar aqui: não deixe de avaliar se faz sentido virar sócio da empresa ou não. Veja os números, gestão, corra atrás de informações. 

Fique atento ao preço inicial divulgado. 

Caso queira participar de um processo de IPO, você  precisa ter conta em uma instituição participante da oferta e fazer a reserva, isto é, a solicitação das ações.

 A reserva pode ser feita pela internet ou por telefone, o que varia conforme a corretora ou distribuidora. Mas é preciso ficar atento, pois nem todas as corretoras participam das distribuições.

Após feita a reserva, não é possível voltar atrás. 

É preciso, inclusive, pagar uma parte do valor das ações para garantir sua participação, ou seja, você tem que ter uma margem de garantia. 

Essa margem pode variar entre 15% a 20% do valor solicitado. Essas garantias não precisam necessariamente ser em dinheiro,  podem ser ativos como títulos, ações, CDBs ou ouro, por exemplo.

Depois da reserva das ações, chega-se no preço final que será pago pelos investidores no dia do IPO. Esse preço é calculado de acordo com o preço inicial, a demanda do mercado para os papéis e os valores que os investidores estão dispostos a pagar. 

Picpay é a nova empresa a fazer IPO na Nasdaq. E agora?

A Picpay foi criada em 2012 como carteira digital e foi aumentando sua base de usuários desde então. Atualmente, tem mais de 38,8 milhões de usuários cadastrados, sendo 28,4 milhões deles ativos. Além disso, gem uma base 1,2 milhão de lojistas e que teve receitas de R$ 389,6 milhões.

Com a pandemia do coronavírus, a empresa apresentou um ritmo de expansão acelerado, já que muitas pessoas passaram a procurar soluções digitais, principalmente no setor financeiro. 

Apesar de ter apresentado prejuízo em 2020, a empresa fala em seu prospecto que já está operando com margens positivas.

A companhia pretende com o recursos do IPO ampliar o seu marketplace financeiro e prevê lançar serviço de anúncios até o final deste ano. Além de apostar em uma estratégia de fusões e aquisições. 

Se a Picpay vai fazer IPO na Nasdaq, como participar?Como entrar no IPO da Picpay se será feito na Nasdaq?

O processo de IPO segue as mesmas etapas que aqui no Brasil, entretanto tem algumas particularidades que você precisa saber. 

Primeiro você deverá procurar uma corretora que atua com esse tipo de ativo no exterior.

Em seguida, passará por um processo com objetivo de atender os requisitos de elegibilidade da corretora. Esses critérios podem variar de acordo com a corretora escolhida. 

Para você ter noção, algumas corretoras pedem que você tenha ao menos US$ 250 mil investidos na corretora ou ter realizado ao menos 30 operações nos últimos 3 meses. Enfim, varia de corretora para corretora. 

Além disso, é necessário preencher o formulário de elegibilidade para um IPO, exigido pela FINRA, a entidade de autorregulação das corretoras nos Estados Unidos.

Caso você seja elegível para participar do IPO, deve fazer uma remessa de dinheiro para o exterior. 

De fato, é um pouco mais trabalhoso por ser outro país. Longe de fazer qualquer tipo de indicação, mas se você achar que vale a pena é preciso correr. O IPO acontece no dia 13

Espero que tenha gostado do texto e se ficou alguma dúvida comenta aqui! 

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