Qual o significado do touro no mercado financeiro
Quando falamos de mercado financeiro, pensamos em Wall Street, a rua mais importante do mercado financeiro mundial. E quando pensamos em Wall Street, pensamos na famosa estátua de touro. Mas a questão é: que esse animal tem a ver com o mercado?
Bull Market (Touro)
No mercado financeiro, existe uma expressão para quando as coisas vão bem e os ativos se valorizam: “bull market”. Essa expressão diz que o mercado está como um touro. Isso acontece quando os investidores estão otimistas, fazendo com que tenha mais procura do que oferta.
Com isso, os preços sobem e os ativos se valorizam.
Mas onde entra o touro? Imagine esse animal atacando. O movimento de ataque com a cabeça/chifre é feito de baixo para cima. Ou seja, subindo, certo?
Os investidores apelidaram esse comportamento do mercado como “bullish” (como um touro) justamente por isso. Esse negócio acabou pegando. Hoje o maior símbolo de Wallstreet é o touro justamente porque ele simboliza um mercado otimista e subindo.
O Ibovespa teve um período bullish entre 2002 e 2008 como o gráfico mostra.
Bear Market (Urso)
Seguindo a mesma lógica, temos o Bear Market. Fazendo referência ao ataque de um urso, que acontece sempre de cima para baixo. Ou seja, descendo.
Por tanto, o mercado definido como pessimista, é aquele caracterizado pela maior oferta do que procura por investimentos. Fazendo com que os preços caiam, assim como o movimento de ataque de um urso.
Espero que tenha entendido finalmente qual o motivo da estátua em Wallstreet. Qualquer dúvida, é só comentar aqui embaixo.
