Quando falamos de mercado financeiro, pensamos em Wall Street, a rua mais importante do mercado financeiro mundial. E quando pensamos em Wall Street, pensamos na famosa estátua de touro. Mas a questão é: que esse animal tem a ver com o mercado?

Bull Market (Touro)

No mercado financeiro, existe uma expressão para quando as coisas vão bem e os ativos se valorizam: “bull market”. Essa expressão diz que o mercado está como um touro. Isso acontece quando os investidores estão otimistas, fazendo com que tenha mais procura do que oferta.

Com isso, os preços sobem e os ativos se valorizam.

Mas onde entra o touro? Imagine esse animal atacando. O movimento de ataque com a cabeça/chifre é feito de baixo para cima. Ou seja, subindo, certo?
Touro ataque

Os investidores apelidaram esse comportamento do mercado como “bullish” (como um touro) justamente por isso. Esse negócio acabou pegando. Hoje o maior símbolo de Wallstreet é o touro justamente porque ele simboliza um mercado otimista e subindo.
Ibovespa touro

O Ibovespa teve um período bullish entre 2002 e 2008 como o gráfico mostra.

Bear Market (Urso)

Seguindo a mesma lógica, temos o Bear Market. Fazendo referência ao ataque de um urso, que acontece sempre de cima para baixo. Ou seja, descendo.

Por tanto, o mercado definido como pessimista, é aquele caracterizado pela maior oferta do que procura por investimentos. Fazendo com que os preços caiam, assim como o movimento de ataque de um urso.
Touro e urso

Espero que tenha entendido finalmente qual o motivo da estátua em Wallstreet. Qualquer dúvida, é só comentar aqui embaixo.