fbpx
Usar de graça Acesse sua conta

Rentabilidade negativa no Tesouro SELIC. O que aconteceu?

Se tem uma coisa que não podemos negar é que em 2020 os investidores mais conservadores tiveram que reavaliar seus investimentos. 

Com 9 cortes consecutivos da SELIC, a taxa de juros do Brasil atingiu o patamar mais baixo historicamente. Para completar, o investimento queridinho do mercado para compor a reserva de emergência fechou setembro em queda de 0,46%.

Depois de 18 anos, o Tesouro SELIC fechou o mês negativo. Dos 28 títulos de dívida pública negociados no mercado (pré e pós fixados, incluindo o Tesouro SELIC), 23 tiveram desempenho negativo no mês.

Analistas do mercado dizem que não há motivo para pânico, que o que aconteceu foi um tropeço.

Com as sinalizações do governo de furar o teto de gastos, aumentou o risco desses títulos e o governo precisou oferecer mais juros para atrair os investidores. O que aconteceu então?

Ágio e Deságio

Antes de falar o que aconteceu, acho sempre válido colocar conceito porque sei que tem algumas pessoas que leem o blog e não estão acostumadas com os termos. 

Ágio

Quando um produto ou uma operação está sendo negociado com um valor a mais, ou seja, o valor está maior do que o valor de mercado.

Exemplo, quando vamos a um leilão, o produto exposto já tem um valor estabelecido. A medida que as pessoas vão dando os lances, o valor do produto vai subindo. 

Quando o objeto é arrematado, a diferença entre o valor pago e o valor de avaliação é o ágio.

Deságio 

Já o deságio é o contrário do ágio, ou seja, é quando você compra algo com um valor menor do que realmente vale, então esse produto foi adquirido com deságio. 

Ou seja, o deságio é a diferença entre o valor de mercado e o valor da aquisição do produto, quando este é inferior ao do mercado.

O deságio faz com que a rentabilidade da compra que acaba de ser feita aumente. 

O ágio é um grande aliado do vendedor, enquanto o deságio é um ótimo aliado do comprador de uma mercadoria ou produto financeiro.  

Deságio no tesouro fez a rentabilidade ficar negativa

Sabemos que é Tesouro SELIC (LFT) é considerado o investimento mais seguro, porque no final das contas você empresta dinheiro para o governo e a probabilidade de um governo quebrar é menor. 

Mas o que de fato aconteceu em setembro foi o seguinte. Como falei no começo do texto, a taxa SELIC vem caindo. Se antes a taxa de juros chegou a 14%, hoje ela está a 2%, o que faz com que o tesouro SELIC não tenha tanta atratividade e as pessoas não querem comprar. 

Muitas empresas e grandes fundos ainda mantém sua reserva em LFT, e quando precisam tirar de um lugar para investir em outro, geralmente, resgatam do tesouro SELIC. 

O problema é que para alguém vender, tem que ter alguém querendo comprar. Inclusive, uma semana antes de fechar o mês teve um leilão de títulos públicos e não teve demanda, forçando o preço a cair, ou seja, um deságio. 

Para o investidor comum o que isso significa?

Se você for resgatar antecipadamente, provavelmente vai sofrer algum prejuízo. Mas se mantiver sua posição até a data do vencimento, sua rentabilidade vai ser mantida. 

O que é importante ver aqui?

Já falei um outro texto, mas acho importante trazer para esse aqui também. 

Suponhamos que você queira emagrecer, começa uma dieta na segunda-feira e se pesa todo dia: você provavelmente vai ter oscilações. Pode ser que acorde mais inchado, pode ser que suou mais e perdeu líquido.

Olhar para variação todo dia sem ter intuito de vender ou comprar é que nem se pesar todo dia, você vai ter oscilações, mas no final das contas o que vai contar é o longo prazo. 

Analistas do mercado dizem que tendência é reajustar para a taxa do vencimento, inclusive, o governo tem mecanismos para fazer isso. 

Entretanto, uma lição importante que podemos tirar dessa situação é que por mais conservador e seguro um investimento, ele também sofre variação, principalmente quando ele tem marcação a mercado.

Assim, no lugar de tentar prever o que vai acontecer a melhor alternativa é montar uma carteira diversificada.

176 / 180