Na hora de investir, os apps tornam a sua experiência em algo super funcional. Transferências online, aceite da proposta diretamente no celular, assessores mostrando os melhores produtos do portfólio: tudo de maneira prática e rápida.

Você está super feliz que começou a investir ou está com novos investimentos, ansioso para ver seu dinheiro render, mas tem um porém: como saber se os ativos estão realmente indo bem?

Muitas pessoas se perguntam se tem apps para acompanhar investimentos. E por que isso é tão importante?

Já escutei algumas vezes a seguinte frase: “Ah, mas eu consigo ver no app da minha corretora/banco que meu dinheiro está subindo, então está de boa.”

Será?

No mundo dos investimentos é importante que, além de ter rentabilidade positiva em relação ao que você aplicou inicialmente, você veja se está rendendo melhor do que um benchmark seguido pelo tipo de ativo no mercado.

Por exemplo:

Se você investiu em ações, elas estão performando acima ou abaixo do Ibovespa?

O Ibovespa é o mais importante indicador de desempenho médio das cotações das ações negociadas na Bolsa de Valores do Brasil.

Para analisar em qual fundo investir, geralmente, você deve analisar se ele consegue bater o CDI ou não.

E quando você investe em diferentes corretoras e bancos? Algumas pessoas, tem planilhas para fazer esse acompanhamento, mas continua a leitura que tem dica boa para esses casos!

Se nem planilha você faz, precisamos falar seriamente: 

Quem não mede não gerencia.

Peter Drucker
Quer saber mais sobre a importância de acompanhar investimentos? Da uma lida nesse post aqui do blog.

Como falei antes, é importante acompanhar os seus rendimentos e ter um benchmark para você ter noção se está indo bem ou não: as vezes um bom investimento se torna ruim por mudanças políticas, econômicas, ou por qualquer outro motivo.

Nesse caso, o investidor que está de olho em seu portfólio consegue tomar decisões mais embasadas e tende a alocar melhor o seu dinheiro.

Com o objetivo fomentar essa cultura de acompanhamento de investimentos, eu decidi escrever esse texto sobre apps para acompanhar investimentos. Mesmo sabendo que a maioria das ferramentas que eu falo aqui são concorrentes do Real Valor.

Espero que esse guia te ajude a acompanhar melhor os seus investimentos e fazer mais dinheiro!

Confira nossa seleção de apps para acompanhar investimentos

Bloomberg

App para acompanhar Ações, ETFs e FIIs.

Nota: 4,2 (Playstore)

Bloomberg dispensa apresentações. É a principal ferramenta de tecnologia e dados do mercado financeiro no mundo. O app deles é uma ferramenta gratuita com uma série de funcionalidades que ajudam o investidor de ações.

Nele você consegue ver os indicadores financeiros de empresas brasileiras e internacionais, ver notícias dessas empresas, índices internacionais, preços de commodities e por ai vai.

Além disso, ele permite que a criação de uma watchlist de ações para você acompanhar mais de perto, vendo a variação de cada ativo ou da carteira como um todo.

Para quem investe em ações, essa funcionalidade agrega porque mostra exatamente quais ações estão performando bem e quais estão indo mal.

A criação da watchlist só tem dois problemas: ela tem que ser manual e ela só mostra o preço da ação. Caso você tenha comprado a ação em mais de uma oportunidade, o app não faz cálculo do preço médio.

Apesar de ser um excelente app para quem quer acompanhar ações, etfs e fiis, o app não conta com outros tipos de investimento. Com isso, o investidor que tem uma carteira diversificada pode acabar não vendo todo o seu patrimônio num só lugar.

Vantagens:

  • Ações brasileiras e internacionais
  • Watchlist para acompanhar carteira de ações
  • Indicadores financeiros de todas as ações
  • Notícias

Desvantagens:

  • Não tem suporte para investimentos diferentes de ações, etfs e fiis
  • Adição manual dos investimentos
  • Não calcula preço médio

Investing

App para acompanhar investimentos em ações, ETFs e FIIs. Obs: eles também tem um app para acompanhar investimentos em criptomoedas.

Nota: 4,6 (Playstore)

Embora o app da Bloomberg seja muito elogiado, eu não poderia deixar de fora o Investing. Para quem não gosta do app Bloomberg, o Investing pode ser uma boa opção.

Ele tem funcionalidades parecidas, como cotações das principais bolsas do mundo, notícias econômicas e permite montar e acompanhar um portfólio próprio.

Decidi incluir o Investing na lista porque eu prefiro a usabilidade dele, mas no final das contas ele e o Bloomberg são muito parecidos mesmo.

Blockfolio

App para acompanhar investimentos em Criptomoedas.

Nota: 4,7 (Playstore)

Blockfolio é um dos aplicativos mais elogiados quando o assunto é Criptomoedas. Eles tem mais de 8.000 criptomoedas em seu catálogo e mais de 300 corretoras. Com o Blockfolio, o usuário consegue adicionar o seu portfólio de moedas digitais e ver as análises da carteira:

  • Qual a participação de cada criptomoeda no resultado total da carteira
  • Variação Diária de cada ativo
  • Performance histórica em gráficos de linha ou de velas

Também é possível criar alertas de preços, de forma que você seja avisado quando um ativo chegar a um preço específico.

Além disso, o Blockfolio criou um mecanismo de comunicação entre os criadores das diferentes moedas e os usuários do app. Dessa forma, o usuário sempre fica informado do que está acontecendo parte tecnologica das suas moedas.

Infelizmente a adição das transações tem que ser manual, o que pode levar algum tempo para quem tem muitas compras/vendas de criptomoedas.

Blockfolio também não conta com uma versão web ainda, sendo restrita ao app (iOS e Android).

Vantagens:

  • Suporte para basicamente todas as criptomoedas
  • Alerta de preços
  • Notícias
  • Calcula preço médio

Desvantagens:

  • Adição manual dos investimentos
  • Sem versão web
  • Não tem suporte para investimentos diferentes de criptomoedas

Tesouro Direto

App para acompanhar investimentos em Títulos Públicos.

Nota: 3,6 (Playstore)

Tesouro Direto é um app para acompanhar investimentos desenvolvido pela Secretaria do Tesouro Direto e existe para fazer que o investidor de título públicos tenha uma visão mais ampla de como seus rendimentos estão performando.

Com ele é possível investir em títulos públicos, fazer simulação para saber qual a melhor opção de investimento, resgatar valores. Ainda é possível cadastrar sonhos, como metas para serem batidas como compra de apartamento, carro, viagem.

Tanto no app quanto na web a interface é bem simples e fácil de encontrar as informações.

Vantagens:

  • Gráficos intuitivos
  • Dá para investir direto do app
  • Simulador de títulos

Desvantagens:

  • Não tem suporte para investimentos diferentes de tesouro direto

Real Valor

App para acompanhar investimentos de uma carteira diversificada

Nota: 4,7 (Playstore)

Nascido da ideia dos fundadores de abandonar as planilhas de controle de investimentos, o Real Valor existe para quem tem uma carteira diversificada em mais de um tipo de ativo ou em diferentes corretoras ou bancos. A ideia é sempre mostrar a carteira consolidada para o usuário ver o patrimônio como um todo.

Com o Real Valor você vê cotação, histórico, evolução de tudo que você investiu e sempre quis ver. Ainda compara seus investimentos com os principais benchmarks do mercado financeiro.

Para começar a usar o app, o usuário pode importar renda fixa e variável automaticamente ou adicionar manualmente.

A partir daí, o app mostra a carteira consolidada que depois é destrinchada em 4 categorias:

  • Renda fixa
  • Renda variável
  • Fundos
  • Criptomoedas

Também é possível ter uma visão ainda mais detalhada ao olhar para os produtos separadamente.

Seguindo essa lógica, existe um gráfico de performance da carteira global comparada com os principais benchamarks do mercado (CDI, Poupança, Ibovespa, IFIX, IPCA, Bitcoin, Dólar).

Quando a performance global não está indo bem como esperado, é só procurar quais investimentos estão sendo responsáveis por isso. Com isso você toma melhores decisões para aumentar seu patrimônio.

O aplicativo também traz o histórico de dividendos, bonificações, desdobramentos e agrupamentos de ações e FIIs.

Além disso, ele tem uma versão web para quem prefere ver gráficos com mais detalhes.

Vantagens:

  • Consolidação da carteira completa
  • Notícias
  • Importação automática
  • Comparador de ativos
  • Versão web
  • Calcula preço médio

Desvantagens:

  • Não tem suporte para todos os investimentos ainda, como opções, mercado futuro, etc
  • Fundos têm de ser adicionados manualmente

Menção honrosa: Infomoney

App para acompanhar notícias)

Nota: 3,9 (Playstore)

O Infomoney é o maior portal de notícias financeiras do Brasil. O app deles traz as informações que o site mostra para a tela do celular. Assim como Bloomberg e Investing, é possível ver informações financeiras das empresas brasileiras e criar uma Watchlist para acompanhar ações específicas.

Ele é o equivalente brasileiro à Bloomberg e ao Investing. A grande diferença entre eles é que o Infomoney não conta com informações ricas sobre os mercados internacionais, focando mais no brasileiro. Por isso decidi colocar como menção honrosa.

Vantagens:

  • Watchlist para acompanhar carteira de ações
  • Notícias Indicadores de ações

Desvantagens:

  • Adição manual dos investimentos
  • Não tem suporte para investimentos diferentes de ações, etfs e fiis

Como disse no começo do texto, é fundamental que você acompanhe seus investimentos de perto, além de procurar saber mais dados sobre o mercado.

Curtiu a lista com apps para acompanhar investimentos? Conhecimento e informação nunca são demais!

Que tal compartilhar esse texto com algum amigo investidor?