fbpx
Usar de graça Acesse sua conta

Você sabe dizer qual investimento te faz perder dinheiro e qual te faz ganhar mais?

A melhor maneira de você saber se seus investimentos estão indo bem ou não, é acompanhar e comparar com algum índice do mercado. 

Da mesma forma, para saber qual investimento está te fazendo ganhar ou perder dinheiro, você compara cada um deles com um índice de mercado, chamamos esses índices de benchmark

Fazendo uma analogia com a época de colégio…

Suponhamos que a média da turma seja 6. Se você ficasse com média 7, isso significava que você estava indo melhor que a maioria.

qual-investimento-te-faz-perder-e-qual-te-faz-ganhar-dinheiro-app-real-valor

Caso você tirasse abaixo de 6, precisava mudar a estratégia de estudo para acompanhar o ritmo da turma, certo? 

Com investimento acontece da mesma forma, os índices de mercado são a média para você comparar.

E de que forma você consegue fazer isso? 

De fato, a maioria das corretoras mostra os principais benchmarks do mercado, mas quanto mais diversificada for a sua carteira, principalmente se você tiver investimentos em diferentes bancos e corretoras, mais complicado fica de ver seus investimentos como um todo. 

Assim, o primeiro passo para saber se está indo bem nos investimentos é inserir seus ativos no app do Real Valor para consolidar sua carteira. Você pode fazer isso de forma manual ou automática.

Se você ainda não sabe como fazer isso, temos o passo aqui:

Como saber se está investindo bem?

Agora que você tem todos os seus investimentos em um lugar só, vou te mostrar como saber se seus investimentos estão bem e quais ativos podem estar trazendo sua rentabilidade para baixo. 

Analisando o total em carteira 

Pelo app ou web do Real Valor, você vai em “Ativos” > “Desempenho”. 

Nesta tela mostra todos os gráficos com relação a um índice que faça sentido para sua carteira.

No início você vê a sua carteira como um todo. Nessa primeira tela, todos seus investimentos são puxados independente se estão em uma, duas ou mais corretoras ou bancos. 

Isso dá uma boa ideia se seus ativos estão indo bem ou mal. Ou seja, se você está investindo bem ou não.

Desdobrando o portfólio

Logo abaixo da carteira total, separamos os investimentos por categoria. Assim, você pode escolher o melhor índice para cada categoria.  

Dessa forma, caso você não esteja satisfeito com a rentabilidade da sua carteira, fica mais fácil saber qual o ativo pode estar afetando os seus rendimentos.

Para cada categoria existe um índice mais indicado: 

Fundos de investimento, geralmente, buscam bater o CDI, o que é um bom indicador para saber se você está indo bem ou não.

Como existem opções de renda fixa que garantem pagar mais do que o CDI, se a sua carteira estiver muito abaixo do índice, pode ser uma boa ideia repensar a alocação.

Ações e ETFs geralmente procuram bater a Ibovespa, Fundos Imobiliários o IFIX.

Como analisar os gráficos do Real Valor?

Vamos olhar uma carteira de ações e ETFs, como exemplo.

Para saber qual investimento está jogando a rentabilidade para cima, olhamos os que estão com rentabilidade acima do IBOVESPA. 

Quando olhamos para WEGE3 temos:

  • rendimento de 505,87% do valor inicial investido
  • o investimento está 973,72% acima do IBOVESPA

Esse último dado é importante a gente falar sobre ele. 

Ele mostra a rentabilidade histórica total do ativo em comparação com o benchmark escolhido. 

Ou seja, ele vai mostrar o quanto o ativo valorizou ou desvalorizou em relação ao benchmark. Nesse caso, o ativo performou 973,72% melhor do que o principal índice do mercado.

Essa conta leva em consideração o período, a cotação do ativo e os aportes feitos ao longo do tempo. 

Mas para que você quer saber isso? 

Bom, lembra da média da turma que eu falei no começo do texto? Pois bem, quando um ativo está acima de 100% do índice significa que a performance dele é melhor. Já o que está abaixo do índice tem uma performance pior.

Por isso, quando queremos descobrir quais ativos são responsáveis por trazer a rentabilidade da carteira para baixo, é só olhar os que estão rendendo abaixo do benchmark escolhido. Como estamos na carteira de ações, continuamos comparando com Ibovespa.

Nesse caso temos:

CIEL3: 

  • Rendimento negativo de 78,88% 
  • 135 pontos percentuais (pp) abaixo do IBOVESPA. 

Ou seja, além de o ativo estar com rentabilidade negativa, ele vem performando abaixo indíce por um tempo. Na data do print, ele estava 135 pontos percentuais (p.p.) abaixo do Ibovespa. 

Parênteses:

Ponto percentual é a diferença, em valores absolutos, entre duas porcentagens. Por exemplo: se eu tenho um ativo XYZ que rendeu 10% e Ibovespa rendeu -1% dizemos que o ativo está 11 pontos percentuais acima de Ibovespa. 

Trata-se de conceito matemático e é uma forma de simplificar quando você estiver olhando seus ativos. 

Voltando para CIEL3, nitidamente é um ativo que puxa a rentabilidade dessa carteira para baixo. 

Lembrando que aqui estou usando os ativos como exemplo e não estou fazendo recomendação de compra ou venda.

Agora que você já sabe dizer quando um ativo está jogando a rentabilidade para cima ou para baixo, você pode tomar melhores decisões em relação a eles. 

185 / 189