O que muda?

Por que uma empresa opta por fazer IPO?

Você sabe o que significa IPO?

IPO significa Initial Public Offering, ou, em português, Oferta Pública Inicial.

É quando uma empresa estreia na bolsa de valores, fazendo com que investidores consigam comprar suas ações. Isto é, quando, pela primeira vez, ela vende parte de suas ações na Bolsa de Valores.

Para abrir capital em bolsa, é preciso que a empresa esteja em um determinado ciclo de vida, pois será necessário um processo de profissionalização e transparência nos relatórios.

Numa abertura de capital, a empresa costuma captar grandes somas de dinheiro, quantias maiores que por outras formas de captação.

O que faz com que a bolsa se torne tão atraente para as empresas?

Abrir capital em bolsa pode ser oneroso para uma empresa, mas o custo de emitir ações pode ser bem menor do que o dos financiamentos bancários ou outras operações de crédito.

Outra vantagem de abrir capital em bolsa é dar liquidez aos empreendedores e sócios. A compra e venda de ações em bolsa é muito mais simples.

O que acontece com o dinheiro que é captado? A oferta de ações em um IPO pode ser primária ou secundária.

Oferta Primária

Representa a venda de novas ações emitidas pela companhia ao mercado. A captação vai para o caixa da empresa para financiar novos projetos, ampliar fábricas ou até pagar dívidas.

Oferta Secundária

São uma venda de ações que já existem. Os papéis normalmente pertencem a sócios que querem reduzir sua participação no negócio e a captação vai direto para o bolso deles.

Por terem que passar por um longo processo até a abertura em bolsa e depois ter que prestar contas, as empresas acabam melhorando suas práticas de governança.

Geralmente, o mercado vê com bons olhos a abertura de capital em bolsa e as empresas abertas usualmente têm maior credibilidade entre clientes.

O primeiro ponto, pode ser financeiro. A abertura de capital de empresas é um processo oneroso, além de longo.

Por que então nem todas as companhias abrem o capital?

Outra questão é que a companhia de capital aberto passa a ter que emitir relatórios financeiros, com informações auditadas.

Muitas empresas, decidem por não querer emitir esses relatórios. Para uma empresa que não vá captar somas muito grandes de dinheiro, é muito mais vantajoso ir atrás de investidores privados.

Para eles pode ser uma oportunidade de ter ações de empresas que estão mudando de mentalidade e prevendo ampliar seus negócios.

O que IPO significa para os investidores?

É preciso entender o que está por trás:

Como está a saúde financeira da empresa, quais projetos estão no radar, analisar os concorrentes e o que ela pretende fazer com o dinheiro que vai captar.

Basta adicionar o papel manualmente no aplicativo do Real Valor e acompanhar de perto!

Como acompanhar a ação depois do IPO?

Versão Web