E se torna a empresa mais valiosa da América Latina

Mercado Livre (MELI34) passa a Vale (VALE3)

Com valor de mercado de US$ 93 bilhões, essa empresa argentina acaba de desbancar aquela que por muitos anos foi a empresa mais valiosa da América Latina.

Empresas distintas, com produtos diferentes, a grande mudança pode ser um reflexo do que vem pela frente: uma companhia de commodities acaba de ser superada por uma de e-commerce.

Estamos falando do Mercado Livre (MELI34), que desbancou a Vale (VALE3). Negociada na Bolsa americana, o Mercado Livre (MELI34) tem apresentado resultados promissores e atraentes.

Para entender o que possibilitou um crescimento tão surpreendente e exponencial, o analista de ações da Empiricus Fernando Ferrer explicou como o MELI34 tem atuado para melhorar cada vez mais.

Expansão de categorias

Com o crescimento de itens vendidos, o Mercado Livre aumentou sua atuação nos mais diversos mercados, se tornando líder de e-commerce no Brasil com participação de 30%.

No modelo 3P (third-party seller, do inglês), junto à rede Pão de Açúcar, vende os seus produtos online.

No modelo 1P (one party), a venda direta conseguiu se posicionar para ganhar mais representatividade, movimentando a venda de produtos que não tinham muita relevância na plataforma.

Logística

Em 2018, a dependência do Mercado Livre nas entregas de correios chegava até 80% de seus produtos.

De lá para cá, a empresa investiu na malha própria e centralizou cerca de 85% de suas mercadorias na sua própria logística.

Fidelidade

Na mesma linha da Amazon, o Mercado Livre lançou recentemente um programa de fidelidade que inclui descontos em fretes, assinatura dos streamings Disney+, e outros benefícios.

Essa série de funcionalidades agregam o usuário, estimulando ele a usar mais a plataforma e estar cada vez mais conectado ao ecossistema da marca.

Advertising

Assim como a MGLU3, o MELI34 ainda não explora tanto, mas tem uma ótima oportunidade pela frente. Comparando com o par internacional, a Amazon tem 6% de seu faturamento em advertising.

Mercado Pago

Com a nova iniciativa de carteira digital, o Mercado Pago facilita tanto para o consumidor como para o vendedor.

Além de ser positivo para a empresa, registrou-se que 43% dos novos clientes do Mercado Pago fizeram seu primeiro cartão de crédito em 2021.

Ao todo, o Mercado Livre apresenta uma posição muito favorável no mercado de e-commerce, categoria que mais cresceu em 2020.

A empresa tem um baixo CAC (Custo de Aquisição de Clientes), pois é uma marca que faz parte do mapa mental popular, que identifica bons preços na plataforma, além de benefícios interessantes.

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