Como investir em petróleo e diversificar sua carteira de investimentos?

Vivemos em um mundo onde o petróleo é uma das commodities mais importantes. Por isso, investir em petróleo pode ser uma ótima alternativa para diversificar a sua carteira. Afinal, já vimos por aqui o quanto ter uma carteira diversificada é importante para os investimentos.

Investir em petróleo

Ultimamente temos nos deparado com altas consecutivas no preço do barril de petróleo, e claro, sofremos com essa alta, já que grande parte do que consumimos também sofre algum impacto. Mas eu quero te mostrar que existem algumas formas para você investir em petróleo e também proteger sua carteira de investimentos das altas.

Todos os investidores devem buscar diversificar suas carteiras com os mais variados tipos de investimentos e ativos, de acordo com o seu perfil de investidor. E pensando nisso, trouxemos uma lista com 5 formas diferentes para você investir em petróleo e expor sua carteira à commodity.

 Investir em petróleo é seguro?

Responder essa pergunta é fácil: nenhum investimento é 100% seguro. Por isso, entender o seu perfil de investidor é essencial. Seja para investir no petróleo, seja para investir em commodities ou qualquer outro investimento.

Estudar, pesquisar e saber onde você está investindo o seu dinheiro é essencial para a sua saúde financeira. Conhecendo e sabendo onde você está alocando os seus investimentos, você estará mais confiante para investir o seu dinheiro.

Como investir em petróleo?

Diversificar seus investimentos com petróleo é mais fácil e prático do que você imagina. Não é tão simples quanto comprar um pão – até porque você não conseguirá comprar um barril de petróleo por aí – mas existem diversas formas de você alocar seus investimentos em ativos que estão expostos ao preço do barril. Vamos ver algumas das opções que você pode escolher?

1 – Investir em Futuros

Investir em futuros de petróleo é uma forma prática de investir nesta commodity. 

Este tipo de investimento está relacionado com o preço do barril de petróleo. Essa opção é escolhida justamente pela ligação direta com o preço do petróleo e não é um investimento indireto, como, por exemplo, as ações de petrolíferas.

2 – Investir em CFDs

CFDs são os Contratos por Diferença e são instrumentos financeiros que negociam a diferença de valores de um determinado investimento.

Essa diferença é entre o momento da compra e da venda da ação ou ativo.

Preciso te alertar que CFDs são altamente especulativos e são muito escolhidas por traders. Se você não tem um perfil de investimentos agressivo, talvez essa não seja uma opção de investimento em petróleo para você.

3 – Investir em ETFs

ETF é a sigla de Exchange Traded Funds.

De forma prática é um fundo de investimento negociado em bolsas de valores, como se fosse uma ação qualquer.

Além disso, os ETFs são fundos que seguem o rendimento de determinados índices do mercado.

Existem alguns que estão atrelados ao petróleo e podem compor a sua carteira.

4 – Investir em ações

Outra opção para investir em petróleo é investir em ações de empresas ligadas ao setor petrolífero.

As ações não estão diretamente expostas ao preço do ativo, o que é apontado como vantagem por alguns especialistas.

Outra vantagem é que os bons resultados da empresa podem resultar na valorização das ações.

5 – Fundos de Investimento

Investir em Fundos de Investimentos ligados ao Petróleo é uma forma de se expor à commodity.

Existem fundos com alocação combinada entre ações de empresas do setor, ETFs  e contratos futuros de petróleo.

Ou seja, junta todas as opções que estão aqui nesse conteúdo para você investir em petróleo. Essa pode ser, inclusive, uma forma de investir em petróleo, mesmo que você tenha pouco dinheiro.

Por onde começar?

Agora que você já viu algumas formas de diversificar seu patrimônio investindo em petróleo, é hora de ver onde e como começar a investir em petróleo.

Você pode procurar algumas das opções apresentadas aqui em corretoras de investimentos ou negociar diretamente na bolsa de valores.

Investir em petróleo

Para te ajudar eu fiz uma pesquisa e encontrei uma forma de entender mais aqui nesse link.

Lembre-se: não estamos fazendo recomendação de compra ou venda, apenas trazendo opções para você diversificar sua carteira de investimento em petróleo, caso você entenda que isso faz sentido para você.

Evento online e gratuito acontece em Março

Se você ainda tem dúvidas sobre as formas de começar o investimento em petróleo, no dia 03 de Março de 2022 vai acontecer uma transmissão de forma online e gratuita sobre como a commodity mais importante do mundo tem tudo para ser o grande investimento de 2022. Para se inscrever basta acessar esse link.

O que fazer depois de investir em petróleo?

Depois de investir em petróleo ou investir em qualquer outro tipo de investimento é essencial que você acompanhe a sua carteira de investimentos. Para saber o que está indo bem e o que precisa de ajustes. E acompanhar seus investimentos de perto é muito simples. Pelo Real Valor você acompanha a sua carteira de investimentos de forma consolidada de forma 100% gratuita. Disponível para Android, IOS e na versão web.