Como montar uma carteira de Renda Fixa?

Com a alta da Selic e os crescentes aumentos da inflação, montar uma boa carteira de Renda Fixa passou a ser mais do que uma obrigação para o investidor que quer proteger o seu poder de compra.

Maaas, se engana quem pensa que montar uma carteira de Renda Fixa é só escolher qualquer produto, ou que eles são todos iguais. Existem alguns tipos de produtos, que podem ser usados em diferentes estratégias e que vão fazer toda diferença na hora de você montar uma carteira de Renda Fixa.

Outro ponto importante ao montar uma carteira de Renda Fixa é não se esquecer da diversificação. Afinal, não é porque é Renda Fixa que você tem que deixar todos os ovos na mesma cesta.

carteira de Renda Fixa

Antes de montar uma carteira de renda fixa, você sabe o que caracteriza um investimento em renda fixa? Vem que eu te explico:

4 Principais Características da Renda Fixa

1. Rentabilidade definida

Como acabamos de te mostrar, o que define um investimento de Renda Fixa é o conhecimento da sua rentabilidade antes mesmo da sua aplicação.

2. Protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito)

Títulos de Renda Fixa podem ser emitidos tanto pelo governo quanto por instituições privadas.

Alguns dos ativos de RF emitidos por instituições privadas são protegidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Proteção FGC

O FGC é uma entidade que protege os investidores que têm seu dinheiro aplicado em Renda Fixa de empresas do setor privado.

Um risco de se investir em RF é caso você tenha um título emitido por uma instituição financeira privada, e ela venha a declarar falência.

Caso você tenha comprado um LCI, por exemplo, de um banco que algum tempo depois declarou falência, o FGC vai te estornar o valor investido acrescido da rentabilidade que seu papel tinha até então.

3. Baixo Risco

Por sabermos a remuneração de cada ativo, e ainda termos a proteção do FGC, investimentos de Renda Fixa são muito menos expostos à riscos quando comparamos com Renda Variável.

4. Bom para iniciantes e importantíssimo para investidores experientes

Como são aplicações seguras e sem muitas surpresas (rentabilidades definidas), investimentos em RF são, na maioria dos casos, o melhor caminho para investidores iniciantes.

Quer saber quais foram as maiores variações do tesouro nas últimas semanas? Veja nesse post aqui.

Além de serem essenciais para o balanceamento da carteira de investidores mais experientes.

Carteira de Renda Fixa: como começar a criar a minha?

Para montar uma boa carteira de Renda Fixa você precisa, antes de tudo, conhecer os tipos de produtos de Renda Fixa que existem.

Vou listar para você alguns produtos de Renda Fixa, separados por categorias, distinguindo os  “públicos” dos “privados”. Caso você queira entender melhor essas categorias, é só conferir o conteúdo que está aqui neste link.

Exemplos de investimentos em Renda Fixa

Privados:

Públicos:

Cada um desses títulos podem juntos compor uma carteira da Renda Fixa com ótimos rendimentos se pensados estrategicamente.

Principalmente no cenário em que estamos vivendo hoje em dia. Inclusive os especialistas apontam que estamos na onda perfeita para aproveitar ao máximo a Renda Fixa.

Quer aproveitar a onda da Renda Fixa e aprender a montar minha carteira

Quais são os riscos dos investimentos de Renda Fixa?

Em geral os investimentos em Renda Fixa são de baixo risco, e são indicados para todos os perfis de investidores. Mas alguns oferecem um risco um pouco maior. 

Para facilitar eu preparei uma tabela que te mostra de forma prática cada um dos títulos e seus respectivos riscos.

carteira de Renda Fixa

Quer aproveitar a onda da Renda Fixa e aprender a montar minha carteira

Como saber se minha carteira de Renda Fixa está mandando bem?

Depois de escolher os investimentos e montar a sua carteira de Renda Fixa é importante acompanhá-la para saber se ela está performando bem.

Se alguém disser que a Renda Fixa é só investir e deixar lá… fuja! É importante que você acompanhe sempre os seus investimentos de perto.

Para saber se você está fazendo boas escolhas e se a sua carteira de Renda Fixa está mandando bem, você precisa comparar com os benchmarks certos.

Os benchmarks, ou os índices de referência são ferramentas que os investidores usam justamente para medir quão bem (ou mal) um investimento está indo.

E na Renda Fixa nós temos alguns benchmarks que devem ser acompanhados.

  • Selic
  • IPCA
  • CDI (Taxa DI)
  • IGPM

E caso você queira comparar os investimentos da sua carteira de Renda Fixa com seus investimentos de Renda Variável você pode usar um benchmark composto. No conteúdo que está aqui neste link você vai entender mais sobre esse assunto.

Um item que muitas pessoas ignoram na hora de montar uma carteira de Renda Fixa

Nunca se esqueça de ter suas metas muito bem estabelecidas.

Você vai conseguir ter uma carteira de Renda Fixa muito melhor quando souber quais são as suas metas de curto, médio e longo prazo. 

Aqui eu vou pedir licença para fazer uma analogia que funciona muito bem. Lembra da Alice no País das Maravilhas? O Gato foi bem claro ao dizer: para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.

carteira de Renda Fixa

Nos investimentos é igual. Ter clareza de qual o seu objetivo com os investimentos vai te ajudar a escolher os melhores produtos.

Você vai precisar do dinheiro investido em quanto tempo? 3 meses? 6 meses? 1 ano? 5 anos? Essas são respostas que só as metas poderão te responder.

Isso vai te ajudar a escolher melhor os investimentos e vai evitar que você precise fazer um resgate de um investimento antecipadamente e acabe perdendo dinheiro.

Está na dúvida de quais produtos escolher? 

Existem alguns tipos de investimentos de Renda Fixa para você montar a sua carteira, além disso existem dezenas de bancos e corretoras que oferecem os mais variados produtos todos os dias.

Aproveitando o assunto, você conhece a corretora que te dá cashback em Renda Fixa? Clique aqui para conhecer mais.

E muitas vezes eles acabam rápido, é preciso estar atento e saber exatamente qual a melhor decisão tomar.

Nas últimas semanas surgiram muitos bons produtos de Renda Fixa, nós inclusive falamos sobre alguns deles para os usuários do Real Valor, mas eles esgotam muito rápido. Saber escolher te dá agilidade na hora de tomar a decisão e não perder o momento certo de investir.

A melhor forma de você aprender a tomar as melhores decisões e montar uma carteira de Renda Fixa rentável é aprendendo com os melhores, com especialistas que te mostrem um passo a passo, para você se sentir confiante na hora de escolher seus investimentos.

Se você quiser aprender a montar uma carteira da Renda Fixa, eu sugiro que você clique aqui neste link.

Quer aproveitar a onda da Renda Fixa e aprender a montar minha carteira

Como acompanhar sua carteira de Renda Fixa?

Depois de montar sua carteira de Renda Fixa, não esqueça de acompanhá-la de perto e de sempre comparar com os benchmarks. Você pode fazer isso de forma prática, pelo Real Valor que está disponível para Android, IOS e na Web, e o melhor, é 100% gratuito.