Criptomercado: o que esperar para os próximos meses?

É impossível falar em 2021, sem citar o Criptomercado. Principalmente depois do ‘boom’ das criptomoedas (e de carona as smartcoins) que tomaram conta do cenário financeiro, com a entrada crescente de novos adeptos.

Agora, iniciando mais um ano, as expectativas para o criptomercado seguem a mil. E para acalmar o coração dos investidores como você e prepará-los para o próximo ciclo, o especialista em cripto da Empiricus, Valter Rebelo, compartilhou algumas projeções.

criptomercado

Antes de abrir suas opiniões sobre o mercado, Rebelo faz uma uma breve comparação entre o Bitcoin, quando ainda era uma aposta e o cenário cripto atual, em sua ascensão. 

Valter compara o pioneiro da classe digital a um adolescente em constante aprendizado para que, em idade mais madura, conquiste o sucesso almejado. Fazendo menção à trajetória do bitcoin e as de outras tantas criptomoedas que vieram depois dele e também as que estão a caminho de atingir sua alta nos próximos meses.

Para 2022, o especialista vê os seguintes pontos:

  • Um processo regulatório mais intenso e decisivo do que em 2021. Em especial nos Estados Unidos, país mais relevante na economia cripto mundial;
  • Uma relação turbulenta entre política monetária do FED e ativos com maior percepção de riscos;
  • Um grande amadurecimento da infraestrutura do mercado de criptoativos e como isso afetará positivamente a performance dos criptoativos neste ano;

Criptomercado: a regulação nos EUA e alta volatilidade no curto prazo

O processo de regularização nos Estados Unidos, de acordo com nota emitida pelo FED, vai ser focado em declarar com clareza a legalidade de atividades com criptoativos, como:

  • Custódia de criptoativos;
  • Financiamentos colateralizados;
  • Emissão e distribuição de Stablecoins;

O especialista ressalta que, a trajetória regulatória será fundamental para que as criptos sejam mais adotadas na esfera institucional e para alcançar o maior número de pessoas no futuro, muito embora isso já venha acontecendo.

O risco no mercado financeiro é demonstrado através de volatilidade de preços e cripto segue especialmente volátil nesse momento devido aos altos níveis de alavancagem no setor. Logo, Valter acredita que poderemos ver mais volatilidade no curto prazo. Ele ainda diz que, essas preocupações e incertezas não devem se estender para o longo prazo.

Criptoativos: usos sustentáveis

Comparado a anos anteriores, Valter Rebelo olha para o futuro digital com boas perspectivas, ele acredita que a criptoeconomia construiu casos de usos sólidos e sustentáveis: as finanças descentralizadas, NFTs, games, Stablecoins, entre muitas outras ferramentas que disruptivas.

E acredita que, para 2022, o cenário é extremamente promissor para os criptoativos. Para finalizar, Valter diz que, temos muito mais razões para estar otimistas, do que temerosos.

Dados os resultados nos últimos anos, as criptomoedas ainda tem muito mais para apresentar ao mundo.

Assista ao vídeo acima e veja na íntegra as projeções de Valter Rebelo, para os criptoativos em 2022.

O que fazer depois de investir no criptomercado?

Como você viu neste conteúdo, esse é um mercado que merece atenção. Por isso, depois de investir no criptomercado fique perto dos seus investimentos.

O Real Valor monitora os criptoativos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para manter a sua carteira sempre atualizada. E o melhor: é 100% gratuito. Disponível para AndroidIOS e na versão web