Subiu de novo? COPOM anuncia nova alta da SELIC. Será que é a última?

Olha a queda!!! É mentira… O COPOM acaba de anunciar mais uma alta da SELIC. A verdade é que o mercado já estava esperando essa alta na Taxa Básica de Juros. Dá uma olhada nas principais manchetes desta manhã.

alta da SELIC

Confirmando as expectativas, o Banco Central acabou de anunciar a décima segunda alta da SELIC consecutiva. O aumento de 50 pontos base já era esperado, confirmando a nova Taxa SELIC em 13,75%.

A reunião que terminou hoje foi a 5ª de 2022 e neste ano ainda teremos três encontros. O próximo será nos dias 19 e 20 de setembro. 

As perguntas que ficam agora são: seria esse o último aumento? Chegamos a última alta? Por que tantos aumentos consecutivos?

Mais uma alta da SELIC, o que está acontecendo?

Aumentar a taxa básica de juros é uma estratégia utilizada para conter a inflação. Muito provavelmente você tenha sentido no bolso, literalmente, os efeitos da inflação que, assim como a SELIC, não para de subir.

Lá em janeiro de 2022, a  projeção da inflação para 2022 era de 5,03%. Olha aqui as manchetes da época.

 

Mas muitas coisas aconteceram não só no Brasil, quanto no mundo, e fez com que a expectativa em relação a inflação de 2022 ficasse um pouco mais pessimista.

aumento da selic

E diante desse cenário, considerando o avanço da inflação, se fez necessária a sequência de alta da SELIC. Vou colocar a seguir os gráficos tirados do site do Banco Central. Dá para ver o aumento consecutivo da SELIC ao lado dos aumentos da inflação.

alta da selic

Será esta a última alta da SELIC?

Essa resposta não é tão simples quanto um sim ou não. Segundo o Boletim Focus, é que essa seja a última alta da SELIC neste ciclo. Ou seja, as expectativas do mercado é que a SELIC fique em 13,75% até o próximo ano. 

Existe uma outra vertente que não concorda que essa seja a última alta. Os grandes bancos apontam grandes chances de mais uma alta na SELIC nas próximas reuniões que ainda vão ocorrer em 2022.

Um  relatório da equipe do economista Álvaro Frasson, do BTG Pactual, projeta mais uma alta de 0,25 ponto percentual em setembro de 2022. Veja o que diz o relatório: “Maior pressão inflacionária global, enfraquecimento do arcabouço fiscal doméstico e piora nas expectativas do IPCA para 2023 não abrem espaço para o Copom sinalizar algum fim de ciclo nesta reunião de agosto”.

A SELIC sobe sempre assim?

Não, subir de forma consecutiva não é uma regra, tudo depende do cenário político e econômico do país. Mas isso já aconteceu outras vezes por aqui.

A última vez em que a Selic esteve no valor próximo ao que estamos agora, foi em junho de 2015, quando chegou a 13,65%. Naquela época, a SELIC ainda subiu mais e chegou a 14,25% em Setembro do mesmo ano.

Como ficam os investimentos com mais uma alta da SELIC

E aí, na prática o que a alta da SELIC significa pros investimentos?

No curto prazo a gente pode ter uma atratividade maior de renda fixa frente a bolsa de valores que nos últimos 6 meses caiu mais de 7%. 

Depois que rompemos os 2 dígitos na SELIC vimos que os investimentos foram na contramão do cenário que vinha sendo apresentado nos últimos anos, com protagonismo da renda variável e a necessidade dela para retornos mais significativos das aplicações. Com a alta da SELIC a renda fixa voltou a ganhar espaço, em meio aos preços em ascensão e instabilidade fiscal.

A Renda Fixa te permite, não apenas encontrar investimentos com menor risco, como também  proteger seu dinheiro da inflação, como nos casos de títulos que rendem o IPCA +.

É sempre importante lembrar que, apesar de serem investimentos que apresentam menos riscos para os investidores, é preciso estudar na hora de colocar seus investimentos em títulos de renda fixa e entender a rentabilidade real dos investimentos.

Evite ao máximo agir na emoção e busque sempre fontes confiáveis para aprender sobre investimentos e corretoras que disponibilizem os melhores títulos de renda fixa.

O Real Valor pode me ajudar?

Sim, o Real Valor pode te ajudar sempre quando o assunto são os seus investimentos.

Talvez você seja do time que pensa que investimento em Renda Fixa não precisa de acompanhamento diário, afinal, você tem um pouco mais de previsibilidade quanto aos rendimentos.

Mas eu preciso reforçar que qualquer investimento precisa ser acompanhado de perto. Não é porque ele não varia tanto em um dia, que você não precisa estar de olho, afinal de contas, é preciso ter atenção no balanceamento da sua carteira para não ter uma surpresa mais para frente.

O Real Valor além de consolidar todos os seus investimentos em um só lugar, pode te ajudar com rebalanceamento de carteira, relatório mensal e quinzenal de investimentos. Além de te mostrar se você está batendo os benchmarks do mercado. O app está disponível para Android, IOS e na versão web. Baixe agora e acompanhe seus investimentos.