Declarar ações, FIIs, ETfs no imposto de renda? Com essa ferramenta vai ficar moleza!

Está chegando a época da declaração do imposto de renda e acertar as contas com o leão em 2022. Ano passado, em 2021, foram mais de 34,16 milhões de brasileiros que enviaram a declaração para a Receita Federal. 

Se você está na lista dos que precisam fazer a declaração do imposto de renda, fique de olho na data limite de entrega para não pagar multa depois.  

É importante entender quais são as situações que te obrigam à entrega da declaração do imposto de renda para a Receita Federal. Porém, para quem tem investimento, a declaração de Imposto de Renda é obrigatória para todas as operações de compra e venda, principalmente quando falamos em ações. Independentemente se tenha gerado lucro ou prejuízo.

Por que eu devo fazer a declaração de imposto de renda?

Primeiro, porque é obrigatório. Além disso, é importante lembrar: a sonegação de imposto de renda é crime passível de multas e reclusão.

Outro ponto é que através da declaração do imposto de renda você pode solicitar restituição de imposto, se couber. Tem gente inclusive que já ganhou uma bolada com essa restituição.

Por isso, é importante que você apure seus lucros, reúna todos os documentos referentes a informe de rendimento e pagamento de imposto e aí sim, inicie a sua declaração do imposto de renda.

Investidores enfrentam dificuldades para encontrar informações para declaração de IR

Uma questão que afeta os investidores diretamente, principalmente aqueles que têm renda variável (ações, ETFs, BDR, FIIs) na carteira, é como conseguir algumas informações fundamentais na hora de preencher a declaração do IR: ticker, cnpj, razão social, unidades em carteira, preço médio. 

As corretoras disponibilizam informe de rendimentos para os seus clientes, mas nem sempre as informações vêm completas ou da melhor maneira para auxiliar o investidor na hora da declaração.

Aqui no blog a gente disponibiliza uma lista com ações e FIIs e seus respectivos tickers e cnpj. 

Pensando nisso, desde 2020, o Real Valor traz uma ferramenta que auxilia os investidores a encontrar essas informações na hora de declarar o imposto de renda. Veja como é simples de utilizar! 

ferramenta de imposto de renda real valor  termos
ferramenta de imposto de renda real valor  ações
ferramenta de imposto de renda real valor petr4

Conheça a ferramenta de imposto de renda do Real Valor

A plataforma de consolidação de investimentos, Real Valor, disponibiliza para os usuários de forma 100% gratuita informações dos ativos de renda variável para declaração. 

Veja a seguir como é fácil utilizar: 

  1. Baixe o aplicativo do Real Valor (disponível para ios e android
  2. Crie sua conta (nome e e-mail)
  3. Conecte sua conta do CEI e faça a importação dos ativos que você investiu*. 
  4. Acesse a ferramenta e veja as informações de cada ativo para você inserir na sua declaração de imposto de renda

*Aqui é importante você saber algumas coisas: 

  • 3.1. A importação é dos ativos que você investiu nos últimos 18 meses
  • 3.2. IPOs, e Follow Ons não são importados
  • 3.3. A ferramenta não importa exercícios de subscrição, incorporações e transações realizadas nos últimos 2 dias úteis 
  • 3.4 Para esses casos é preciso adicionar manualmente

Viu como é simples? Para ter acesso a ferramenta de imposto de renda que te ajuda nas informações, baixe agora o Real Valor (disponível em ios e android)