Está começando a empreender? Veja 3 etapas simples e efetivas para vender mais.

Você deve estar se perguntando: porque um blog de investimento está falando sobre empreendedorismo? A resposta é bem simples: empreender é algo que corre nas nossas veias. O Real Valor, como você conhece hoje, começou como tantas outras empresas, a partir do sonho de empreendedores em resolver um problema. Nós, inclusive, temos muito orgulho da nossa história e ela está documentada aqui para você.

Agora que você já sabe como a gente começou, a nossa relação com o empreendedorismo, vamos olhar para outras empresas e entender algo em comum entre elas. Todas elas nasceram com algo em comum.

empreender

Algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo, como Apple, Google e Microsoft surgiram em uma garagem. Outras no dormitório da faculdade, como Dell e Facebook. Além do sucesso estrondoso e faturamento bilionário, essas companhias têm algo em comum: elas são fruto muito mais da criatividade e espírito empreendedor de seus fundadores do que de um plano de negócios redondinho e de uma apresentação PowerPoint elaborada. 

Usando uma linguagem mais informal, Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Bill Gates e os outros fundadores “foram lá e fizeram”. 

Depois, é claro, conforme os negócios foram se consolidando e tomando maiores proporções, um planejamento mais formal foi necessário. Mas a lição que fica é: se você quer começar a se aventurar no empreendedorismo, vale mais a pena pôr a mão na massa do que ficar perdendo tempo tentando fazer um plano de negócios. 

Se você não tem experiência, não adianta nada traçar um plano, porque como diz o senso comum: na prática, a teoria é diferente. Provavelmente, você vai lidar com vários acontecimentos inesperados que business plan nenhum seria capaz de prever. 

É por esse motivo que os empreendedores e empreendedoras mais bem-sucedidos são aqueles que não tem medo de “dar a cara à tapa” e sentir “na pele” a realidade do negócio. Eles não se restringem a escritórios e planilhas de Excel. 

Quem sabe muito bem disso é Natalia Martins, a empresária por trás do Natalia Beauty Group, grupo de empresas de estética e beleza presentes no Brasil, em Dubai, nos Estados Unidos e na Europa. 

“Esse meio do empreendedorismo está cheio de exemplos de empresas que morreram antes de nascer porque enquanto elas trabalhavam no plano de negócios, um empreendedor mais prático foi lá e fez”, comenta. 

3 passos para começar a empreender

Pensando em dar mais praticidade para os empreendedores, a CEO do Natalia Beauty Group recomenda 3 etapas mais simples e efetivas para fazer um negócio dar certo, antes de começar a pensar em plano de negócios elaborado: 

1) Examine o seu setor

A primeira coisa que você deve fazer, antes de entrar em qualquer segmento, é avaliar o terreno. Quais são os maiores nomes do mercado? Quais são os principais produtos e serviços oferecidos? E o mais importante: o que você pode fazer melhor do que essas outras empresas e pessoas do segmento?

“Essa é a primeira grande prova da sua ideia de produto ou serviço. Você precisa analisar bem se o seu diferencial passa nesse teste”, explica Natalia Martins.

RECEBA DICAS DE EMPREENDEDORISMO DIRETO NO SEU WHATSAPP

2) Faça uma sondagem com potenciais clientes

Depois disso, a recomendação da empreendedora é que você discuta a ideia com clientes potenciais e pergunte bem claramente quanto eles estariam dispostos a pagar pelo seu produto ou serviço. 

Assim, você já pode ter uma noção do seu faturamento. O que é uma coisa importante, principalmente para quem está pretendendo largar o emprego CLT para começar a empreender. 

“Quanto mais pessoas você perguntar isso, mais potenciais clientes você vai ter”, diz Natalia. 

VEJA OUTRAS DICAS DE EMPREENDEDORISMO AQUI

3) Crie uma ‘prévia’ do seu produto ou serviço

Com um mapeamento da concorrência e uma sondagem do público consumidor, chega então o momento de você criar uma primeira versão do seu produto ou serviço. 

É preciso ter em mente que você irá aperfeiçoá-los, conforme o negócio se consolida e você recebe feedbacks de clientes. Então, não precisa se preocupar em criar algo “perfeito” logo no início. 

No Natalia Beauty Group, isso aconteceu de forma muito clara. A primeira técnica de micropigmentação de sobrancelha (uma das especialidades da empresa) é bem diferente da técnica atual. Assim como, por exemplo, o primeiro iPhone lançado no mercado é imensamente diferente do iPhone da mais nova geração. 

“Com três etapas simples, você já está colocando em prática o seu negócio e ajustando seu produto ou serviço diante do contato dele com seu potencial cliente”, diz Natalia Martins. 

PME, MEI E PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS: ACESSE DICAS DE EMPREENDEDORISMO AQUI

Como falado anteriormente, não é que fazer um plano de negócios seja algo ruim ou inefetivo. No entanto, ao começar a empreender, o mais importante é colocar logo seu produto ou serviço “na rua”. 

Muitas pessoas, ao começar a empreender, pensam que vão precisar de uma série de coisas para ter sucesso: um plano de negócios já redondo, apresentações de PowerPoint bonitas para convencer clientes e investidores, um escritório todo decorado…

Mas, no fundo, nada disso é essencial para o êxito de um negócio.

Tire o sonho de empreender do papel

Se você quer alavancar seus negócios, essas dicas acima são apenas uma “prévia” do que é compartilhado diariamente no grupo VIP de empreendedores, criado pela fundadora do Natalia Beauty Group.

Lá, ela compartilha suas experiências e aprendizados sendo CEO de um grupo de empresas de atuação nacional e internacional.

Portanto,

  • Se você é empreendedor e quer tornar seu negócio escalável;
  • Se você tem uma empresa, está endividado e quer virar esse jogo; 
  • Se você trabalha atualmente e quer decolar na carreira ou começar a empreender;

Este grupo é um bom caminho para ir atrás do seu sucesso profissional, acessando o conteúdo mais exclusivo da empresária que conseguiu multiplicar várias vezes o faturamento do seu negócio em um período curto.

Se você quer ter a chance de fazer o mesmo, basta clicar no botão abaixo para ingressar gratuitamente no grupo VIP:

QUERO ENTRAR NO GRUPO VIP DE EMPREENDEDORES E RECEBER DICAS GRATUITAS

Como o Real Valor pode me ajudar?

O Real Valor pode te ajudar na missão de empreender. Se essa é uma das suas metas, além de entrar no grupo você pode começar a investir para poder alcançar essa meta e acompanhá-la direto na palma da sua mão. 

Temos a funcionalidade de metas no app que te ajuda a acompanhar metas de pequeno, médio e longo prazo. Aqui nesse link você aprende tudo sobre essa funcionalidade. O Real Valor está  disponível para Android, IOS e na versão web. Baixe agora e acompanhe suas metas e seus investimentos.