« Back to Glossary Index

Se você é uma pessoa que investe na bolsa de valores, provavelmente sabe que existe um horário definido de funcionamento onde você consegue aplicar seu dinheiro. Mas e se eu te contasse que existe um tempo extra para você fazer seus investimentos? Esse momento se chama After Market.

O After Market é um tempo extra para concluir operações de investimento

Vamos entender como ele funciona.

O que é After Market?

Traduzindo o termo para o Português, ele significa “momento depois do mercado”.

Em outras palavras, é o momento disponível, após o horário normal de funcionamento da bolsa de valores, para os investidores fazerem certas movimentações.

Como o ele funciona?

O tempo de funcionamento do After Market não é muito extenso, ele é de apenas 30 minutos, permitindo a realização de algumas últimas operações.

Ele é uma ótima alternativa para aquelas pessoas extremamente atarefadas, que muitas vezes não tem tempo nem de investir no horário do almoço.

O After Market é útil para investidores que não tem tempo nem na hora do almoço

No momento do After Market, basta acessar a bolsa normalmente e o investidor poderá facilmente fazer suas atividades.

É importante ressaltar que existem certas restrições no After Market, não é possível fazer qualquer tipo de operação nele.

Quando o usuário se trata de um pequeno investidor, quase tudo se mantém a mesma coisa do horário normal. Por outro lado, quando falamos de um investidor institucional – capaz de movimentar milhões de reais com pouco esforço –, algumas mudanças são visíveis.

Para entender, listei a seguir as regras de funcionamento do After Market. Vem ver:

As Regras do After Market

Em primeiro lugar, no momento de After Market só é permitido negociar ativos à vista e commodities, não podendo realizar operações com opções, por exemplo;

Só são permitidos participar ativos que tenham sido negociados no horário normal, durante o pregão;

Todas as ações negociadas precisam fazer parte de alguma carteira teórica de índice da BM&F Bovespa;

Os ativos negociados possuem um limite de oscilação: eles não podem ultrapassar 2% de variação – para cima ou para baixo – em relação ao encerramento do pregão normal;

Cada pessoa possui um limite de operações, não podendo ultrapassar R$900 mil por CPF.

Se você pretende investir no After Market, é importante estar atento a todos esses pontos para não ser pego de surpresa e conseguir fazer todas as suas operações sem grandes complicações.

As regras do After Market

Qual a utilidade do After Market?

Como você pode ter observado pelas regras, existem algumas diferenças importantes entre o Mercado à vjsta e o After Market, principalmente ao envolver grandes transações.

É necessário entender que o principal objetivo desse “momento extra” é de oferecer ao investidor alguns minutos finais para concluir suas operações e definir posições no mercado.

Muitas pessoas só conseguem investir no horário do After Market, ou seja, a partir das 17h30. É um momento essencial para grande parte dos investidores finalizarem suas transações iniciadas no período de funcionamento da bolsa e ajustarem os seus saldos para o próximo dia útil.

Abaixo seguem os horários de funcionamento da bolsa:

  • Mercado Futuro: 9h às 18h
  • Mercado à vista: 10h às 17h
  • After Market: 17h30 às 18h

Você sabia que é possível acompanhar seus investimentos na bolsa pelo aplicativo do Real Valor?

Baixe agora! Disponível para Android, IOS e na Web, 100% de graça!

« Back to Glossary Index