« Back to Glossary Index

Já parou para pensar qual a referência que você tem quando investe em algum ativo? Como você pode saber se seus investimentos estão indo bem ou não? Esse é justamente o papel do benchmark.

Não sabe o que ele é?

Vem comigo nesse texto que eu vou te explicar!

O que é Benchmark?

Um benchmark nada mais é que um índice de referência usado para avaliar o desempenho de um ativo ou aplicação.

Benchmark ajudando um investidor a comprar seus ativos

Cada tipo de investimento possui um benchmark mais adequado para ser acompanhado, levando em conta o nível dos riscos em que o investidor é exposto.

Quais são os principais Benchmarks utilizados?

São inúmeros os benchmarks existentes e utilizados no mercado atualmente, cada um deles destinado para as diferentes categorias de investimentos disponíveis. Os principais utilizados no mercado brasileiro são:

  • Taxa DI
  • Taxa Selic
  • Ibovespa
  • IPCA

Se imagine com um investimento que tenha tido um retorno de 5% ao ano. Será que esse resultado é bom? A resposta é depende.

É preciso levar em conta o tipo de investimento, os riscos no qual você está disposto a correr para conseguir esse retorno e o desempenho de outras aplicações semelhantes. É justamente aí que entra o nosso querido benchmark!

Ele vai servir como um parâmetro de comparação para os retornos dessa determinada aplicação com um indicador.

Usando o benchmark como uma forma de comparação

Como mencionei lá em cima, cada categoria de investimento deve ser avaliada com um tipo de benchmark específico. Não faria sentido comparar um investimento de renda fixa, por exemplo, com um benchmark do mercado de ações ou com benchmarks das taxas de câmbios. Cada categoria de investimentos possui seus próprios riscos para atingir determinados retornos.

Vou apresentar para você benchmarks úteis para realizar comparações com renda fixa e renda variável, mas tenha em mente que existem diversos outros disponíveis no mercado!

Benchmarks utilizados para investimentos de Renda Fixa

A maioria dos benchmarks utilizados para fazer essa avaliação dos investimentos em renda fixa possuem relação com a inflação e a taxa de juros. São eles:

Taxa DI

A taxa DI é a principal referência utilizada por investidores mais conservadores. Ela é a taxa média dos empréstimos negociados entre os bancos. Popularmente, essa taxa é chamada de CDI, mas na prática, essa sigla significa outra coisa.

CDI significa Certificado de Depósito Interbancário e é o nome dado aos títulos negociados entre os bancos. A taxa DI é justamente a taxa média dessas negociações, cuidado para não confundir esses conceitos!

Se seu investimento de renda fixa tiver rendido menos que o CDI depois do seu vencimento, muito provavelmente a escolha feita não foi a das melhores.

ativo rendeu menos que o benchmark

Títulos privados como CDB, LCI, LCA podem ter uma remuneração baseada em um percentual do CDI, reduzindo ainda mais os riscos de perder dinheiro!

Selic

A Selic e o CDI são duas taxas que andam bem aproximadas. A diferença é que o CDI será o parâmetro para os títulos privados de renda fixa, enquanto a Selic vai ser parâmetro para os títulos públicos, como os investimentos no Tesouro Direto, por exemplo.

IPCA

Para monitorar o efeito da inflação sobre as aplicações financeiras, existem alguns indicadores de inflação como benchmarks. O mais conhecido deles no Brasil se chama Índice de Preços do Consumidor Amplo, ou simplesmente IPCA.

Inclusive, é dessa forma que conseguimos verificar que a poupança na realidade te faz perder poder de compra. Basta comparar o rendimento da poupança ao ano com o IPCA anual e verificar que a taxa da inflação é muito maior.

Benchmarks utilizado para investimentos de Renda Variável

Até mesmo os investimentos mais imprevisíveis possuem benchmarks, auxiliando a verificar se houve ou não um bom desempenho de uma aplicação.

Ibovespa

O Ibovespa é o principal benchmark quando estamos tratando de investimentos de renda variável. Ele nos mostra justamente o desempenho de um grupo de ações formado pelas principais empresas em bolsa.

É justamente por isso que ouvimos tanto em noticiários que a bolsa subiu ou caiu. Estão falando do índice Ibovespa!

benchmarks nos noticiários

Você já comparou seus investimentos com os diferentes benchmarks existentes?

O Real Valor te ajuda a fazer essa comparação de uma maneira simples e intuitiva!

Acesse agora! Disponível para Android, IOS e na Web, 100% de graça!

« Back to Glossary Index