« Back to Glossary Index

Muitas vezes escutamos ou lemos que uma empresa divulgou fatos relevantes para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e seus investimentos.

entenda o que são fatos relevantes

Mas será que você realmente sabe o que denomina um desses fatos?

O que são Fatos Relevantes?

Um fato relevante é qualquer informação que possa produzir um impacto e interferir na realidade de uma empresa. Sendo assim, esses fatos são de extremo interesse dos acionistas.

A diretoria de uma companhia tem o dever de divulgar e comunicar à CVM esse tipo de fato.

Em certos casos, pode até ser importante fazer uma comunicação à Bolsa de Valores na qual a empresa está listada, negociando seus títulos mobiliários.

Outro ponto importante a ser ressaltado é com relação ao momento em que esses fatos relevantes devem ser divulgados. Será que é em qualquer instante que isso pode acontecer?

momento em que se pode ser divulgado fatos relevantes

Sempre que possível, a sua divulgação deve ser feita antes do início ou no final das negociações dos papéis nas Bolsas de Valores. Contudo, em casos extremamente necessários, essa divulgação pode ocorrer no decorrer do pregão.

Se necessário também, uma suspensão momentânea da negociação das ações de uma empresa pode ser solicitada pelo diretor de relação com os investidores.

Quais são as regras para divulgação de um Fato Relevante?

É claro que para uma empresa fazer a divulgação de um fato relevante é necessário seguir algumas regras.

Dentro do Sistema IPE – Sistema de Envio de Informações Periódicas e Eventuais – existem duas categorias de divulgações de informações pelas empresas.

Vamos ver cada uma delas.

Comunicado a mercado

O comunicado a mercado deve ser utilizado em casos como comunicados de aquisições de participações relevantes, alienações, materiais divulgados em reuniões com analistas etc.

Aviso aos acionistas

O aviso aos acionistas tem como objetivo fazer divulgação de anúncios que têm suas publicações dispensadas nas situações previstas na Lei das Sociedades Anônimas.

Exemplo: Fato relevante referente à distribuição de dividendos.

Onde podem ser consultados os Fatos Relevantes?

Os fatos relevantes podem ser divulgados via Sistema de Envio de Informações Periódicas e Eventuais e por divulgações em jornais que possuem uma alta taxa de circulação.

Para facilitar o acesso, é permitido que a publicação de um fato relevante seja feita de forma mais resumida através de páginas de internet, de forma que o conteúdo completo da informação estará presente no comunicado à CVM.

Também é obrigatório que exista uma publicação do fato em um órgão oficial da União, do Estado ou Distrito Federal.

Mas por que o Fato Relevante é tão importante?

olhe aqui embaixo a importância de fatos relevantes

É muito comum existirem casos em que algumas informações acabam fugindo do controle e causando um grande impacto no preço das ações de uma companhia.

Sendo assim, através de um fato relevante, a diretoria de relações com investidores pode explicar o caso para garantir o esclarecimento dos fatos para o mercado.

A ideia é que exista uma forma de divulgação mais precisa que a própria mídia – que certas vezes acaba distorcendo alguns detalhes -, trazendo transparência em suas atividades.

E você? Quer ficar por dentro dos fatos relevantes de uma maneira fácil?

O Real Valor te deixa por dentro dos principais fatos relevantes envolvendo empresas que você investe!Acesse aqui! Disponível para Android, IOS e na Web, 100% de graça!

« Back to Glossary Index