Inc.
Já se perguntou o que significava a sigla “Inc.” no final do nome de uma empresa? No nosso dia a dia nos deparamos com vários exemplos, como:
- Apple Inc.
- Google Inc.
- Facebook Inc.
Mesmo esbarrando várias vezes com essa sigla, muitas pessoas acabam não sabendo seu significado e no que esse conceito impacta as empresas.
Vem que eu te explico!
O que é Inc.?
A sigla “Inc.” vem do inglês e significa “Incorporated”. Esse conceito faz referência a uma empresa que não mistura o seu patrimônio com o dos seus diretores e acionistas.
Em outras palavras, a empresa possui a chamada responsabilidade limitada, ou seja, os ativos da empresa são separados dos ativos dos sócios e demais investidores.
Imagine-se sendo um acionista de uma empresa. Mesmo podendo receber os lucros por meio de dividendos ou da valorização das ações, em uma Inc., você não é pessoalmente responsável por endividamentos e outras complicações geradas por uma má gestão da empresa.

Quais as suas vantagens?
O Inc. oferece muitas vantagens tanto para a organização, quanto para os acionistas. Vou te mostrar alguns exemplos:
- Menores limitações fiscais, fazendo com que a empresa não tenha grandes prejuízos;
- Proteção dos ativos dos proprietários contra os passivos da empresa;
- Venda de ações no mercado de capital
- Facilidade na transferência de propriedade
Como mencionado, uma Incorporated consegue adquirir bastante capital pela venda de ações na bolsa de valores, lembrando que a organização não tem a necessidade de reembolsar as pessoas que aplicaram seu dinheiro e operam no vermelho.
É muito comum termos grandes empresas como a Coca-Cola, Microsoft, Toyota, Twitter, Facebook, Nike – por aí vai – sendo classificadas como Inc.
E suas desvantagens?
Uma delas é que a renda da empresa sofre tributação duas vezes. A empresa precisa pagar impostos sobre o seu faturamento anual, como pessoa jurídica. Não suficiente, os acionistas e executivos da corporação são tributados sobre suas receitas anuais e mensais.
Existem estruturas corporativas, como a LCC e a S Corporation, que evitam a dupla tributação e acabam sendo mais atraentes em vários setores.
Como a Inc. é criada?
Quase todos os setores da economia podem ter uma Inc.
Para se criar uma, é preciso que sejam feitos documentos específicos, chamados de “Artigos de Incorporação”. Eles nada mais são que documentos legais que buscam documentar a criação de qualquer corporação, inserindo dados como os objetivos da empresa, endereço completo e o tipo de ações que vão ser emitidas.

Um investidor, ao comprar o papel de uma empresa, torna-se um proprietário de algumas cotas do negócio. Dessa forma, ele tem o direito de receber parte dos lucros da empresa e, dependendo do tipo de ação comprada, pode ter algumas vantagens como a preferência no recebimento de dividendos – Ações Preferenciais.
Em uma empresa Inc., a diretoria é responsável por guiar a trajetória a ser seguida pelo negócio visando aumentar cada vez mais a sua participação no mercado.
Esses diretores não precisam responder por dívidas que a empresa contraiu – a menos que existam casos de fraude. Isso acontece por conta do “véu corporativo de responsabilidade limitada”, que protege as pessoas nesses cargos e os acionistas do negócio.
Em outras palavras, é importante ter em mente que uma Incorporation pode desenvolver estratégias de crescimento incomuns sem que os seus diretores e acionistas tenham prejuízos no seu patrimônio pessoal.
E aí? Entendeu um pouco mais do que se trata uma Inc.?
É importante estarmos sempre atentos com o nosso patrimônio pessoal e onde aplicamos ele.
O Real Valor te ajuda a cumprir essa função!