« Back to Glossary Index

O que é LCA?

Entender sobre a Letra de Crédito do Agronegócio – ou LCA – é uma tarefa bem simples para aqueles que já sabem como funciona uma LCI. Ela nada mais é que um investimento de renda fixa onde você está aplicando seu dinheiro de forma indireta no agronegócio.

Investimentos no agronegócio

Em outras palavras, você “empresta” seu dinheiro para o banco que, por sua vez, “empresta” exclusivamente para o agronegócio. Após o cumprimento do prazo definido, esse dinheiro é devolvido para você com o acréscimo de uma taxa.

Como investir em LCA?

Os bancos são os responsáveis por emitir as Letras de Crédito do Agronegócio. Logo, para você conseguir investir em LCA é preciso ter uma conta em um banco ou – preferencialmente – em uma corretora.

Vantagens de se investir em LCA

Tributação

Assim como nas LCIs, as Letras de Crédito do Agronegócio apresentam a isenção de impostos. Diferentemente do que acontece em aplicações em CDB – que possuem uma rentabilidade tributada de maneira regressiva – os LCAs não são tributados.

Segurança

Dependendo do banco que seja utilizado para investir em LCAs, você pode estar protegido pelo FGC, também conhecido como Fundo Garantidor de Crédito. Ele garante seu dinheiro aplicado de volta caso o banco quebre. Dessa forma, investimentos em Letras de Crédito do Agronegócio não são considerados como aplicações de risco elevado.

Balanceamento da carteira

Por ser uma opção de renda fixa considerada como segura, muitos investidores costumam aplicar em Letras de Crédito do Agronegócio, assim como em LCIs, visando um equilíbrio e uma diversificação de suas carteiras.

O balanço da sua carteira de investimentos é fundamental para redução de riscos

O balanço dos investimentos presentes em sua carteira certamente é um dos segredos para conquistar ótimos resultados.

Desvantagens de se investir em LCA

Liquidez

É muito comum investimentos de renda fixa seguirem a seguinte lógica: quanto mais tempo você deixa seu dinheiro aplicado, mais ele vai render. É sempre importante lembrarmos desse pensamento, principalmente quando ficarmos ansiosos para sacar o dinheiro antes do momento ideal.

A Letra de Crédito do Agronegócio, assim como uma aplicação em LCI, possui – na maioria dos casos – um prazo de carência. Isso significa que você não consegue sacar seu dinheiro até o cumprimento do prazo pré-definido, resultando em uma baixa liquidez.

Sendo assim, a liquidez pode ser considerada como um ponto negativo desta aplicação, visto que existem diversos outros títulos capazes de se liquidar mais rapidamente. Vale notar que, dependendo do seu perfil e seus objetivos, essa baixa liquidez pode ser uma vantagem para as LCAs.

Remuneração

A forma na qual a Letra de Crédito do Agronegócio vai ser rentabilizada é determinada no momento da compra. Ela poderá seguir duas formas de remuneração:

LCA Pós-fixado

Consistem nas aplicações que estão atreladas ao CDI. Isso quer dizer que qualquer variação desse indicador impactará diretamente o rendimento do seu investimento.

LCA atrelado ao CDI pode resultar em grandes rendimentos

Dessa forma, quanto maior for a taxa da LCA em relação ao CDI, mais retorno você terá através do título. As melhores taxas normalmente são encontradas em bancos menores e, por isso, é interessante realizar seus investimentos através de corretoras ao invés de grandes bancos.

LCA Pré-fixado

Investimentos em LCA pré-fixados são aqueles que te permitem saber exatamente qual será a rentabilidade no momento que a sua aplicação cumprir o prazo de vencimento. Ou seja, independentemente de qualquer variável presente no mercado, você terá um rendimento de acordo com a taxa definida no momento da compra.

No Real Valor você consegue acompanhar seu LCA com muita facilidade!  

Disponível para Android, IOS e na web, 100% de graça!

« Back to Glossary Index