« Back to Glossary Index

O que é LCI?

Existem formas diretas e indiretas de se investir no mercado imobiliário. Aplicar em uma Letra de Crédito Imobiliário – ou LCI – certamente é uma forma das formas indiretas.

Esse tipo de investimento consiste em um empréstimo para o banco, assim como acontece em um CDB, mas seu dinheiro é aplicado (emprestado para outras pessoas) exclusivamente no mercado imobiliário.

Mercado imobiliário nos investimentos

Na Prática

Vamos trazer um exemplo prático para melhorar a compreensão. Tenho um primo chamado Rodrigo que recentemente conseguiu ser efetivado na empresa dos seus sonhos e sempre teve o desejo de sair da casa dos pais e morar sozinho.

Com um salário maior, ele se encorajou a ir ao banco e fazer um financiamento de um imóvel no bairro vizinho. Pela visão de Rodrigo, o empréstimo oferecido pelo banco foi muito bom, pagando uma taxa de juros de 8% ao ano.

De quem é esse dinheiro “emprestado” para Rodrigo? Não é do banco!

Do mesmo jeito que existem pessoas que pegam dinheiro emprestado do banco, através de financiamentos, também existem pessoas – bastante inteligentes – que emprestam seu próprio dinheiro para ele, ganham uma taxa em cima da operação e lucram!

Tenho um velho amigo chamado Bruninho que adora investir. Vamos supor que, recentemente, ele tenha aplicado em um LCI com o banco pagando uma taxa de 6,5% ao ano.

Vamos supor também que o dinheiro que meu primo Rodrigo recebeu emprestado do banco coincidentemente é o mesmo dinheiro do meu amigo Bruninho que aplicou em LCI. Ou seja, enquanto Rodrigo paga uma taxa de 8% ao ano para o banco, meu amigo Bruninho recebe uma taxa de 6,5% dele. A diferença entre essas duas taxas (8% – 6,5%) é chamada de spread bancário, uma das formas que os bancos fazem dinheiro.

Como posso investir em LCI?

Os bancos são responsáveis por emitir as Letras de Crédito Imobiliário. Logo, para você conseguir investir em LCI é preciso ter uma conta em um banco ou – preferencialmente – em uma corretora.

Vantagens de se investir em LCI

Tributação

Todos nós sabemos que a tributação pode ser desmotivante em alguns momentos. Felizmente, um dos principais atrativos das Letras de Crédito Imobiliário é a isenção de impostos.

Diferentemente das aplicações em CDB, que possuem sua rentabilidade tributada de forma regressiva, investimentos em LCI não têm qualquer tributação!

Segurança

Dependendo do banco onde seu dinheiro seja aplicado, você pode estar protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito, também chamado de FGC. Essa proteção garante que você receberá seu dinheiro investido, junto com a rentabilidade proporcional, caso o banco quebre.

Balanceamento da Carteira

Por serem aplicações de renda fixa, as LCIs são muito atrativas para aquelas pessoas que procuram diversificar suas carteiras. É bem fácil encontrar investidores utilizando esse título para equilibrar seus investimentos.

Desvantagens de se investir em LCI

Liquidez

É muito comum investimentos de renda fixa seguirem a seguinte linha: quanto mais tempo você deixar seu dinheiro aplicado, mais ele renderá. Existem também diversos perfis de pessoas, algumas mais ansiosas e outras mais pacientes, e esse é um fator importante de ser levado em conta no mundo dos investimentos.

As aplicações em LCI – em sua maioria – possuem um prazo de carência. Isso significa que você não consegue retirar seu dinheiro aplicado antes do vencimento do período pré-determinado. Dessa forma, concluímos que esse tipo de investimento possui uma liquidez baixa.

Olhando por outro lado, caso você seja uma pessoa com o perfil mais ansioso e que sempre se arrepende de ter retirado o dinheiro investido antes da hora, essa baixa liquidez das Letras de Crédito Imobiliário pode ser vista como uma vantagem!

Remuneração

A forma que seu LCI vai ser rentabilizado é determinada no momento da compra. Ela poderá seguir duas formas de remuneração:

LCI Pós-fixado

Os títulos LCI pós-fixados são todos aqueles que estão atrelados ao CDI, também conhecido como Certificado de Depósito Interbancário. Isso significa que o rendimento do seu investimento vai ser impactado diretamente pelo CDI.

LCI pós-fixado pode trazer bons retornos

É interessante procuramos pelas maiores taxas de LCI em relação ao CDI, visto que resultarão em maiores retornos. Bancos menores são os principais responsáveis por oferecerem essas taxas mais atrativas e, por isso, é preferível fazer seus investimentos através de corretoras e não pelo seu banco grande.

LCI Pré-fixado

Por fim, nos títulos LCI pré-fixados a rentabilidade exata de quando a aplicação vencer já é conhecida desde o momento da compra. Ou seja, independente de qualquer variação do mercado, seu investimento renderá de acordo com aquela taxa definida.

No Real Valor você consegue acompanhar seu LCI com muita facilidade!  

Disponível para Android, IOS e na web, 100% de graça!

« Back to Glossary Index