« Back to Glossary Index

Você com certeza já deve ter lido ou ouvido falar sobre microempresa, mas será que você realmente sabe o que é e quais as suas características?

Vem que eu te explico!

O que é uma Microempresa?

Uma Microempresa é uma categoria específica de empresa que conta com 10 funcionários no máximo. No Brasil, essas organizações não podem ter um faturamento acima de R$360 mil por ano e, caso isso venha a acontecer, a empresa deverá fazer uma alteração de categoria, deixando de ser denominada como uma microempresa.

O que é Microempresa

As microempresas são responsáveis por representar uma grande parte de todas as empresas do Brasil, além de terem um papel fundamental na economia, garantindo renda e novos empregos.

Como funcionam as Microempresas?

Como esse tipo de empresa tem uma grande importância para a economia do nosso país, foi feita uma legislação própria com o objetivo de proteger as pequenas empresas.

Como mencionado, as microempresas têm um limite máximo de pessoas que podem trabalhar nela e do quanto podem faturar por ano. Sendo assim, o microempresário participa de um sistema de tributação específico, chamado de Simples Nacional.

Em outras palavras, as microempresas fazem parte de um sistema bem simplificado de tributação, permitindo que elas tenham um recolhimento desses tributos de maneira mais unificada.

Microempresa têm o recolhimento de tributos de forma mais unificada

Normalmente as empresas precisam pagar separadamente seus tributos. As microempresas, por outro lado, são responsáveis por pagar mensalmente suas tributações, através de uma única documentação.

Vale ressaltar também que, desde 2006, temos a Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Essa lei conta com normas especiais que facilitam o funcionamento e a regulação das microempresas.

Sim, o objetivo dessa lei é justamente auxiliar e incentivar o aparecimento de novas organizações, que serão responsáveis por garantir mais competitividade no mercado, mais empregos, uma maior inclusão social e, consequentemente, um crescimento na economia do Brasil.

Vantagens da Microempresa

Quando um empresário faz parte dessa categoria de empreendimento, ele acaba se expondo para algumas vantagens. Vou te mostrar algumas delas:

Simplicidade tributária

Essa vantagem é a mesma que comentei no início desse texto. As microempresas não precisam se preocupar em pagar os impostos separadamente, elas conseguem fazer tudo de forma unificada.

Facilidade para participar de licitações

Outra vantagem interessante é que, mesmo com o pagamento desses tributos atrasado, as microempresas podem fazer parte de licitações.

Menos burocracia

Como as microempresas não precisam contar com algumas obrigações trabalhistas, elas acabam tendo menos burocracias quando o assunto é a contratação de novos funcionários.

Fiscalizações de Microempresa

Diferente de outros tipos de empresa, as microempresas possuem o direito de dupla fiscalização. Isso significa que, antes de serem penalizadas por alguma irregularidade, elas conseguem fazer correções de problemas destacados por uma primeira fiscalização.

Crédito

Além de tudo citado, essas empresas também conseguem facilmente captar recursos de instituições financeiras para focar no seu crescimento próprio.

Desvantagens da Microempresa

Como nem tudo na vida são flores, preciso te mostrar também algumas desvantagens que esse tipo de negócio oferece.

Microempresa também têm desvantagens

Tributação sobre a receita bruta

Apesar de menos burocracias para o pagamento dos impostos, as microempresas são tributadas em cima do lucro bruto. O grande problema surge quando essa empresa não tem lucro ou fica em prejuízo durante o período.

Limite de empregados

Como foi dito no início do texto, as microempresas têm um limite de funcionários a serem contratados, o que acaba fazendo com que a mão de obra seja um entrave no crescimento da organização.

Dada essa dificuldade de crescimento, não temos a presença de dessas organizações na Bolsa de Valores. Até as menores empresas ali presentes de longe são muito maiores que as microempresas. Porém existe uma categoria que chamada de Microcaps que poucas pessoas olham, mas muitos analistas indicam, por terem alto potencial de crescimento.

Se você investe em empresas tipo microcaps, acompanha de perto seu crescimento 

O Real Valor te ajuda com isso!

Acesse agora! Disponível para Android, IOS e na Web, 100% de graça!

« Back to Glossary Index