P/EBIT

O Preço por EBIT (P/EBIT) tem uma importante função quando estamos analisando uma empresa e avaliando a comprar de suas ações. Para entender esse conceito, é interessante termos duas definições em mente:

Saber o que é o EBIT e, se possível, entender como funciona o indicador Preço por Lucro (P/L).

P/EBIT na análise fundamentalista

O EBIT vem do inglês, “Earnings Before Interest and Taxes”, ou seja, representa o lucro da empresa antes dos juros e dos impostos a serem pagos. É importante não confundir esse conceito com o EBITDA.

No EBITDA (do inglês, “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”) estamos olhando para o lucro da empresa antes dos juros, dos impostos, da depreciação e da amortização também!

Para calcularmos o P/EBIT, consideraremos a depreciação e a amortização, entrando justamente no valor do EBIT.

O que é o P/EBIT?

O Preço por EBIT é uma métrica que vai ser responsável por indicar o potencial de geração de caixa de um determinado empreendimento.

Para encontramos seu valor, basta calcularmos a razão entre o Preço da sua ação e o valor do seu EBIT no período sobre o número de ações disponíveis.

Calculando o P/EBIT

Cálculo do P/EBIT

P/EBIT = (Preço de negociação da Ação) / (Valor do EBIT no período sobre o número de Ações)

Onde:

EBIT = Receita Líquida – Despesas Operacionais

Vale mencionar que as informações para calcular o EBIT podem ser encontradas no DRE de uma empresa.

Exemplo de P/EBIT

Imagine que você queira calcular o P/EBIT de uma empresa aberta em bolsa, onde o negócio possui um EBIT de R$ 200 milhões, além de 10 milhões de ações, cada uma custando R$ 10,00.

Partindo para os cálculos, temos:

P/EBIT = (10) / (200 milhões / 10 milhões)

P/EBIT = (10) / (20)

P/EBIT = 0,5

Dica: De uma maneira geral, um valor abaixo de 0 significa que o preço do papel está subdimensionado, o que pode significar uma oportunidade de investimento. Por outro lado, quando o valor está acima de 1 pode significar que o preço da ação está caro com relação ao lucro que ela representa.

Dica sobre P/EBIT

Para que serve?

Em poucas palavras, esse indicador compõe uma das partes da Análise Fundamentalista de uma empresa.

Essa análise (composto por uma série de indicadores) ajuda o investidor a identificar os fundamentos de um empreendimento, o que pode ajudar a tomar melhores decisões pensando no longo prazo.

O indicador P/EBIT é uma das métricas que vai nos ajudar a decidir se a compra de um determinado papel é vantajosa ou não. Além disso, nos auxilia a identificar e evitar possíveis distorções que podem acontecer no valor do lucro de uma empresa.

E aí? Conseguiu entender um pouco mais sobre o P/EBIT?

Tenho certeza que você ficará um pouco mais atento a esse importante indicador na próxima vez que for investir em alguma empresa.

Ter essa responsabilidade e acompanhar periodicamente seus investimentos é crucial para ter bons resultados, e o Real Valor te ajuda nisso!

Acesse aqui! Disponível para AndroidIOS e na Web100% de graça!