P/VP

Saber o Preço sobre o Valor Patrimonial (P/VP) de uma empresa é extremamente importante quando o assunto é investimentos.

P/VP de uma empresa

Vou te explicar de uma maneira bem simples o que significa esse indicador e como você pode usar ele nas suas análises.

Vem comigo!

O que é P/VP?

O Preço sobre o Valor Patrimonial nada mais é que um indicador financeiro que facilita a avaliação do preço de uma determinada ação em relação ao patrimônio líquido da empresa.

Esse indicador é muito utilizado nas Análises Fundamentalistas, já que permite que o investidor conheça os fundamentos de um determinado empreendimento, olhando justamente pra sua situação financeira. Ele é muito praticado por investidores adeptos ao Buy and Hold (Comprar e Segurar).

O P/VP vai ser responsável por mostrar o quanto o mercado está disposto a pagar pelos papéis de uma empresa comparado ao seu valor de patrimônio líquido. Com um valor calculado, é possível decidir se a ação é ou não uma boa escolha de investimento.

Além disso tudo, o Preço sobre o Valor Patrimonial ainda é útil para análises de Fundos Imobiliários (FIIs). No caso deles, o valor patrimonial é equivalente ao:

  • Valor dos imóveis, para Fundos de Tijolo;
  • Títulos imobiliários, para Fundos de Papel;
  • Cotas de outros fundos, para Fundo de Fundos.

Cálculo do P/VP

Pra calcular esse indicador incrível é bem fácil, basta seguir essa fórmula:

P/VP = (Valor de Mercado na Bolsa de Valores) / (Valor Patrimonial da Empresa)

onde,

Valor Patrimonial da Empresa = (Ativos) – (Passivos)

É importante mencionar que o período analisado deve ser o mesmo para os dois termos da fórmula!

Como interpretar o P/VP

Beleza! Agora que você já sabe como calcular o P/VP, qual o próximo passo?

Interpretando o P/VP

Exatamente, vou te mostrar como você pode interpretar os valores que resultam desse indicador. Vamos lá:

Resultado menor que 1

Não é incomum que o valor desse indicador seja menor que 1 para algumas empresas. Isso significa que o valor de mercado está abaixo do valor patrimonial do empreendimento.

Em outras palavras, isso pode ser um indicativo de que as ações da empresa estão com o preço abaixo do que deveriam estar e que pode haver uma valorização quando o mercado voltar a precificar de uma forma “justa”.

Por outro lado, esse valor pode significar também que existe algum pessimismo envolvendo o papel da empresa em questão, fazendo com que os investidores não estejam muito interessados no papel.

Sendo assim, tome cuidado! Nem sempre um valor de P/VP menor que 1 significa que pode existir uma valorização do papel, ele também pode indicar que talvez existam motivos para uma expectativa negativa sobre a companhia em questão.

Resultado maior que 1

Quando o P/VP se encontra acima de 1, ele pode indicar que, por algum motivo, o mercado está pagando mais caro pelas ações da companhia.

O valor pode representar um otimismo dos investidores com relação ao negócio, como se estivessem com altas expectativas para o futuro.

Por outro lado, pode indicar que o ativo está supervalorizado e que pode passar por uma queda em breve.

Resultado igual a 1

Se o valor do indicador for igual a 1, significa que o preço do ativo não está nem supervalorizado nem subvalorizado. Ele está no preço “justo” de mercado.

Ou seja, o ativo não se encontra em uma oportunidade imperdível e nem em uma situação desvantajosa.

E ai? Entendeu melhor como funciona o P/VP?

Real Valor te ajuda mostrando esse e diversos outros indicadores para de ajudar a gerenciar sua carteira de investimentos da melhor maneira.

Acesse aqui! Disponível para AndroidiOS e na Web100% de graça!