« Back to Glossary Index

Sabe quando você está sentindo que um ativo vai ter um aumento do seu valor? Você sabia que existe um termo específico para isso? Ele se chama upside!

Upside no mundo dos investimentos

O que é Upside?

Traduzindo para o Português, upside faz referência ao potencial de valorização de um ativo. Ele é justamente a previsão do quanto um ativo pode subir dentro de um intervalo de tempo.

Essa previsão é definida a partir de várias análises fundamentalistas e técnicas.

Como ele é definido?

Como dito anteriormente, o upside é definido a partir de diversas análises fundamentalistas e técnicas, mas como cada um atua?

A análise fundamentalista vai ser responsável por avaliar as perspectivas futuras de uma empresa e o preço justo da sua ação. É claro que, para fazer toda essa avaliação, são observados alguns fatores da macroeconomia, como desemprego, inflação, taxa básica de juros, e certos fatores microeconômicos, como a observação de um setor ou uma empresa específica.

Por outro lado, a análise técnica será a responsável por considerar padrões no histórico do preço de um papel.

Qual a utilidade do Upside?

Uma das formas para observar se um ativo está sendo negociado por um preço abaixo do seu real valor é pela observação do upside, fazendo com que oportunidades de investimento se tornem mais visíveis ao investidor.

visualizando oportunidades de investimento através do upside

Como assim?

Se o upside de uma ação está alto, por exemplo, ele pode indicar que o valor atual do papel está barato, com o preço abaixo do seu real valor.

Sendo assim, ele pode ser um motivador para o investidor aplicar, não aplicar ou até mesmo retirar sua aplicação de um ativo específico.

Vale a pena usar o Upside?

Cada investidor possui uma estratégia própria para aplicar seu dinheiro e atingir os seus próprios objetivos.

usar o upside pode te ajudar a seguir sua estratégia de investimentos

Antes de utilizar qualquer ferramenta no mundo dos investimentos, é importante que ela faça sentido para o investidor e se encaixe na sua estratégia.

O upside é uma ferramenta muito útil para um investidor que procura ganhar dinheiro pela valorização do preço de um papel, por exemplo. Vamos supor que você seja um investidor que só aplica em renda fixa. Nesse caso, o upside talvez não seja muito útil e o seu uso pode não valer tanto a pena quanto outras ferramentas. Por outro lado, se você é um investidor que busca atingir grandes rentabilidades no mercado de ações, essa ferramenta pode ser uma grande aliada para a tomada de decisões.

Pelo aplicativo do Real Valor você consegue acompanhar se sua estratégia de investimento está funcionando e saber se você realmente está fazendo dinheiro!

Disponível para Android, IOS e na Web, 100% de graça!

« Back to Glossary Index